Emotional Rescue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emotional Rescue
Álbum de estúdio de The Rolling Stones
Lançamento 23 de junho de 1980[1]
Gênero(s) Hard rock[1]
Rock and roll[1] Reggae[1]
Disco Music[1]
Duração 41:10[1]
Idioma(s) inglês
Gravadora(s) Rolling Stones/Atlantic
Produção The Glimmer Twins
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de The Rolling Stones
Último
Último
Some Girls
(1978)
Tattoo You
(1981)
Próximo
Próximo


Emotional Rescue é o décimo quinto álbum de estúdio da banda The Rolling Stones, lançado a 23 de junho de 1980. Apos sua estréia, liderou as paradas nos EUA e Reino Unido.

História[editar | editar código-fonte]

Gravado ao longo de 1979, primeiro em Nassau, Bahamas, e depois em Paris (Pathe Marconi), com alguns overdubs feitos no fim-de-ano em Nova York. Revigorados e revitalizados pelo sucesso de Some Girls, Richards e Mick Jagger compuseram dezenas dezenas de novas canções, algumas das quais foram aproveitadas somente em Tattoo You , ficando apenas 10 para Emotional Rescue.

Rumores denotam que a música "Claudine" faria parte do álbum original, mas acabou cortada, provavelmente devido ao medo de litígios e controvérsias. A letra tratava da sentença leve (30 dias de prisão) a qual a cantora e atriz Claudine Longet recebeu depois de matar seu noivo, o piloto de esqui olímpico Vladimir Sabich, em sua casa em Aspen, Colorado. A música foi finalmente lançada como parte da versão deluxe de Some_Girls. Algumas outras canções deixadas fora do álbum ("Black Limousine", "Start Me Up", "Hang Fire", "Little T&A", e "No Use in Crying") iriam ser inseridas no próximo álbum, Tattoo You . "Think I'm Going Mad", outra canção das sessões, foi lançado como o lado-B do single She Was Hot em 1984. Dois covers foram cantados por Richards: "We Had It All", agora lançado no relançamento de luxo de Some Girls em 2011 e "Let's Go Steady"", ainda só disponível em versões piratas.

Entre outras músicas gravadas nestas sessões, mas nunca lançadas estão "Going Mad", "I Can See It", "Rotten Roll", "Fiji Jim", "Misty Roads", "I Like it Too Much", "Need a Yellow Cab" e "Nanker Phelge". Essas músicas podem ser encontradas em alguns discos de vinil piratas da época.

Capa e arte[editar | editar código-fonte]

A capa do álbum, desenhada por Peter Corriston, apresenta uma seleção de fotos termográficas tomadas pela artista Roy Adzak usando uma câmera térmica, um dispositivo que mede as emissões de calor. A versão original do álbum, em vinil, vinha com um enorme poster com mais fotos da banda com a câmera termo-sensível, tudo envolto em um saco plástico. O vídeo da música "Emotional Rescue" também utilizou o mesmo tipo de fotos da banda tocando, fazendo sucesso.

Lançamento e recepção[editar | editar código-fonte]

Lançado em junho, com a faixa-título como o primeiro single, Emotional Rescue foi um sucesso imediato. A faixa-título atingiu o # 3 na Billboard Hot 100. Todos os álbuns que os Stones lançaram nos EUA desde Stick Fingers, isto é, todos de estúdio não-coletânea lançados na década de 1970, atingiram o 1º lugar nos EUA, inclusive este, que ficou sete semanas no topo dalista dos mais vendidos. Porém, com este álbum, os Stones voltaram a atingir o 1º lugar no Reino Unido, feito que nenhum álbum deles conseguia desde Goats Heads Soap de 1973. O single seguinte "She So Cold" foi um sucesso top 30, enquanto "Dance Pt 1." Alcançou # 9 na parada da Billboard Dance.

Em 1994, Emotional Rescue foi remasterizado e reeditado por Virgin Records, e novamente em 2009 por Universal Music.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas por Mick Jagger e Keith Richards, exceto onde indicado.

Lado 1[editar | editar código-fonte]

  1. "Dance (Pt. 1)" (Mick Jagger/Keith Richards/Ronnie Wood) – 4:23
  2. "Summer Romance" – 3:16
  3. "Send It to Me" – 3:43
  4. "Let Me Go" – 3:50
  5. "Indian Girl" – 4:23

Lado 2[editar | editar código-fonte]

  1. "Where the Boys Go" – 3:29
  2. "Down in the Hole" – 3:57
  3. "Emotional Rescue" – 5:39
  4. "She's So Cold" – 4:12
  5. "All About You" – 4:18

Paradas[editar | editar código-fonte]

Ano Parada Posição[2]
1980 Billboard 200 1

Créditos[editar | editar código-fonte]

  • Mick Jagger – Vocal, vocal de apoio, guitarra elétrica, piano
  • Keith Richards – Guitarra elétrica e acústica, baixo, piano, vocal de apoio
  • Charlie Watts – Bateria
  • Ronnie Wood – Guitarra elétrica e acústica, vocal de apoio, baixo
  • Bill Wyman – Baixo, sintetizador

Referências

  1. a b c d e f Lançamento e género Allmusic. Página visitada em 4 de abril de 2010.
  2. Paradas - Álbum Allmusic. Página visitada em 4 de abril de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de The Rolling Stones é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.