Hungã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hungã[1] (em francês: Houngan)[2] é o termo masculino (em oposição a Mambo, ou feminino) para Sumo Sacerdote, no Vodu haitiano. O termo é derivado da palavra fom hùn gan. Hungã é o posto mais alto do clero, na religião, cuja responsabilidade é de preservar os rituais e canções, e manter o relacionamento entre os espíritos e a comunidade como um todo (embora uma parte deste é da responsabilidade de toda a comunidade também). Eles são encarregados de liderar o serviço de todos os espíritos de sua linhagem. Às vezes, eles também podem ser Bokor.

Eles também são origem, a versão de Adão e Eva no Haiti, muitas vezes utilizada pelos druidas, em rituais sobre a auto-limpeza, para livrar a alma de qualquer energia negativa que foi enviada. Estas energias negativas, se não forem limpas, podem acumular-se, causando doença. Um banho na água hungã e Mambo pode ajudar a purificar o corpo e a alma dessas energias negativas.

Referências

  1. Sogbossi, Hippolyte Brice (2004). Contribuição ao Estudo da Cosmologia e do Ritual entre os Jêje no Brasil: Bahia e Maranhão. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio. p. 68, nota 51 
  2. Vodou Love Magic: A Practical Guide to Love, Sex, and Relationships, Por Kenaz Filan

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.