Takuma Sakazaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Takuma Sakazaki [1]
Informações gerais
Série de jogos Art of Fighting e The King of Fighters
Primeiro jogo Art of Fighting, como o inimigo Mr. Karate

Takuma Sakazaki (坂崎拓馬, Sakazaki Takuma?) é um personagem de fighting games criado pela empresa fabricante de jogos SNK. Aparece nas séries de jogos Art of Fighting, SVC Chaoz (como Mister Karate) e The King of Fighters. Takuma é pai dos lutadores Ryo Sakazaki e Yuri Sakazaki, mestre do lutador Robert Garcia e também criador do Caratê Kyokugenryu. Ele é exageradamente estrito com seus aprendizes, querendo sempre que eles treinem bastante. [2] [3]

História[editar | editar código-fonte]

Um praticante de karatê durante a sua juventude, Takuma Sakazaki se tornou rival de Ryuhaku Todoh e Lee Gakusuo, o pai adotivo e mestre de Lee Pai Long. Uma vez ele lutou contra Gakusuo, mas eles não conseguiram decidir um vencedor e a luta terminou em um empate. Em honra da força de cada um deles, Gakusuo ficou conhecido como "O Supremo Tigre" e Takuma ficou conhecido como "O Invencível Dragão". Ele era também amigo e rival de Jeff Bogard (o pai adotivo dos irmãos Terry e Andy Bogard) e parece ter uma história ainda não divulgada com Saisyu Kusanagi (O líder do Clã Kusanagi e pai de Kyo Kusanagi) e Gang-il (O mestre de Taekwondo de Kim Kaphwan e Jhun Hoon). Suas experiências contra vários oponentes levaram Takuma a criar o Caratê Kyokugenryu com base em diversos estilos de artes marcias: o caratê Kyokushin, o caratê Shotokan, o caratê Goju-Ryu, o caratê Full Contact, o Jiu-jítsu, o Judô, o Aikido, o Taekwondo e o Muay Thai. Com o passar do tempo, Takuma casou-se com uma mulher americana de ascendência alemã chamada Ronnet. Eles se tornaram os pais de Ryo e Yuri, com uma diferença de quatro anos entre os nascimentos. Pouco depois do nascimento de Yuri, eles se mudaram para perto da cidade de Southtown para criar os filhos e espalhar o prestigio das artes marciais dos Sakazaki. Takuma treinou exclusivamente Ryo no começo, já que ele sentiu que Yuri era muito jovem e queria que Ryo fosse seu herdeiro adequado como o mestre do caratê Kyokugenryu. Ele aceitou Robert Garcia no dojo depois de ver seu sincero interesse no estilo. Quando Ryo tinha 10 anos, Ronnet foi morta em um trágico acidente de carro. Sentido que o acidente de carro não foi apenas uma coincidência e seus filhos provavelmente seriam alvos de alguém, Takuma deixou sua casa para investigar o assunto, deixando Ryo em casa para cuidar de Yuri.

Art of Fighting[editar | editar código-fonte]

Ao investigar o potencial "assassinato" de sua esposa (durante os eventos em Art of Fighting), Takuma eventualmente abriu caminho entre os capangas e vândalos para confrontar o homem responsável pelo crime organizado na área, Geese Howard. Takuma exigiu que ele colocassem um fim na sua tirania e Geese respondeu ameaçando os filhos dele. Para proteger a segurança de sua família, ele foi forçado a trabalhar para Geese. Para pode preservar sua honra, Takuma usou uma máscara vermelha de Tengu com uma peruca de cabelos brancos e assumi outra personalidade: "Mr. Karate". Durante seus anos de trabalho forçado, ele foi temido como o indomável e invencível assassino de Geese Howard. Sua primeira missão foi assassinar seu amigo e rival Jeff Bogard, após uma árdua luta entre o mestre do Caratê Kyokugenryu e o herdeiro da escola de artes marciais chinesas Hakkyokuseiken não houve nenhum vencedor e dois mestres de artes marciais ficaram gravemente feridos. Como Takuma havia hesitado em matar Jeff, Geese decide-se vingar de Jeff por conta própria e o mata a sangue frio em plena luz do dia na frente dos seus filhos adotivos Terry e Andy Bogard. Enquanto Geese estava fora da cidade à negócios, Mr. Big ficou no comando. Para manter Takuma sob controle, Mr. Big sequestrou Yuri. Infelizmente, essa ação fez com que Ryo e Robert rasgassem a cidade de Southtown de cima a baixo procurando por ela e Takuma. Quando Mr. Big foi derrotado por Robert, ele chamou Mr. Karate para lidar com os dois jovens caratecas. Ele derrotou facilmente Robert e lutou com Ryo e, depois de uma intensa batalha, Ryo saiu vitorioso. Sem saber da verdadeira identidade de Mr. Karate, Ryo ameaçou matá-lo se ele não contasse onde Takuma e Yuri estavam. Yuri impediu Ryo de matar seu pai, e eles tiveram uma alegre reunião familiar. Para se redimir como o mestre do Caratê Kyokugenryu, ele decide participar do torneio de artes marciais mistas "The King of Fighters" sem sua personalidade de Mr. Karate. No seu final em Art of Fighting 2, os machucados das lutas de Takuma falam mais alto e ele deixa a responsabilidade do dojo com seus filhos. Ele sugere que talvez tenha que se aposentar do circuito de lutas por um tempo indeterminado.

Mr. Karate[editar | editar código-fonte]

Mr. Karate é uma segunda identidade de Takuma e Ryo Sakazaki (mais freqüentemente de Takuma). Ao encarnar este alter-ego, Takuma, utiliza uma máscara vermelha de Tengu, em algumas vezes com uma peruca de cabelos brancos e em outras sem cabelo. Em sua aparição original, em Art of Fighting, utilizou esta identidade e foi o chefe deste jogo, mas apareceu nele como um personagem sem nome e como um clone mais poderoso de Ryo Sakazaki, pois sua aparência era quase idêntica à de seu filho e possuía todas as técnicas de Ryo. Também realizou rápidas aparições com esta identidade nos encerramentos da equipe de Art of Fighting, formada por Ryo, Robert e Yuri, nos jogos The King of Fighters '96 e '97. Tem também pequenas aparições em KoF '98, antes de se iniciar uma luta entre Takuma e Robert, Ryo ou Yuri. Takuma também aparece como Mr. Karate no game SVC Chaos: SNK vs. Capcom e também apresenta nele uma versão muito mais poderosa do seu alter-ego: O chefe Serious Mr. Karate. Há poucas diferenças entre Takuma e Mr. Karate, uma delas é que Takuma jamais utiliza o golpe Ko'oh Hou, que é semelhante ao Shou Ryuu Ken do personagem Ryu do game Street Fighter, porém o utiliza como Mr. Karate. Ryo utilizou o nome Mr. Karate em Buriki One, Neo Geo Battle Coliseum, KOF Maximum Impact 2 e KOF: Maximum Impact Regulation A (nos dois últimos ele tanto está como ele mesmo como está como Mr. Karate).

Aparência e vestuário[editar | editar código-fonte]

Takuma tem um porte muscular com diversas cicatrizes no peito e costas, resultado de seus anos de treinamento. Veste um kimono típico branco com faixa preta e um par de munhequeiras pretas. Como todo natural japonês ele tem cabelos negros, mas quando caracterizado com seu maligno alter ego, Mr. Karate, seus cabelos são acinzentados e em seu rosto ele carrega uma pesada máscara vermelha de tengu.

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de quase todos os personagens conhecerem sua identidade secreta, Takuma se nega a admitir que ele e o Mr. Karate são a mesma pessoa. [4] Até que ele revela a sua verdadeira identidade para seus filhos e Robert, mesmo todos já sabendo disto. [5]
  • O mestre do Caratê Takuma é baseado no famoso artista e mestre marcial coreano Masutatsu Oyama, o criador e o fundador do estilo de Caratê Kyokushin-kai ou Kyokushinkaikan (Obviamente o estilo Caratê Kyokugenryu é uma variação, uma homenagem e uma brincadeira ao estilo Kyokushin).
  • O mestre Takuma Sakazaki é também baseado no ator japonês Shinichi “Sonny” Chiba. O mais notável desta homenagem é o primeiro nome dado, que vem do personagem principal Takuma Tsurugi (interpretado pelo autor Sonny Chiba) do filme “The Street Fighter”. Quando era estudante universitário, Shinichi Chiba começou a estudar artes marciais com o renomado mestre Masutatsu “Mas” Oyama por vários anos (quem mais tarde o retrataria em uma trilogia de filmes).
  • No final da versão para SNES de Art of Fighting, o cabelo de Takuma é cinza ao invés de castanho.
  • Mr. Karate também participou da versão do Super Game Boy do jogo The King of Fighters '96.

Jogos e personagens relacionados[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]