Psicopata Americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
American Psycho
Psicopata Americano (PT/BR)
Pôster Promocional
 Estados Unidos
2000 • cor • 102 min 
Direção Mary Harron
Roteiro Mary Harron
Guinevere Turner
Elenco Christian Bale
Jared Leto
Willem Dafoe
Josh Lucas
Chloë Sevigny
Reese Witherspoon
Samantha Mathis
Género Terror
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Psicopata Americano (No original em inglês, American Psycho) é um filme estadunidense rodado em 1999 (lançado em 2000), sendo uma adaptação do polêmico livro do mesmo nome, escrito por Bret Easton Ellis.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também é um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Questões sobre a realidade de Patrick Bateman[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Existem muitos debates entre os fãs sobre o personagem principal do filme. Existe a versão de que na verdade todos os assassinatos que cometia, seriam apenas uma ilusão, uma criação de sua mente. Há várias passagens no filme que dão esta impressão:

  • Após Patrick matar Paul Allen e carregar seu corpo através do lobby, um rastro de sangue é claramente visível, mas após Patrick conversar com Louis Carruthers, o rastro de sangue desaparece.
  • Quando Patrick trava um confronto armado com a polícia, ele dispara contra o carro causando uma enorme explosão. O personagem olha para a arma num total ato de descrédito.
  • Quando Patrick volta ao apartamento de Paul Allen, todas as evidências dos seus crimes desaparecem e há uma corretora de imóveis no local. A mulher passa por um momento constrangedor com Bateman, insinuando que o proprietário limpou a sujeita e se livrou dos corpos para vender o apartamento mais facilmente; a cobiça, o materialismo e a superficialidade desta alta sociedade nova-iorquina faz com que seja "impossível" Bateman se entregar, embora ele tente confessar por diversas vezes.
  • Igual ao livro, o filme faz uma sátira a sociedade yuppie. Com esta vista em mente, é possível chegar a conclusão que estariam acobertando os crimes, que na verdade teriam exisitido. Isto é latente na hora que Bateman confronta seu advogado Howard, que relata que jantou com Paul Allen em Londres há 10 dias atrás. Com todos os personagens confundindo Patrick com Halberstam, é possível que em uma sociedade "falsa", ninguém se importa com quem é quem.
  • Outros personagens do filme se referem repetidamente a Patrick como "perdedor", sempre confundindo-o com outras pessoas. É outro exemplo do senso de realidade do personagem refletindo seu sentimento de inadequação da sociedade.
  • Em uma cena, quando operava um caixa eletrônico, aparece uma mensagem escrita "ALIMENTE-ME COM UM GATO DE RUA" (FEED ME A STRAY CAT no original). Patrick pega um gato aos seus pés e saca a sua pistola, quando uma idosa impede-o e acaba morta por ele.
  • A cena da morte da garota de programa com a serra elétrica jogada do 7 andar é muito difícil de acreditar.
  • O advogado de Bateman não acredita na história que ele conta sobre a morte de Paul Allen, além de confirmar ter almoçado duas vezes com o suporte assassinado em Londres há pouco tempo.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Outras escalações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.