História de Myanmar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:History of Burma. Ajude e colabore com a tradução.

A História de Myanmar (Birmânia) abrange o período a partir do momento dos primeiros assentamentos humanos conhecidos de 13.000 anos atrás até os dias atuais. Os primeiros habitantes da história registrada eram os Pyu, que entraram no vale do Irrawaddy ao norte, no século II aC. Em meados do século IV EC, os Pyu haviam fundado diversas cidades-estado ao Extremo Sul como Prome (Pyay), e adotaram o Budismo. Mais ao sul, os Mon, que haviam entrado pelos reinos de Haribhunjaya e Dvaravati no leste, estabeleceram cidades-estado próprias ao longo da costa da Baixa Birmânia, no início do século IX.

Em 1287, a Birmânia é invadida pelos mongóis de Kublai Khan. A região se fragmenta em pequenos estados até sua reunificação em 1752, sob a liderança de Alangpaya.

No século XIX, o Império Britânico invade a Birmânia, incorpora-a à sua colônia da Índia, expulsando a família real para um exílio na Índia. Em 1937, torna-se uma colônia à parte.

Durante a Segunda Guerra Mundial, no período de 1942 a 1945, a Birmânia é ocupada pelo Japão, onde ocorrem violentos combates.

Em 1948, torna-se uma República independente.

Em 1962, um golpe militar, leva ao poder o general U Ne Win, que governa ditatorialmente até 1988, quando uma onda de protestos populares obriga a sua renúncia. Ainda em 1988 um novo golpe militar leva ao poder o general Saw Maung.

Em junho de 1989 o nome do país é alterado para Mianmar.

Em 1990, nas eleições para o Parlamento, encarregado de elaborar a nova Constituição, a oposição vence com ampla maioria, porém, o governo impede sua atividade. O país mergulha em crise política e social, com o governo reprimindo qualquer manifestação da oposição. No plano econômico, a ditadura estreita as relações com a China.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Flag map of Burma (Myanmar).svg Myanmar
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Imagens
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.