Music Box (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Music Box
O enigma da caixa de música (PT)
Muito mais que um crime (BR)
 Estados Unidos
1989 • cor • 124 min 
Direção Costa-Gavras
Roteiro Joe Eszterhas
Elenco Jessica Lange
Armin Mueller-Stahl
Frederic Forrest
Género drama
Idioma inglês
língua hungara
Página no IMDb (em inglês)

Music Box (br.: Muito mais que um crime / pt:O enigma da caixa de música) é um filme americano-húngaro de 1989 do gênero "Drama", dirigido por Costa-Gavras. Roteiro de Joe Eszterhas vagamento baseado na história real de John Demjanjuk e que traz referências das ligações da CIA com a Gestapo após a II Guerra Mundial. Segundo o filme, os americanos teriam usado a rede e as informações dos nazistas contra os comunistas que se espalhavam pela Europa Central. Há também citações do caso de Klaus Barbie.

O filme foi a segunda colaboração de Costa-Gavras e Joe Eszterhas, que trabalharam juntos em Betrayed. Walter Matthau e Kirk Douglas pediram o papel de Mike Laszlo, mas Gavras escolheu Armin Mueller-Stahl.

O filme teve locações em Chicago e Budapeste

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A advogada criminalista americana bem-sucedida Anne fica sabendo que seu pai, o imigrante hungaro Mike Laszlo, foi acusado de crimes de guerra praticados durante a II Guerra Mundial. O pai a convence a defendê-lo e Anne o faz com competência, mas, à medida que ouve os depoimentos das testemunhas, ela começa a duvidar da inocência dele.

As testemunhas não hesitam em acusar Laszlo de ser o criminoso conhecido por "Mishka", lider do grupo "Cruz Seta" (fascistas húngaros) que colaboravam com os nazistas e perseguiam os judeus, ciganos, comunistas e simpatizantes, cometendo diversas atrocidades contra as pessoas que caiam em seu poder.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • Venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim
  • Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Jessica Lange


Ligações externas[editar | editar código-fonte]