Ryo Sakazaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ryo Sakazaki
Informações gerais
Série de jogos Art of Fighting, The King of Fighters e SNK vs.
Primeiro jogo Art of Fighting
Dublador japonês Masaki Usui
Informações pessoais
Data de nascimento 2 de Agosto de 1963
Terra natal  Japão
Estilo(s) de luta Caratê Kyokugenryu

Ryo Sakazaki (坂崎・リョウ, Sakazaki Ryou?) é um personagem de videogame criado pela empresa fabricante de jogos eletrônicos SNK. Fez-se presente na aparentemente terminada série de videogame Art of Fighting, na qual foi o personagem principal, e também nas séries The King of Fighters e SNK vs.. Ryo é filho do patriarca do clã Kyokugen, Takuma Sakazaki, irmão mais velho de Yuri Sakazaki e amigo-rival de Robert Garcia.

História[editar | editar código-fonte]

Ryo Sakazaki é o filho de Takuma e Ronnet Sakazaki e o irmão mais velho de Yuri Sakazaki. Como Ryo estava destinado a ser o sucessor de Takuma no estilo de Karatê Kyokugenryu, ele começou seu treinamento em artes marciais muito cedo. Seu pai lhe ensinou através do difícil princípio da autoconfiança, onde a força de uma pessoa pode formar seu valor no mundo. Quando Robert Garcia foi admitido no dojo, ele eventualmente ganhou um parceiro de treino e um amigo. No 10º aniversário de Ryo, sua mãe morreu em um trágico acidente de carro. Seu pai foi embora de casa e deixou Ryo sozinho tomando conta de Yuri. Ryo conseguiu sustentá-la trabalhando como mecânico e operário na construção civil e se esforçando sem descanso para defender o dojo de sua família. Lembrando das lições de seu pai durante o seu treinamento, ele também começou a participar de lutas de rua. No começo ele foi muito mal, mas após anos de persistência, ele se estabeleceu como um temido e renomado lutador nos campeonatos ilegais de luta de rua na cidade de Southtown.

Art of Fighting[editar | editar código-fonte]

No primeiro Art of Fighting, Yuri é raptada por Mr. Big, um criminoso da cidade de Southtown, sob as ordens de Geese Howard. Durante sua jornada com Robert, ele derrota os antigos rivais de seu pai (Ryuhaku Todoh e Lee Pai Long) e os membros da gangue de Mr. Big, incluindo King (a gerente e segurança do restaurante de luxo L´amour), que os guia até o esconderijo de Mr. Big. Com a ajuda de Robert e King, Ryo confronta e derrota o mafioso. Sua perseguição a Mr. Big o leva a um antigo dojo de caratê onde um misterioso homem mascarado, chamado de Mr. Caratê, o desafia. Quando Ryo o vence, ameaça acabar com ele a não ser que os informe que Yuri está segura. Antes que ele lance o seu golpe de misericórdia, Yuri revela que Mr. Karate é seu pai, Takuma. Depois de 11 anos de separação, a família Sakazaki se junta novamente. Antes dos eventos do segundo jogo (Art of Fighting 2), Ryo foi treinar nas montanhas. Ele recebeu um convite para um torneiro de artes marciais mistas chamado de The King of Fighters e aceitou para testar a sua força e habilidades. Quando ele chega às finais do torneio após derrotar novamente Mr. Big, o organizador do torneio (Geese Howard), expressa seu desejo de recrutar Ryo. O lutador recusa e depois o derrota. Infelizmente, Geese escapa e reinstaura novamente o torneio no começo dos eventos em Fatal Fury. O papel de Ryo no jogo seguinte (Art of Fighting 3) foi reduzido a coadjuvante de Robert. No seu final, ele entrega à sua irmã Yuri uma passagem para o vôo de Robert de volta para a Itália e lhes deseja o melhor. Ele também ganha outra rival chamada Kasumi Todoh (filha de Ryuhaku Todoh, um dos rivais de seu pai Takuma), que depois aparece na série The King of Fighters. Presume-se que, após o fim da série Art of Fighting, Takuma tenha se aposentado das lutas e deixado a rede dos dojos de Caratê Kyokugenryu sob os cuidados de Ryo. Ao menos dois dojos estão abertos, um perto da cidade de Southtown e outro sob os cuidados do principal discípulo de Ryo, Marco Rodriguez/Khushnood Butt. Isso é apoiado pelo fato de que Ryo assume a identidade de Mr. Karate em Fatal Fury: Wild Ambition e em Buriki One.

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • Assim como seu pai, Takuma Sakazaki, Ryo Sakazaki também utiliza o pseudônimo de Mr. Caratê.
  • Há um rumor que Ryo Sakazaki foi inspirado por Ryu e Ken de Street Fighter. Por causa disso, a Capcom adicionou um novo personagem na série Street Fighter, Dan Hibiki, satirizando Ryo.
  • Ryo Sakazaki possui o corte de cabelo semelhante ao do personagem Kenshiro, o protagonista do mangá e anime Hokuto no Ken (Fist of the North Star), uma clara homenagem da SNK.
  • Seu ataque Zanretsu Ken (Ataque múltiplo de socos em altíssima velocidade) é semelhante ao Hokuto Hyakuretsu Ken (Os Cem Socos da Estrela do Norte) da arte marcial Hokuto Shinken praticada por Kenshiro.
  • Ryo Sakazaki utiliza o Caratê Kyokugenryu sobre o princípio Kou-Ou, como muitos outros personagens de Art of Fighting.
  • Ryo Sakazaki está constantemente à procura de novos discípulos para participar do Caratê Kyokugenryu, estendendo o convite de seu dojo a muitos daqueles que derrota.
  • Considerando que ele é o herdeiro oficial do dojo de seu pai, Ryo se orgulha de seu estilo de luta: o Caratê Kyokugenryuu. Isto é provável para explicar a sua citação de vitória mais famosa e mais recorrente, um grampo de seu vernáculo: "Kyokugen rules!"
  • Ryo Sakazaki é considerado o primeiro campeão do torneio de artes marciais mistas The King of Fighters na linha cronológica de Art of Fighting e Fatal Fury.
  • Ryo Sakazaki apareceu como Mr. Karate pela primeira vez em Fatal Fury Wild Ambition (1999). No mesmo ano, ele apareceu com este pseudônimo em Buriki One.
  • Ryo orgulhosamente ostenta um gi laranja de caratê, com uma faixa preta à cintura e uma camisa preta por baixo. Seu karate-gi possui as mangas rasgadas. Ele costuma usar um par de pulseiras pretas ou luvas pretas, sem dedos, além de tensores nos pés. (Seu karate-gi é algo reminiscente ao personagem Son Goku da franquia Dragon Ball).
  • Ryo Sakazaki também compartilha uma rivalidade amigável com Terry Bogard no The King of Fighters.
  • Durante os eventos em Art of Fighting 2, Ryo Sakazaki derrotou o ninja Eiji Kisaragi num torneio ilegal de artes marciais organizado pelo chefe do crime organizado Mr. Big (muitos consideram como o primeiro torneio "The King of Fighters" dentro da cronologia das sagas Art of Fighting, Fatal Fury e The King of Fighters). Desde então, Eiji Kisaragi se tornou o seu mais acérrimo adversário.
  • Seu apelido oficial é "O Dragão Invencível" (The Invincible Dragon, 無敵の龍, Muteki no Ryu).
  • Ryo teve duas aparições na série Fatal Fury (também da SNK) como personagem especial de Fatal Fury Special e Fatal Fury: Wild Ambition, mas neste, usando o pseudônimo de Mr. Karate.

Jogos e personagens relacionados[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]