HMMWV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um HMMWV em pleno disparo de um míssil TOW.

A designação HMMWV (lê-se Hum-vee) é um acrónimo para a expressão inglesa High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle, que significa Veículo Automóvel Multifunção de Alta Mobilidade. É um veículo utilitário militar desenvolvido pela AM General que oferece um grande tempo de vida, muito utilizado nos Estados Unidos e outros países e organizações. O Exército Português possui algumas destas viaturas, que usou sobretudo em Timor-Leste e no Afeganistão.

Nas Forças Armadas dos Estados Unidos existem, pelo menos, 18 variantes do HMMWV ao serviço. O HMMWV serve como transporte de carga/tropas, plataforma de artilharia, ambulância (4-8 transportados), transporte de obuses, plataforma de mísseis terra-ar M-1097 Avenger, mísseis TOW, suporte aéreo, entre outras funções.

Seu uso no Iraque e no Afeganistão obrigou a adaptação de blindagens extras ao exterior e interior do veículo, deixando-o mais adequado às operações em ambientes em que explosões de artefatos improvisados (IEDs) e disparos próximos de granadas com propulsão por foguete (RPG) são frequentes.

O HMMWV inspirou a criação de uma versão civil, o Hummer.

Países operadores[editar | editar código-fonte]

Um Humvee do exército americano.

Além dos Estados Unidos e Canadá, o HMMWV é usado pelos seguintes países:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre HMMWV
Ícone de esboço Este artigo sobre Veículos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.