Ron Wood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ron Wood
Ron wood.jpg
Informação geral
Nome completo Ronald David Wood
Nascimento 1 de Junho de 1947 (67 anos)
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock, Hard rock, Blues, Country, R&B, Reggae
Instrumento(s) Guitarra, bateria, piano, violão
Afiliação(ões) The Jeff Beck Group, The Faces, The Rolling Stones, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam
Página oficial www.ronniewood.com

Ronald David "Ronnie" Wood (Londres, 1 de junho de 1947) é um guitarrista de rock and roll britânico, mais conhecido como ex-integrante dos The Faces e integrante, atualmente, dos The Rolling Stones.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wood começou sua carreira em 1964 com os The Birds. No final dos anos 60 ele passou a ser integrante da banda The Creation entrando depois para o Jeff Beck Group com o vocalista Rod Stewart. O grupo disbandou após o lançamento do álbum Beck-Ola em 1969.

Com Rod Stewart, Ron entrou para os The Small Faces, e logo depois o grupo foi renomeado para The Faces. Embora tenham ficado conhecidos nos Estados Unidos como a banda de apoio de Stewart, os Faces eram bem famosos no Reino Unido, rivalizando com os The Rolling Stones em popularidade.[1]

Durante os anos 70 Wood lançou alguns discos solo, incluindo um em parceria com Ronnie Lane, também ex-integrante dos The Faces, chamado Mahoney's Last Stand (1976).

Depois que Mick Taylor deixou os Rolling Stones em 1974, Wood o substituiu na guitarra a tempo de completar a gravação de Black and Blue, lançado em 1976,album que o tornaria um integrante legítimo da banda. Durante os anos 80 Wood continuou com os Rolling Stones, enquanto pintava e seguia sua carreira solo, tocando com artistas como David Bowie, Eric Clapton e Aretha Franklin.

Em 1993 ele e Rod Stewart gravaram um acústico pela MTV, que resultou em um álbum de enorme sucesso. Depois de uma intensa turnê promovida por Stewart nos EUA em 2004, a dupla anunciou planos de gravar um álbum chamado I'll Strut, You'll Sing que não foi concluído devido aos constantes compromissos de Wood com o Rolling Stones.

Em 11 de junho de 2008 foi anunciado que Wood e os demais integrantes do Faces planejam uma reunião do grupo.[2]

Notas e Referências

  1. "A Walk Through the Wood" - Mick Way (maio de 2007) (Future Publishing Ltd.): pg. 58-63
  2. "It's Official: Faces Reunion" - Mix 100.7 WMTX-FM

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ron Wood



Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.