Nível de preços

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Nível geral de preços é uma medida hipotética diária  de preços globais de um conjunto de bens e serviços (a cesta de consumo), em uma economia ou união monetária, durante um dado intervalo (geralmente um dia), normalizado em relação a um conjunto base. Normalmente, o nível geral de preços é aproximado com um índice de preços, via de regra, o IPC. O nível geral de preços pode mudar mais do que uma vez por dia durante a hiperinflação.

Fundamento teórico[editar | editar código-fonte]

A dicotomia clássica é a suposição de que há uma distinção relativamente estreita entre aumentos ou reduções gerais nos preços e as variáveis econômicas “nominais” subjacentes. Assim, se os preços aumentarem ou diminuírem, assume-se que esta alteração pode ser decomposta da seguinte forma:

Dado um conjunto de bens e serviços, o valor total das transações em no momento é

onde:

representa a quantidade de no momento
representa o preço vigente de no momento
representa o "real" preço de no momento
é o nível de preço no momento

O nível geral de preços é diferente de um índice de preços, na medida em que a existência do primeiro depende da dicotomia clássica, enquanto o segundo é simplesmente uma computação, e muitos deles serão possíveis independentemente de serem significativos.

Significado[editar | editar código-fonte]

Se, de fato, um componente de nível geral de preços puder ser distinguido, seria possível medir a diferença nos preços gerais entre duas regiões ou intervalos. Por exemplo, a taxa de inflação pode ser medida como:

E assim, ocrescimento econômico ou contração "real" pode ser diferenciado de uma mera alteração de preços pela deflação do PIB ou por alguma outra medida.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]