Benavente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Benavente.
Benavente

Edifício da Câmara Municipal de Benavente

Brasão de Benavente Bandeira de Benavente

Localização de Benavente

Gentílico Benaventense
Área 521,4 km²
População 29 388 hab. (2011[1])
Densidade populacional 56,4  hab./km²
N.º de freguesias 4
Presidente da
câmara municipal
António José Ganhão (CDU)
Mandato 2009-2013
Fundação do município
(ou foral)
1200 (824 anos)
Região (NUTS II) Alentejo
Sub-região (NUTS III) Lezíria do Tejo
Distrito Santarém
Província Ribatejo
Orago Nossa Senhora da Graça
Feriado municipal Quinta-feira de Ascensão
Código postal 2130
Sítio oficial www.cm-benavente.pt
Município de Portugal

Benavente é uma vila portuguesa no distrito de Santarém, com cerca de 8 300 habitantes.

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 521,4 km² de área e 29 388 habitantes (2011.[2])

), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Salvaterra de Magos, a leste por Coruche, a sueste pela área secundária do Montijo, a sul por Palmela e Alcochete, a noroeste por Vila Franca de Xira e Azambuja e tem um estreito troço ribeirinho do Estuário do Tejo, a sudoeste.

A povoação tem um aspecto agradável e simpático, e no seu tecido urbano inserem-se apreciáveis residências, antigas e modernas, e parques arborizados. Junto ao cais velho ainda se vislumbram, na toponímia e na estrutura dos edifícios antigos, vestígios de uma navegação fluvial, anterior às obras de hidráulica que transformaram substancialmente a região. No largo do Município, fronteiro aos Paços do Concelho, foi reerguido com base nos fragmentos que estavam em poder da Câmara, um gracioso Pelourinho quinhentista, o Pelourinho de Benavente.

As freguesias de Benavente são as seguintes:

História

Em 1199, a fixação de colonos estrangeiros na margem sul do Tejo, conduziu ao surgimento da povoação de Benavente. Situada nos limites do Castelo de Coruche, subordinado à Ordem de Calatrava, foi constituída sob a égide e senhorio desta Ordem Militar. Neste facto, se tem também associado o nome da povoação, sabido que à mesma Ordem pertencia também o Castelo de Benavente, no Reino de Leão. Benavente, situada entre Santarém e Lisboa, é delimitada pelo rio Sorraia, um dos principais afluentes do Tejo e foi o segundo concelho instituído ao sul deste rio.

Tem foral antigo, dado por D. Paio, ou Pelágio, mestre da Ordem Militar de Évora, em 25 de Março de 1200 e confirmado em Santarém em 1218 por D. Sancho I. D. Manuel concede-lhe foral novo em 16 de Janeiro de 1516. Além disso recebeu privilégios de vários monarcas, especialmente de D. Dinis e D. Fernando.

Benavente, permite definir um centro histórico consolidado, uma vez que toda a área se encontra bem delimitada pelo rio Sorraia, a nascente e pela designada lezíria dos cavalos, na face poente. O seu centro histórico assume uma forma triangular, localizando-se no vértice o Cruzeiro do Largo do Calvário e no centro, o local onde se erguia a antiga Igreja Matriz, destruída pelo terramoto de 1909, que matou mais de 60 pessoas e destruiu praticamente todas as casas da povoação [1].

População do concelho de Benavente (1801 - 2011)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2007 2011
2 758 4 308 6 413 8 733 11 631 16 306 18 335 23 257 28 312 29 388

Património Arquitectónico e Arqueológico

Artesanato

Gastronomia

Desporto e Lazer

  • Parque Ribeirinho de Benavente
  • Cine-Teatro de Benavente
  • Zona Desportiva e de Lazer dos Camarinhais (inclui Parque de Campismo)
  • Parque 25 de Abril

Festas e Romarias

Ver também

Associações e Colectividades

Áreas de Conservação

As áreas da Ribeira de Santo Estêvão e do Paul de Trejoito/Amieira constam no regulamento do Plano Director Municipal de Benavente, como Áreas de Conservação da Natureza.

São zonas ribeirinhas, constituindo zonas de valor conservacionista médio que servem de suporte a zonas de valor conservacionista elevado no que respeita à fauna, tais como a Reserva Natural do Estuário do Tejo e da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, pois constituem bons locais de refúgio, nidificação e alimento para diversas comunidades.

São zonas principalmente agrícolas, das quais uma parte significativa das espécies de fauna e flora dependem devido ás actividades agrícolas existentes. Parte da Reserva Natural do Estuário do Tejo encontra-se também dentro dos limites do concelho.

Ver também

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística (2011). «INE Censos 2011-Resultados Preliminares» 
  2. Instituto Nacional de Estatística (2011). «INE Censos 2011-Resultados Preliminares» 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Benavente

Predefinição:ConcelhosSantarém