TV Santa Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Santa Cruz
Televisão Santa Cruz Ltda.
TV Santa Cruz
Rua Montes Claros, 26 - Fátima
Cidade de concessão Itabuna, BA
Canais
04 VHF analógico
30 UHF e 4.1 virtual digital
Outros canais 'Analógico:
04 VHF (Porto Seguro)
07 VHF (Teixeira de Freitas)
09 VHF (Eunápolis)
13 VHF (Ilhéus)
Digital:
28 UHF (Ilhéus)
30 UHF Teixeira de Freitas)
30 UHF (Eunápolis
Disponibilidade por TV a Cabo:
Canal 08 (TV Cabo Itabuna)

Via Satelite: OI TV: Canal 04

Slogan Valorizando a Cutura BR
Rede Rede Globo
Fundador Antônio Carlos Magalhães
Proprietário Rede Bahia de Televisão
Fundação 15 de novembro de 1988 (25 anos)
Prefixo ZYA 302
Cobertura Sul e extremo sul da Bahia
Página oficial redeglobo.globo.com/redebahia

A TV Santa Cruz é uma emissora de televisão afiliada da Rede Globo, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A emissora pode ser assistida em lugares importantes do sul e extremo sul da Bahia como Ilhéus, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Eunápolis e várias cidades.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A TV Santa Cruz foi inaugurada em 15 de novembro de 1988. Foi a segunda emissora afiliada da Rede Globo no interior da Bahia (a primeira foi a TV Subaé, de Feira de Santana em janeiro de 1988). Porém, foi a primeira emissora do interior pertencente a Rede Bahia. Já, a TV Subaé teve o seu capital acionário a ser controlado pela Rede Bahia no ano de 2000.

Para inaugurar a sua primeira emissora no interior, a Rede Bahia enviou muitos dos seus profissionais de Salvador para implantar a TV Santa Cruz. Entre estes profissionais podemos destacar: João Neto (Gerência de Programação), Adelson (Gerência de Operações) e Carlos Ribas (Direção de Jornalismo). Quem também participou na implantação do Departamento de Jornalismo foi João Aldemir Venceslau (ex-Globo Minas/TV Leste) que ocupou as chefias de redação e reportagem, e com o retorno de Carlos Ribas para a TV Bahia em Salvador, assumiu a direção de jornalismo. Mais tarde o jornalista Aldemir Venceslau, acabou sendo transferido para a sede da Rede Bahia em Salvador. João Aldemir Venceslau também participou da implantação da TV Subaé em Feira de Santana.

O primeiro superintendente da TV Santa Cruz foi Carlos Macedo. Hoje, a emissora também possui uma rádio FM, a Bahia FM Sul.

Programação[editar | editar código-fonte]

Além de retransmitir a programação da Rede Globo e da Rede Bahia, a TV Santa Cruz produz os seguintes programas regionais de segunda à sábado:

  • Jornal da Manhã - Segunda a sexta às 6h30 com Abel Dias.
  • Bahia Meio Dia - Segunda a sábado às 12h00 com Roger Sarmento.
  • BATV - Segunda a sábado às 19h10 com Olga Amaral.

Equipe de reportagem[editar | editar código-fonte]

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

No ano de 2013, a Rede Bahia iniciou a digitalizar suas emissoras do interior, começando pela TV Subaé. Outorgou-se então o canal 30 (4.1 virtual) para a transmissão digital em Itabuna e o canal 28 (13.1 virtual) em Ilhéus. Em 11 de dezembro de 2013, o sinal digital da emissora foi lançado oficialmente para Itabuna e Ilhéus; Em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunapólis já estão em funcionamento pelo canal 30 (9.1 virtual) (entrou no ar no dia 19 de fevereiro, em teste) e foi anunciado oficialmente no dia 30 do mês de maio.

TV Santa Cruz Digital na OI TV

Em Março foi lançado o sinal da TV Santa Cruz Digital que está no satélite SES-6 pela operadora OI TV no Canal 04, assim a maior parte do estado que usa esse sinal pode ver a programação da TV Santa Cruz em sinal Digital e alguns programas da Rede Bahia e Rede Globo em sinal HDTV.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]