Ezili Dantor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A descrição mais comum de Erzulie Dantor é derivada desta variante de Nossa Senhora de Czestochowa.

Ezili Dantor (também escrito Erzulie com Danto ou Danthor) é o aspecto Petro da nação da família de loá Erzulie, ou espíritos no Vodu haitiano. Ezili Dantor é considerada a loá da mãecapuz, mães solteiras em particular. Ela é mais comumente representada pela imagem da Madona Negra de Czestochowa cujas origens são acreditadas ser em cópias do ícone da Madona Negra de Czestochowa, foi trazida para o Haiti por soldados poloneses lutando em ambos os lados da Revolução Haitiana de 1802 em diante.[1] outras representações de Ezili Dantor incluem a Madona Negra, assim como Nossa Senhora de Lourdes ou Nossa Senhora do Monte Carmelo.

Ezili Dantor está associada com o negro do Haiti, seu favorito sacrifício de animais, e as cores ouro e azul, às vezes verde e vermelho também para significar que ela é uma loá Petro.

Adoração[editar | editar código-fonte]

Ezili Dantor está associado com o porco crioulo preto do Haiti, seu sacrifício animal favorito que lhe foi feito na famosa cerimônia de Vodou em Bois Caïman que inaugurou a Revolução Haitiana, [2] e as cores ouro e azul, às vezes verdes e também vermelhas para significar que ela é uma Petro loá. Ela é uma mãe guerreira de pele escura e cicatrizada como a Dahomey Amazons ou Mino que significa "Nossas Mães" na língua fom.

Sua Irmã é Ezili Freda, retratada no Ícone Religioso Polonês como Criança Jesus vestido de rosa.

Suas oferendas favoritas incluem: um porco frito, prato conhecido como griô, creme de cacao, rum, Florida Water perfume, e cigarros fortes sem filtro.

Referências

  1. "Re Polish presence in Haiti : Judson comments" Arquivado em 25 de março de 2008, no Wayback Machine.—Discussão no webster.edu.
  2. Ogando, Ismael. "Altar, uma revisão do arquivo histórico. Port-au-Prince, Haiti, 2015.".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Haiti é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.