Áo dài

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
garotas vietnamitas vestida com Áo dài colorido.

O áo dài é o traje típico vietnamita para as mulheres. Em sua forma atual, é um vestido de seda de corte apertado, utilizado sobre calças.

Áo dài é pronunciado /ˈáʊ ˈjà/ no sul do Vietnã e /ˈáʊ ˈzàɪ/ no norte. Áo vem duma palavra do chinês medieval que significa "casaco acolchoado" ().[1] Na língua vietnamita atual, áo se refere a um item de vestimenta que cobre o corpo inteiro a partir do pescoço, enquanto Dài significa "longo."

O termo áo dài vem sendo aplicado a diversos tipo de roupas, historicamente, incluindo o áo ngũ thân, uma vestimenta aristocrática do século XIX. Inspirado pelas modas de Paris, o artista Nguyễn Cát Tường, de Hanói, redesenhou o ngũ thân como um vestido, em 1930.[2] Na década de 1950, os estilistas de Saigon apertaram o caimento do vestido, produzindo a versão utilizada pelas mulheres vietnamitas hoje em dia.[2] O vestido foi extremamente popular no Vietnã do Sul na década de 1960 e no início da década de 1970. Os comunistas, no entanto, que dominaram todo o país a partir de 1975, não aprovavam o vestido e favoreceram estilos mais frugais e andróginos.[3] Na década de 1990 o áo dài reconquistou popularidade.[3] A roupa equivalente para os homens, chamada de áo gấm ("roupão de brocado"), também é vestida em ocasiões especiais, como casamentos e aniversários de morte.

O comentário acadêmico sobre o áo dài enfatiza a maneira que a roupa associa a beleza feminina ao nacionalismo vietnamita, especialmente na forma de concursos de "Miss Aodai", populares tanto entre vietnamitas expatriados como no próprio Vietnã.[4] "Aodai" é uma das poucas palavras do vietnamita que chegaram a aparecer em dicionários do idioma inglês.[5]

Referências

  1. "ao dai American Heritage Dictionary]. Visitado em 2 de julho de 2008.
  2. a b Ellis, Claire (1996), "Ao Dai: The National Costume", Things AsianÁ, http://www.thingsasian.com/stories-photos/1083, visitado em 2008-07-02 .
  3. a b Leshkowich, Ann Marie (2003), "The Ao Dai Goes Global: How International Influences and Female Entrepreneurs have shaped Vietnam's "National Costume"", Re-orienting Fashion: The Globalization of Asian Dress: 93, http://books.google.com/books?id=1G7KvEozkuUC .
  4. Lieu, Nhi T., "Remembering 'The Nation' through Pageantry: Femininity and the Politics of Vietnamese Womanhood in the 'Hoa Hau Ao Dai' Contest", Frontiers: A Journal of Women's Studies Vol. 21, No. 1/2, Asian American Women (2000), pgs. 127-151. University of Nebraska Press
  5. Oxford English Dictionary, no American Heritage Dictionary (2004), e no Random House Unabridged Dictionary (2006).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Áo dài