Umberto de Saxe-Coburgo-Gota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Umberto de Saxe-Coburgo-Gota
Príncipe de Saxe-Coburgo-Gota
Príncipe Umberto com sua irmã Sibila em 1917.
Nome completo
Dietmar Hubertus Friedrich Wilhelm Philipp
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota
Mãe Princesa Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein
Nascimento 24 de agosto de 1909
Schloss Reinhardsbrunn, Alemanha
Morte 26 de novembro de 1943 (34 anos)
Mosty Wielkie, Polônia

Umberto de Saxe-Coburgo-Gota (em alemão: Dietmar Hubertus Friedrich Wilhelm Philipp[1] ) (24 de agosto de 1909 — 26 de novembro de 1943) foi um membro da Casa de Saxe-Coburgo-Gota, o segundo filho varão de Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota e da Princesa Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Príncipe Umberto nasceu em Schloss Reinhardsbrunn, na Alemanha. Seu pai, Carlos Eduardo, foi o duque reinante de Saxe-Coburgo-Gotha, o único filho do príncipe Leopoldo, Duque de Albany, sendo assim um neto da rainha Vitória. Umberto, assim, detinha o título de um príncipe de Saxe-Coburgo e Gotha e um príncipe do Reino Unido, com o estilo de Sua Alteza como bisneto do monarca britânico.

Em 1917, Jorge V passou cartas patentes retirando os títulos de Príncipe e Princesa e o estilo de Sua Alteza para todos os bisnetos de um monarca britânico, privando Umberto de seus títulos britânicos. Em cima disto, no final da I Guerra Mundial, seu pai foi forçado a abdicar como Duque e se tornar um cidadão comum, conforme mandava a Titles Deprivation Act 1917.

Príncipe Umberto entrou para a Deutsches Heer, e viu a ação na frente oriental durante a II Guerra Mundial. Ele foi morto em ação em 26 de novembro de 1943, aos 34 anos, em Mosty, hoje Ucrânia.

Títulos, estilos, honras e armas[editar | editar código-fonte]

  • 24 de agosto de 1909 — 26 de novembro de 1947: Sua Alteza Príncipe Umberto de Saxe-Coburgo-Gota

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências