Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A imagem do Memorial à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais sobre o pedestal. Ao fundo, as torres da Catedral Basílica de Curitiba.

O Memorial a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é um monumento público do município brasileiro de Curitiba, no estado do Paraná.

Trata-se de uma imagem de Nossa Senhora da Luz, santa padroeira da cidade, confeccionada em bronze, medindo 2,5 metros e pesando 650 quilos. Está fixada sobre um pedestal cilíndrico de 10m de altura, entra as ruas São Francisco e Barão do Cerro Azul, a poucos metros da Catedral de Curitiba. Foi inaugurado em 1993.[1][2]

O molde, em gesso, foi confeccionado pela artista plástica argentina radicada em Curitiba Maria Inés Di Bella, e o projeto em bronze executado pela Fundição Adalberto Baso. É a quarta imagem de Nossa Senhora da Luz existente na cidade e foi inaugurado no dia da padroeira, que é comemorado em 8 de setembro.

Referências

  1. «Notícia da Prefeitura de Curitiba» 
  2. «Jovens limpam monumento para celebrar o dia da padroeira de Curitiba». Gazeta do Povo. 7 de setembro de 2016. Consultado em 26 de junho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um monumento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.