Love You Live

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Love You Live
Álbum ao vivo de The Rolling Stones
Lançamento 23 de setembro de 1977
Gênero(s) Rock, Blues
Duração 83:12
Formato(s) LP, CD
Gravadora(s) Rolling Stones Records/Atlantic Records
Produção Mick Jagger/Keith Richard
Cronologia de The Rolling Stones
Último
Último
Get Yer Ya-Ya's Out! The Rolling Stones in Concert
(1970)
"Still Life" (American Concert 1981)
(1982)
Próximo
Próximo

Love You Live é um álbum ao vivo duplo da banda britânica de Rock The Rolling Stones, lançado em 1977. É o terceiro álbum ao vivo oficial da carreira do grupo e é dedicado à memória do engenheiro de áudio Keith Harwood, que morreu em um acidente de carro induzido por drogas pouco antes do lançamento do trabalho.

História[editar | editar código-fonte]

Love You Live foi um álbum simples planejado para trazer músicas gravadas durante a Tour of Americas '75 e a Tour of Europe '76. Pela turnê americana, 17 de junho de 1975 foi gravada Fingerprint File e It's Only Rock'n'Roll (But I Like It) no Maple Leaf Garden em Toronto, enquanto Simpathy For The Devil foi gravada em 9 de julho, no Inglewood Forum de Los Angeles. Da turnê européia, foram escolhidas as execuções ao vivo de "If You Can't Rock Me"/"Get Off of My Cloud" em 27 de maio de 1976, em Earls Court, Londres, e as apresentações em Paris, no Les Abattoirs de Honky Tonk Women, Happy e You Gotta Move em 5 de junho de 1976; Hot Stuff, Star Star e Brown Sugar no dia 6; e Tumbling Dice, You Can't Always Get What You Want e Jumpin' Jack Flash no dia 7.

Depois, eles decidiram adicionar um segundo LP, completando o repertório já escolhido, com gravações ao vivo que seriam realizadas no clube El Mocambo, em Toronto, em 4 e 5 de março de 1977. A intenção era tocar os blues clássicos e Rythm and blues que selaram a sua reputação no Crawdaddy Club, em 1963, de onde eles assinaram o primeiro contrato profissional com uma gravadora, a Decca.

No entanto, aconteceu o famoso incidente de Keith Richards em Toronto. Sua esposa, Anita Pallenberg, foi presa por posse de drogas ilícitas na sua chegada ao aeroporto, e libertada logo após. Em 27 de fevereiro, a polícia foi cumprir o mandado de prisão contra Anita e encontrou grande quantidade de drogas no quarto do casal, especialmente heroína. Keith foi acusado nos tribunais de ser traficante internacional, devido a grande quantidade de entorpecentes em sua posse, ficando pelos meses seguintes impossibilitado de deixar o Canadá e sob o risco de ser condenado a anos de prisão. A situação fez com chegasse tarde para os ensaios programados.

Quanto às apresentações no El Mocambo, trataram-se de dois shows secretos. Não foi anunciado que os Rolling Stones tocariam ali naquelas noites, mas sim April Wine e uma banda desconhecida, "The Cockroaches", de modo que a maioria dos fãs achava que estavam participando de um concerto de April Wine como atração principal. O concerto em si teve abertura do April Wine, que também gravou seu álbum ao vivo Live at the El Mocambo na ocasião. Os Stones apareceram surpreendentemente então, sob o nome de banda falso The Cockroaches (As Baratas). Os shows em si foram executados e gravados sob o pesado clima que envolvia Keith, sua possível condenação à cadeia, e claro, seu vício em heroína, que poderia levá-lo, a qualquer momento, ao mesmo fim repentino e trágico que ceifou Janis Joplin, Jimi Hendrix e várias outras vítimas do vício. Dentre as gravações foram selecionadas as músicas Mannish Boy, Crackin' Up, Little Red Rooster e Around and Around. As versões que aparecem no álbum sofreram um profundo trabalho de overdub, principalmente com camadas novas de guitarras.

Love You Live foi mixado e recebeu overdubs a partir de finais de Maio a meados de Junho de 1977. Possui Billy Preston e Ian Stewart no piano. Jagger e Richards acentuadamente discordaram sobre a seleção de faixas para incluir no álbum. Em sua autobiografia, Richards lembrou: "A colaboração foi dando lugar à luta e ao desacordo. É um álbum de dois discos, e o resultado é que um disco é de Mick e o outro era meu.".

A capa do álbum foi produzida por Andy Warhol, porém os contornos de lápis na foto de capa foram adicionados por Mick Jagger, para desespero de Warhol.

Love You Live foi o último álbum dos Rolling Stones pelo selo Rolling Stones Records a ser distribuído internacionalmente pela Warner Music, permanecendo apenas na América do Norte. Os álbuns seguintes foram distribuídos através de EMI eno todo o mundo.

Lançado em 23 de setembro de 1977, o álbum foi bem recebido e conseguiu chegar a # 3 no Reino Unido e # 5 nos EUA, onde foi disco de ouro. Em 1998, Love Yoy Live foi remasterizado e reeditado por Virgin Records, e em 2010, foi relançado com uma remasterização atualizada pela Universal Records. Em 2011, foi lançada em um único SHM - SACD por Universal Music Enterprises no Japão.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Lado A
N.º Título Duração
1. ""Intro: Excerpt from Fanfare for the Common Man" (Aaron Copland)"   1:24
2. ""Honky Tonk Women""   3:19
3. ""If You Can't Rock Me"/"Get Off of My Cloud""   5:00
4. ""Happy""   2:55
5. ""Hot Stuff""   4:35
6. ""Star Star""   4:10
Lado B
N.º Título Duração
1. ""Tumbling Dice""   4:00
2. ""Fingerprint File""   5:17
3. ""You Gotta Move" (Fred McDowell/Rev. Gary Davis)"   4:19
4. ""You Can't Always Get What You Want""   7:42
Lado C
N.º Título Duração
1. ""Mannish Boy" (Ellas McDaniel/McKinley Morganfield/Mel London)"   4:00
2. ""Crackin' Up" (Ellas McDaniel)"   5:40
3. ""Little Red Rooster" (Willie Dixon)"   4:39
4. ""Around and Around" (Chuck Berry)"   4:09
Lado D
N.º Título Duração
1. ""It's Only Rock 'n' Roll (But I Like It)""   4:31
2. ""Brown Sugar""   3:11
3. ""Jumpin' Jack Flash""   4:03
4. ""Sympathy for the Devil""   7:51

Créditos[editar | editar código-fonte]

The Rolling Stones


Pessoal de apoio

  • Ian Stewart - piano, vocais de apoio
  • Billy Preston - piano, clavinet e vocais de apoio
  • Ollie Brown - percussão e vocais de apoio


Equipe técnica

  • Engenheiros de gravação - Keith Harwood, Ron Nevison, Eddie Kramer
  • Engenheiros de mixagem - Dave Jordan, Jimmy Douglass and Eddie Kramer
  • Engenheiros assistentes - Tom Heid, Randy Mason, Mick McKenna, and Bobby Warner
  • Trabalho artístico: Andy Warhol