Sociedade Esportiva São Borja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Borja
Nome Sociedade Esportiva São Borja
Alcunhas Bugre Missioneiro
SESB
Mascote Bugre e Índio
Fundação 14 de janeiro de 1977 (47 anos)
Estádio Vicente Goulart (Vicentão)
Capacidade 16.000 pessoas
Material (d)esportivo Drággon
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

A Sociedade Esportiva São Borja é um clube brasileiro de futebol, da cidade de São Borja, no estado do Rio Grande do Sul. Suas cores são o vermelho, o azul e o branco.

História[editar | editar código-fonte]

O clube surgiu da fusão entre dois times, Internacional e Cruzeiro, ambos de São Borja. Dois times tradicionais que rivalizavam na cidade e que passavam por dificuldades financeiras. Deles o São Borja herdou as cores (vermelha do Internacional e azul do Cruzeiro). A fusão pretendia unir a população para apoiar e fortalecer o futebol de São Borja, e passou a utilizar o Estádio Vicente Goulart.

Já no seu primeiro ano o São Borja disputou a Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, mantendo-se nela ininterruptamente por 11 anos (1977 a 1987), chegando à fase final da competição em três oportunidades:

No Campeonato Brasileiro da Série C de 1981, o São Borja chegou à 3ª fase da competição, terminando a competição em 5º lugar.

No Campeonato Gaúcho de 1987 o time ficou em 14º (último lugar) e foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez.

Em 1997, o São Borja retornou à primeira divisão disputando a Série B, na época em que a Primeira Divisão era dividida em duas séries. A equipe entrou numa das vagas deixadas por Aimoré e Atlético de Carazinho — que haviam se licenciado. Mas o São Borja tornou a ficar em último lugar (14º na Série B) e foi rebaixado. Após esse campeonato o clube licenciou-se do futebol profissional.

Em 2009, um novo clube, a Associação Esportiva São Borja, é criado, em princípio apenas com categorias de base. Alguns anos depois, em 2012, o novo clube foi profissionalizado para a disputa da Terceirona, sem sucesso licenciou-se. O velho São Borja tentaria um retorno em 2016, disputando a Segundona. Na ocasião a equipe optou por utilizar apenas jogadores da região. Ao final da temporada, com uma péssima campanha, o Bugre mais uma vez encerrou as atividades profissionais.

No ano de 2021 a SESB entrou com pedido de reativação junto ao Cartório e, e como as Sociedades não existem mais desde 2002, ela automaticamente passaria a ser Associação, resultando em dois times com a mesma denominação, uma vez que o atual Esporte Clube São Borja, utilizava desde sua fundação em 2009 essa nomenclatura[1]

Como a SESB possuía o CNPJ mais antigo, teve a preferencia para o uso do nome e da identidade visual.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Rio Grande do Sul Seletiva do Campeonato Brasileiro Série C 1 1981
Rio Grande do Sul Copa ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos) 1 1985
Rio Grande do Sul Torneio Incentivo 1 1982

Artilheiros[editar | editar código-fonte]

  1. Zé Alcino - 23 gols
  1. Müller - 5 gols

Referências

  1. Tchaylen de Souza (12 de abril de 2021). «AESB é intimada para mudar sua denominação». radioculturaam1260.com.br. Consultado em 2 de maio de 2022