Athena Asamiya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2019). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Athena Asamiya
Informações gerais
Nome no Japão Asamiya Atena (麻宮 アテナ)
Série The King of Fighters
Série SNK Vs.
Primeiro jogo Psycho Soldier (1987)
Dublador japonês Reiko Fukui (KOF '94)
Moe Nagasaki (KOF '95)
Tamao Satō (KOF '96)
Yukina Kurisu (KOF '97 e The King of Fighters: Kyo)
Haruna Ikezawa (KOF '98-XIII)
Informações pessoais
Terra natal  Japão
Estilo(s) de luta Poderes psíquicos e Kung fu

Athena Asamiya (麻宮アテナ Atena Asamīa?) é uma personagem fictícia criada pela empresa fabricante de jogos eletrônicos SNK, atual SNK Playmore. Athena fez sua primeira aparição no jogo Psycho Soldier e é descendente da deusa Atena, que estrela o jogo Athena. Posteriormente, Athena retorna na série The King of Fighters e participa em todos os jogos da série. Ela ainda protagonizou o jogo de RPG Athena: Awakening from the Ordinary Life, um spin-off lançado em 1999 no Japão para o console Sony PlayStation.

Aparência e vestuário[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira aparição em Psycho Soldier, Athena tem longos cabelos da cor rosa e se veste com um uniforme escolar preto. Em The King of Fighters, Athena usa vestimentas diferentes em todos os jogos, algumas delas com poucas mudanças. Na série, seu cabelo é roxo (purpúreo) de The King of Fighters '94 a The King of Fighters XI, e rosa em The King of Fighters XII e The King of Fighters XIII, para relembrar a personagem no jogo Psycho Soldier. A equipe que trabalha nos jogos recebeu diversos pedidos de colocá-la novamente com seu uniforme escolar, mas ela só o utilizava em cenas introdutórias, pois a equipe não tinha certeza que tal roupa seria bem recebida em outros países. Porém, em The King of Fighters XI, Athena luta vestindo um uniforme branco e em The King of Fighters XII ela utiliza o mesmo uniforme de Psycho Soldier, visto que a SNK procurava trazer a série The King of Fighters de volta aos seus conceitos originais. Em The King of Fighters XIII, Athena retorna com as mesmas roupas, mas com alterações nas cores (camisa branca e saia azul)

Athena sonha em ser uma cantora pop, e alguns eventos a partir de KOF 99 dão a entender que ela possivelmente conseguiu realizar tal sonho. O mais recente jogo da série, The King of Fighters XIV, revela que Athena de fato conseguiu realizar esse sonho, o final especifico da Equipe Psycho Soldiers neste jogo retrata Athena cantando para uma multidão que foi até seu show apenas ouvir sua música e poderem ver a sua ídolo.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Athena aparece pela primeira vez em Psycho Soldier, enfrentando diversas criaturas para defender a Terra, ao lado de seu amigo Sie Kensou. Posteriormente, ela aparece em The King of Fighters como integrante da equipe Psycho Soldier Team, originalmente composta por ela, Kensou e o mestre dos dois, Chin Gentsai. A equipe se fez presente na maior parte dos torneios, pois Chin queria treinar seus pupilos e procurar forças maléficas, como Orochi. A equipe sofre poucas alterações durante a série, com um novo personagem, Bao, o qual integra a equipe de The King of Fighters '99 até The King of Fighters 2001. Em The King of Fighters 2003 a equipe Psycho Soldier Team abandona a competição, pois Kensou e Bao precisam treinar seus novos poderes. Assim, Athena cria a equipe High School Girls com a lutadora de sumô Hinako Shijo e uma misteriosa jovem chamada Malin. A equipe Psycho Soldier Team retorna em The King of Fighters XI composta por Athena, Kensou e Momoko, uma jovem capaz de utilizar poderes psíquicos. Em The King of Fighters XII, Athena é controlável, mas como os outros personagens, não possui um time oficial. No jogo seguinte, ela retorna com Kensou e Chin para representar sua equipe original. Athena também participa de The King of Fighters Neowave e KOF: Maximum Impact 1 e 2. Na série Maximum Impact, Athena tem uma rival chamada Mignon Beart, que sequer conhece. Em The King of Fighters XIV, Athena finalmente realiza seu sonho de ser uma cantora pop.

No jogo de PlayStation The King of Fighters: Kyo, Athena tem uma queda pelo protagonista Kyo Kusanagi mas respeita o relacionamento que ele tem com Yuki, que se torna a amiga mais próxima de Athena na escola. No RPG Athena: Awakening from the Ordinary Life, ela procura respostas para as coisas estranhas que tem acontecido em sua escola, e posteriormente em outras partes do Japão.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Athena ainda participa de diversas adaptações em quadrinhos da série The King of Fighters, que recontam a história de vários jogos. No mangá The King of Fighters: Kyo, de Masato Natsumoto, Athena nutre uma paixão por Kyo Kusanagi e demonstra interesse em suas habilidades. Ela aparece em diversos capítulos da série ao lado de Kensou investigando os poderes de Iori Yagami. No mangá The King of Fighters G, de Ryo Takamisaki, Athena é uma das protagonistas participando de The King of Fighters '96 com Kyo e Vice, uma serva do demônio Orochi. Também tem uma rápida participação no curta The King of Fighters Another Day, onde pode ser vista salvando cidadãos de Southtown de um incêndio. No drama live-action intitulado Athena, é representada por Kei Ishibashi, com base no enredo de Athena: Awakening from the Ordinary Life. Athena também tem seu próprio CD de trilhas sonoras, Athena the Music (アテナ ザ ミュージック?) lançado como parte do vigésimo aniversário dos jogos de Athena. O CD foi publicado pela Happinet e contém várias trilhas baseadas em Athena.

Jogos e personagens relacionados[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Kyo Kusanagi - Possui um amor platônico pelo protagonista da série, que é pouco enfatizada na maioria dos jogos, mas é bastante mencionada no mangá The King of Fighters: Kyo. Athena é fascinada pelas habilidades de Kyo, que apesar de tratá-la bem e geralmente motivá-la em seus objetivos, não corresponde á paixão da garota certamente mais nova que ele e em alguns momentos demonstra afeição por outra garota, Yuki, que em alguns momentos é mostrada como sendo sua namorada, visto que Yuki tem a mesma faixa etária de Kyo. Por consideração a Yuki e ao próprio Kyo, que em alguns momentos, Athena prefere não interferir na relação dos dois e guarda para si a paixão que tem por ele, que acaba vez ou outra livrando Athena de algumas encrencas.

Sie Kensou - Melhor amigo e principal parceiro de treino e aventuras de Athena, que apesar de ser da mesma faixa etária dele, ainda se julga mais madura e está sempre o repreendendo quando está errado e o tratando como irmão mais novo, ao que Kensou odeia e se irrita, além dele ter ciúmes de Athena com Kyo Kusanagi, já que ele sabe que ela é apaixonada por Kyo e acha que ela deveria o observar com outros olhos, visto que Kensou sonha em ser o namorado de Athena e está sempre pronto a defendê-la contra qualquer pessoa. Ele apenas se irrita de ouvi-la cantando o tempo todo, mas geralmente é o comportamento dele(quase sempre comendo igual um glutão), certamente infantil, que a constrange a ponto dela ignorar qualquer interesse dele por ela.

Chin Gentsai - O mestre de Athena e Kensou, que é parceiro de equipe de ambos em quase todas as ocasiões. Chin é quem orienta Athena, Kensou e Bao em suas lutas, além de acompanhá-los em suas jornadas, lhes guiando da forma mais sábia. Seu único problema é a bebida, pois quando exagera, sobra para seus alunos o ajudarem nas piores situações.

Bao - Outro amigo de Athena e Kensou que também é aluno de Chin. Por Bao ser um garoto certamente sensível e mostrar certa fragilidade em muitos momentos, Athena sempre tenta motivá-lo e ajudá-lo a seguir em frente. É graças a isso também que Kensou, apesar de ser amigo de Bao, sente ciúmes ao ver ele e Athena muito próximos, temendo perder seu lugar no coração da amada.

Momoko - As duas são bem amigas, e Momoko vive tentando impressionar Athena através de suas habilidades, ao que Athena acredita que Momoko seja a renovação do Psycho Soldier em pessoa. Athena acredita também que Momoko daria certo como namorada de Kensou e é comum vê-la tentando juntá-los como casal, o que certamente irrita Kensou, que prefere a própria Athena e não corresponde ao interesse de Momoko.

Mignon Beart - As duas compartilham o mesmo0 estilo de luta e habilidades similares, e Athena, apesar do inicialmente bom relacionamento que possui com Mignon, vê nela uma rival em potencial, além de alguém com quem ela se irrita facilmente graças a seus trejeitos e suas metas em comum, sendo normal vê-las em conflito.

Hinako Shijo - Uma das novas amigas de Athena que forma com esta o time das colegiais, sendo admirada por Athena por ser uma lutadora de sumô certamente fora do padrão. É raro vê-las em conflito.

Malin - Se une á Athena e a Hinako afim de formar o time das colegiais. Diferentemente das duas, Malin é certamente malandra e se mostra mais corajosa em sua luta pelo que acredita, correndo riscos que ela não vê suas amigas dispostas a enfrentar, sendo ela quem geralmente encoraja as mesmas(ás vezes sem sucesso) á perseguir seus objetivos, mesmo que tenham que roubar ou prejudicar alguém. Athena geralmente se preocupa com Malin e com os prejuízos que ela pode oferecer e geralmente tenta frear seus atrevimentos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Athena Asamiya