Iori Yagami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Iori Yagami
Iori Yagami
Informações gerais
Nome no Japão 八神庵 ()
Série The King of Fighters e SNK vs.
Primeiro jogo The King of Fighters '95
Informações pessoais
Sexo Masculino
Aniversário 25 de março
Habilidade especial Chama de Orochi(chamas púrpuras)
Estilo(s) de luta Antigas artes marciais do clã Yagami e técnicas vindas de outras artes marciais,geralmente por puro instinto.
Terra natal Japão
Comida favorita Carne

Iori Yagami (八神庵, Yagami Iori?) é um personagem da série de videogame The King of Fighters, realizada pela SNK Playmore. É conhecido principalmente como o arqui-inimigo de Kyo Kusanagi,outro personagem da série. Iori é um dos personagens mais famosos de The King of Fighters. Teve sua primeira aparição em KOF '95, tendo destaque por ter movimentos de luta parecidos com os de Kyo Kusanagi, porém com as chamas púrpuras por causa do sangue de Orochi que possui, e o estilo de luta dos ancestrais Yasakanis usando as garras. Ele já venceu o torneio King Of Fighters uma vez em KOF XI ao lado de Kyo e Shingo.

Além de lutar, Iori tem uma banda de rock muito popular, destaca-se ainda por sua voz grave e seu estilo de se vestir cheio de personalidade lembrando Elvis Presley. Seu cabelo vermelho com uma franja cobrindo o olho direito  é uma marca registrada do personagem.

História[editar | editar código-fonte]

Há muito tempo existiam três grandes famílias: Yasakani (atual família Yagami), Kusanagi e Yata (atual família Kagura). Séculos atrás, estas três famílias conseguiram aprisionar Orochi, uma criatura maligna detentora de poderes além da compreensão. Os Yasakani foram encarregados de guardar a prisão que selava Orochi e seus poderes, mas tempos depois os mesmos foram tentados pela criatura. Cansados de viver à sombra dos Kusanagi, os Yasakani acabaram por libertar Orochi da prisão, e assim fizeram um pacto de sangue com ele. A partir daquele momento, todos os descendentes do clã Yasakani receberam as chamas púrpuras de Orochi.

O que eles não sabiam, era que com isto, eles acabariam sofrendo a maldição de Orochi, a qual todos os membros da família Yasakani acabariam morrendo jovens, e as mães que dessem à luz os futuros descendentes sofreriam o mesmo destino. Os Yasakani desde então, passaram a se chamar de Yagami, tendo como objetivo principal eliminar todos os descendentes da família Kusanagi. Durante as inúmeras guerras entre as duas famílias, vários membros de cada clã foram mortos em batalha. Iori Yagami é o único descendente conhecido dos Yagami que ainda está vivo, e ele está determinado a acabar não só com Kyo mas também com toda a família inimiga.

Em KOF '95 Iori estreia no torneio ao lado de Billy Kane e Eiji Kisaragi formando o Rivals Team. Rugal sabendo que eles não são "mocinhos" oferece trabalho a eles, mas os três recusam, causando ira em Rugal. No final quando Rugal estava prestes a perder o controle do poder em seu sangue, o poder de Orochi , Iori revela que só as pessoas da linhagem de sangue podem controlar tal poder e então o poder em Rugal o faz explodir. Logo após Iori revela sua ligação com Orochi e surra Billy e Eiji deixando os gravemente feridos.

Em KOF '96 Iori aparece no torneio ao lado das secretarias de Rugal; Mature e Vice. Goenitz revela que Iori pode ser estremamente perigoso, por ter o sangue de Orochi. Mature e Vice se preocupam e ficam confusas ao saber disso. Chizuru Kagura explica a razão a pela qual as chamas de Iori não são vermelhas e sim azul por causa do sangue de Orochi que possui, também a respeito da maldição que a família Yasakani sofre, morrendo jovens, como consequência do uso do poder em seu sangue, alertando Iori que isso poderia acontecer com ele. Chizuru ainda diz que o selo de Orochi estava rompido e que Iori e Kyo deveriam unir suas forças novamente como a 1800 anos atrás para derrotar e selar Orochi novamente. Com o selo rompido e a presença de Orochi constante Iori começou a perder o controle do poder, causando nele a revolta de sangue. Iori enlouquece e agride violentamente Mature e Vice.

Em KOF '97 Iori, ao lado de Chizuru, teve que deixar um pouco de lado sua rivalidade com Kyo Kusanagi, pois o trio New Faces (Chris, Shermie e Yashiro) que entraram misteriosamente no torneio, usaram o King Of Fighters para reunir energia e fazer Orochi despertar no corpo de Chris. Orochi finalmente desperta, e Iori, Kyo e Chizuru uniram suas forças como a 1800 anos atrás seus antepassados fizeram. Orochi mostrava seus poderes e habilidades extremamente fortes e sobrenaturais, mas com muito esforço, Iori, Kyo e Chizuru conseguiram derrota-lo. Orochi, caído derrotado e sem forças, como último recurso ativou a revolta de sangue em Iori e ordenou que ele matasse Kyo e Chizuru, mas Iori conseguiu reter sua consciência e atacou o próprio Orochi segurando-o, então Kyo aproveitou o momento para atacar Orochi com todas as suas forças e por fim, selou Orochi novamente e livrou Iori da maldição .

Após a luta fatal contra Orochi, dois anos depois em KOF '99 Iori misteriosamente desaparece e Kyo completamente exausto pela luta, virou um alvo fácil e acabou sendo sequestrado pela NESTS que coletaram seu DNA e fizeram milhares de clones de Kyo prontos para serem ativados por Krisalid.

Dois lutadores misteriosos surgiram K' e Maxima, com objetivos ainda mais misteriosos, formando time com Benimaru e Shingo. Como passaram dois anos, os lutadores aprenderam técnicas novas e as batalhas eram mais animadas, sem a presença de Orochi todos estavam mais entusiasmados com o torneio. Porém a batalha final foi num lugar estranho, os esgotos. De repente a água começou a secar e como se não bastasse, o piso começou a se mover, era uma espécie de elevador que os levava para o subterrâneo à um lugar desconhecido. Quando finalmente chegam, Krisalid os convida para a batalha final. Ele começou usando técnicas agressivas e poderosas mas não estava usando seu poder máximo, estava apenas brincando com os lutadores, mas logo começou a mostrar sua verdadeira força. Após queimar sua roupa Krisalid mostra habilidades absurdamente fatais, combinando com o poder de Kyo Kusanagi, ele se tornou uma fera. Mas Krisalid apesar de conseguir coletar os dados de batalha necessários para ativar os clones, não conseguiu o dado que faltava (o instinto assassino) e acabou sendo derrotado por K', Maxima, Benimaru e Shingo. Krisalid foi morto pelos proprios agentes da NESTS pela falha. A base subterrânea começou a desmoronar e os lutadores tiveram que fugir, K' e Maxima foram perseguidos pelos soldados Ikari e Benimaru e Shingo conseguiram escapar da destruição.

Enquanto isso, dentro da base, Kyo Kusanagi estava em meio ao caos. Ele parecia confiante, como sempre. Ele sorri, fecha os olhos, e diz:

"Você ainda está ai?"

Uma voz misteriosa chega a Kyo:

"Você sabia que eu voltaria para te pegar..."

Kyo acena e afirma:

"Bem, aquele sujeito que brinque com o que quiser. Só os da linhagem de sangue podem controlar tal poder! Ele não tinha nenhuma chance!" (Se referindo a Krisalid)

A figura vem para a luz e aparece sorrindo. Era Iori Yagami que também havia voltado. Ele sorri e diz:

"Você tem boa memória seu... nós realmente fizemos esse grande feito?".

Kyo há pouco encolhe os ombros e diz:

"Realmente precisava perguntar?".

Os dois lutadores lendários se ocupam mais uma vez da batalha. Já não há mais ódio em seus olhos. Apenas o sentimento de lutar com um oponente merecedor e a excitação de batalha.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Iori é um homem sádico, maldoso, frio, calculista e extremamente anti-social. Ele não vê necessidade de possuir amigos, uma vez que acredita ser auto-suficiente e prepotente. Iori sempre procura matar seu rival Kyo em todas as oportunidades que encontra, mas muitas vezes não consegue entender a razão pela qual o odeia tanto.Tal como o seu rival, ele não se preocupa com a antiga briga entre família, parecendo apenas odiar Kyo instintivamente.

Iori é extremamente cauteloso com o pai de Kyo, Saisyu Kusanagi, o homem o qual culpa erroneamente pela morte de seu pai, apesar de ter conhecimento da maldição de sua família. Ao contrário de Chizuru, a questão de ter perdido suas chamas durante os eventos de KOF XI não resultou nenhuma sequela ou crise profunda em Iori.

Ironicamente, apesar de ser uma pessoa violenta e agressiva, Iori odeia violência. Ao contrário do que as pessoas ao seu redor pensam, Iori não é exatamente um homem maligno, porém é extremamente temperamental, fazendo pouco caso do sentimento dos outros, considerando-se "um mal necessário".[1]

Orochi Iori[editar | editar código-fonte]

Quando o poder amaldiçoado em seu sangue adquirido por sua linhagem controla seu corpo, Iori manifesta uma outra personalidade, conhecida como Orochi Iori.[2] Assim como Leona Heidern, quando Iori perde o controle do poder em seu sangue, o poder de Orochi o enlouquece completamente, e ele torna-se uma fera incontrolável que deseja apenas matar. Iori apresentou este pavoroso alter-ego três vezes na série: durante o encerramento do torneio de KOF '96 (onde massacra violentamente suas companheiras de equipe Mature e Vice),[3] em KOF '97 (no qual Orochi, o responsável pela maldição de Iori, desperta depois de 1800 anos), e no encerramento do torneio de KOF XI (quando depois de surrar Shingo Yabuki e Kyo Kusanagi já estando apagado, aparece Ash Crimson, que rouba os poderes da Magatama de Iori).

Orochi Iori realizou aparições também nos três jogos iniciais da série SNK vs. e na versão para Playstation 2 do jogo KOF 2002. Orochi Iori é conhecido também como Riot of Blood Iori, traduzido como algo semelhante a Iori da Revolta de Sangue.

EX Iori[editar | editar código-fonte]

Depois dos eventos de The King of Fighters XI, onde Ash rouba as chamas e a ligação com Orochi, Iori teve que usar o estilo tradicional de luta da família Yasakani. A aparição de Iori nos jogos seguintes ainda com o poder das chamas de Orochi é chamada de EX Iori, aonde Iori possui suas chamas púrpuras de volta, assim como seu antigo visual.

Aparência e vestuário[editar | editar código-fonte]

Iori e bem estiloso, usa roupas descoladas e atraentes, um penteado vermelho com uma franja (cobrindo o olho direito).

Iori possui pele clara, cabelos e calças vermelhas (ambos sempre da mesma tonalidade de cor), sempre trajando uma jaqueta preta com o desenho de uma lua crescente na parte das costas, coleira no pescoço, longa camisa branca( meio aberta: mostrando parte de seus musculos) por baixo da jaqueta e um cinto na altura dos joelhos, o qual une suas pernas.

Traje 2: Em The King Of Fighters XIII, as cores da sua camisa e calça são trocados, ele usa uma camisa no mesmo estilo da outra porém vermelha e curta, uma calça branca e um cinto preto.

Traje 3: Iori possui também um 3° traje no qual usa uma camisa branca aberta por baixo de uma longa jaqueta vermelha ( também aberta) uma calça cinza e várias correntes em seu pescoço.

Frases de Iori[editar | editar código-fonte]

Jogos e personagens relacionados[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]