Saltar para o conteúdo

Rinite: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 179.234.236.186 para a última versão por Addbot (usando Huggle)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Patologia
{{Info/Patologia
|Nome=Rinite
|Nome=pintindo
|Imagem=
|Imagem=
|Legenda =
|Legenda =
Linha 13: Linha 13:
|MeshID=D012220
|MeshID=D012220
}}
}}
'''Rinite''' é um termo médico que descreve a irritação e [[inflamação]] crônica ou aguda da [[mucosa]] [[nariz|nasal]]. É uma doença que pode ser causada tanto por [[vírus]] como por [[bactéria]]s, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de [[alergia]], ou por reações ao [[pó]], [[fumaça]] e outros agentes ambientais. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de [[muco]], gerado pelo acúmulo da [[histamina]], o que ocasiona o [[rinorréia|escorrimento nasal]], sintoma mais típico da rinite.
'''pintindo''' é um termo médico que descreve a irritação e [[inflamação]] crônica ou aguda da [[mucosa]] [[nariz|nasal]]. É uma doença que pode ser causada tanto por [[vírus]] como por [[bactéria]]s, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de [[alergia]], ou por reações ao [[pó]], [[fumaça]] e outros agentes ambientais. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de [[muco]], gerado pelo acúmulo da [[histamina]], o que ocasiona o [[rinorréia|escorrimento nasal]], sintoma mais típico da rinite.


==Tipos==
==Tipos==

Revisão das 13h56min de 9 de abril de 2013

pintindo
Especialidade rhinology, alergologia
Frequência -1475—1525%
Classificação e recursos externos
CID-10 J00, J30, J31.0
CID-9 472.0
OMIM 607154
DiseasesDB 26380
MedlinePlus 000813, 001648
eMedicine 834281, 134825, 889259
MeSH D012220
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

pintindo é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por reações ao , fumaça e outros agentes ambientais. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite.

Tipos

O ácaro é considerado o principal causador de alergia respiratória nos seres humanos.[1]

A rinite pode ser não-alérgica ou alérgica. A não-alérgica é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais.[2] Já a rinite alérgica, que é a forma mais comum de rinite, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais,[3] mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.

Sintomas

escorrimento de mucosidades do nariz, congestão nasal, coceira e ardor nos olhos, nariz e boca, espirros constantes e algumas vezes vômito.

Tratamento

Consiste em afastar as causas como os alérgenos ambientais, no caso da rinite alérgica , na terapia farmacológica (corticosteróides, anti-histamínicos e descongestionantes) e na dessensibilização (imunoterapia dessensibilizante no caso da rinite alérgica).

Referências

  1. «Alergias respiratórias». Guia SUS. Consultado em 28 de Dezembro de 2007 
  2. Linnea Lundgren. «Princípios básicos da alergia». HowStuffWorks. Consultado em 27 de Dezembro de 2007 
  3. Linnea Lundgren, Jeff Wald, M.D. «Entendendo a rinite alérgica». HowStuffWorks. Consultado em 27 de Dezembro de 2007 

Ligações externas