Monte Rushmore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mount Rushmore National Memorial
Registro Nacional de Lugares Históricos
Categoria V (Paisagem/Costa Protegida)
Da esquerda para direita: esculturas de George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln representam os 150 primeiros anos da história dos Estados Unidos.
Monte Rushmore está localizado em: Dakota do Sul
Localização: 3 milhas a oeste de Keystone, fora da U.S. 16A, Condado de Pennington
 Dakota do Sul
 Estados Unidos
Coordenadas: 43° 52′ N 103° 27′ W
Superfície: 5,17 km²
Construído/Fundado: 3 de março de 1925 (89 anos)
Visitas: Aproximadamente 3 milhões (em 2012)
Administração: Serviço Nacional de Parques
Adicionado ao NRHP: 15 de outubro de 1966 (47 anos)[1] [2]
Registro NRHP: 66000718

O Monte Rushmore (em inglês: Mount Rushmore) localiza-se em Keystone, na Dakota do Sul, Estados Unidos.

É um monte onde estão esculpidos os rostos de quatro Presidentes dos Estados Unidos: George Washington, o primeiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, autor da declaração da independência, Theodore Roosevelt, que conquistou maior conhecimento e liberdade de expressão , e Abraham Lincoln, que lutou pela paz do país durante toda guerra civil. Ideia do pintor e escultor Gutzon Borglum, inicialmente, era para ser feito apenas um busto, mas houve muita indecisão em relação a qual deveria ser construído. Após a decisão do primeiro busto a ser construído, foram montados os primeiros andaimes em 1899. Demorou 30 anos para a obra ser terminada.

O monumento é uma das atrações turísticas mais conhecidas dos Estados Unidos, rendendo ao Estado de Dakota do Sul o cognome de The Mount Rushmore State. Os gigantescos rostos, de 15 a 21 metros de altura, de George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Theodore Roosevelt foram construídos com antigos instrumentos de engenharia, marretas e martelos a 150 metros de altura, na região de Black Hills. Borglum morreu pouco tempo antes de completar o seu trabalho. Terminada por seu filho, Linglut, a obra foi inaugurada em 1946.

O monte foi designado, em 19 de outubro de 1966, um distrito do Registo Nacional de Lugares Históricos[1] [2] bem como, um Memorial Nacional.IMAGENS

Referências

  1. a b Documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês) Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 29 de abril de 2013.
  2. a b Fotos para documentação de designação para o NRHP (PDF) (em inglês) Serviço Nacional de Parques. Página visitada em 29 de abril de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Monte Rushmore
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Registro Nacional de Lugares Históricos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.