Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carlos Eduardo
Duque de Albany
Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota
Duque de Saxe-Coburgo-Gota
Reinado 30 de julho de 1900
a 14 de novembro de 1918
Predecessor Alfredo
Sucessor Monarquia abolida
Regente Ernesto, Príncipe Hereditário de Hohenlohe-Langemburgo (1900–1905)
 
Nascimento 19 de julho de 1884
Esher, Surrey, Reino Unido
Morte 6 de março de 1954 (69 anos)
Coburgo, Baviera, Alemanha Ocidental
Nome completo  
Leopold Charles Edward George Albert
Esposa Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg
Descendência João Leopoldo, Príncipe Hereditário
Sibila de Saxe-Coburgo-Gota
Umberto de Saxe-Coburgo-Gota
Carolina Matilde de Saxe-Coburgo-Gota
Frederico Josias de Saxe-Coburgo-Gota
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Leopoldo, Duque de Albany
Mãe Helena de Waldeck e Pyrmont
Religião Luteranismo

Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota (Surrey, 19 de julho de 1884Coburgo, 6 de março de 1954) foi de 1900 a 1918 o quarto e último duque soberano de Saxe-Coburgo-Gota. Era neto da rainha Vitória do Reino Unido e do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, sendo Príncipe do Reino Unido e Duque de Albany até a Lei de Privação de Títulos de 1917 que retirou os títulos britânicos de inimigos do país na Primeira Guerra Mundial.

O Príncipe Carlos Eduardo foi uma figura conhecida no Reino Unido, devido ao seu estatuto como Duque soberano de Saxe-Coburgo-Gota e Duque da Saxônia da Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim da Primeira Guerra Mundial e para dissociar a linhagem alemã da Família Real Britânica, todos os títulos germânicos foram abolidos pela Carta Patente do Rei Jorge V. Em 1918, ele foi forçado a abdicar do seu trono ducal e mais tarde por sua ligaçao familiar com a Alemanha e da admiração de Hitler por ele, juntou-se ao Partido Nazi de Adolf Hitler. Isso causou grande embaraço para a sua única irmã, Alice, Condessa de Athlone, que, no entanto, permaneceu fiel a ele para o resto de sua vida.[1]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Carlos Eduardo nasceu em Claremont House, perto de Esher, em Surrey. Seu pai era o Príncipe Leopoldo, Duque de Albany, o filho mais novo da Rainha Vitória e de Alberto, o Príncipe Consorte. Sua mãe era a Princesa Helena de Waldeck-Pyrmont.

Como seu pai morreu antes do seu nascimento, Carlos Eduardo sucedeu aos seus títulos imediatamente após o nascimento e recebeu o título de Sua Alteza Real o Duque de Albany.

Ele teve uma cerimónia de batismo privada em Claremont House, em 4 de agosto de 1884, duas semanas após seu nascimento e, batizado publicamente quatro meses mais tarde na Igreja Paroquial de Esher, em 4 de dezembro de 1884. Seus padrinhos foram a Rainha Vitória, Eduardo, Príncipe de Gales (mais tarde Rei Eduardo VII), a Princesa Cristiana de Schleswig-Holstein, a Marquesa de Lorne, a Princesa Frederica de Hanôver e Jorge Vítor, Príncipe de Waldeck-Pyrmont. Seu tio, Eduardo VII, fez dele Cavaleiro da Ordem da Jarreteira, em 15 de julho de 1902.

Como neto da Rainha Vitória I, o Duque era primo do Rei Jorge V do Reino Unido, da Rainha Maud da Noruega, do Grão-Duque Ernesto Luís de Hesse, da Imperatriz Alexandra da Rússia, da Rainha Maria da Roménia, da Rainha Sofia da Grécia e da Rainha Guilhermina dos Países Baixos (através da sua mãe). O Duque foi também primo do imperador alemão Guilherme II.

Duque de Saxe-Coburgo-Gota[editar | editar código-fonte]

Em 1900, com dezesseis anos de idade, o Príncipe Carlos Eduardo herdou o trono ducal de Saxe-Coburgo-Gota do seu tio Alfredo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota, sob ordem direta a partir do seu avô Alberto, Príncipe consorte, pois Alfredo, Príncipe Hereditário de Saxe-Coburgo-Gota, único filho do seu tio, morreu em 6 de fevereiro de 1899, e o seu tio Príncipe Artur, Duque de Connaught, terceiro filho da Rainha Vitória, renunciou, juntamente com os seus descendentes, às suas pretensões ao ducado em 15 de julho de 1899 [2]. Carlos Eduardo foi forçado pela Rainha Vitória a assumir o Ducado de Coburgo, na Alemanha, após uma série de mortes inesperadas de tios e primos. Transformado da noite para o dia de príncipe britânico em duque alemão, o curso de sua vida foi alterado de maneiras que ele nunca poderia ter imaginado, pois ele se viu no lugar errado, na hora errada. Carlos Eduardo estava frequentando a escola em Eton e sofreu ameaças de que iriam abater o primo dele, caso Carlos Eduardo não aceitasse o ducado. Enquanto estava na escola, sua mãe escreveu a Carlos Eduardo para influenciá-lo, dando-lhe um profundo senso de dever e obrigação. Com essa forte influência da sua mãe e avó, o jovem não teve alternativa, senão a de ocupar o trono de Coburgo, a fim de salvar a linha de Nobreza. Durante os cinco anos seguintes, ele reinou sob a regência do Príncipe Ernesto de Hohenlohe-Langenburg e sob a estrita orientação do Imperador Guilherme II. Após atingir a idade adulta, em julho de 1905, o Duque de Albany assumiu os seus plenos poderes constitucionais como Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota. Ele foi um monarca popular e progressista que promoveu o desenvolvimento econômico e social de seu ducado e se esforçou para melhorar a vida de seus súditos.

Casamento[editar | editar código-fonte]

O Duque e a Duquesa de Saxe-Coburgo-Gota.

O Imperador da Alemanha Guilherme II promoveu um casamento para o Duque Carlos Eduardo escolheu uma esposa perfeita para ele, sua sobrinha a Princesa Vitória Adelaide de Schleswig-Holstein, o noivado foi anunciado em Coburgo no dia 16 de fevereiro de 1905 [3]. O casamento aconteceu no Castelo de Glücksburg, em Holstein, no dia 11 de outubro de 1905. Ela era filha do Duque Frederico Fernando de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg. O Duque e a Duquesa de Saxe-Coburgo-Gota tiveram cinco filhos:

Através da sua filha, Sibila, Carlos Eduardo foi avô materno de Carlos XVI Gustavo da Suécia.

Oxford: Oxford University Press. p. 178. ISBN 0191008672.</ref>

Primeira Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

A Primeira Guerra Mundial causou um conflito de lealdade para Carlos, mas finalmente o Duque apoiou a Alemanha e organizou uma comissão como General do exército alemão. Consequentemente, em 1917 o rei Jorge V do Reino Unido decidiu mudar o nome da Casa Real britânica devido a sentimentos antigermânicos que prevaleciam na época, devido ao conflito com a Alemanha. O rei Jorge V era um membro da Casa de Saxe-Coburgo-Gota por meio de seu avô, o príncipe Albert, marido da rainha Vitória. Para mostrar solidariedade com seu povo e evitar qualquer associação negativa com a Alemanha, ele renunciou aos títulos e sobrenomes alemães e adotou o nome da Casa de Windsor, retirando os títulos daqueles que haviam sido leais a ancestralidade alemã. Assim, a Casa Real britânica passou a ser conhecida como a Casa de Windsor a partir desse momento. Isso foi uma medida simbólica e política para mostrar lealdade à Grã-Bretanha durante um período de tensões internacionais. Como resultado, os membros da família real britânica passaram a ser oficialmente conhecidos como membros da Casa de Windsor, e essa designação foi mantida nas gerações subsequentes.

Segunda Guerra Mundial, nazismo e últimos anos[editar | editar código-fonte]

O Duque discursando em um comício nazista em 1935 .

Durante a II Guerra Mundial, os seus três filhos serviram nas Forças Armadas Alemãs. Carlos Eduardo ingressou formalmente no Partido Nazista em março de 1933, e nesse mesmo ano, tornou-se membro das SA, alcançando ao posto de Obergruppenführer em 1936.[4] De 1936 a 1945, serviu como membro do Reichstag, representando o Partido Nazista, e foi presidente da Cruz Vermelha Alemã de dezembro de 1933 a 1945.

Ele compareceu ao funeral de Jorge V como representante de Hitler,[5] Hitler o usou para encorajar os sentimentos pró-nazistas do Duque de Windsor e sua esposa.[6] Em 1945, o Führer ordenou que ele não fosse capturado por causa da grande quantidade de informações privilegiadas que ele possuía.[7]

Quando a guerra terminou, o Ducado de Saxe-Coburgo-Gota foi dividido pelos Aliados depois da guerra e o Exército Soviético apropriou-se de uma grande parte do património familiar na zona de ocupação.

O ex-Duque de Saxe-Coburgo-Gota assistiu em 1953 à coroação da sua prima Isabel II em Londres. Carlos Eduardo um dos mais antigos netos da linhagem masculina da rainha Vitória, Morreu em 1954.

Títulos e honras[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Honras[editar | editar código-fonte]

Na mídia[editar | editar código-fonte]

Em 2 de junho de 2008, o British Channel 4 exibiu um documentário de uma hora sobre Carlos Eduardo chamado "Hitler's Favourite Real". É feito com filmagens originais e fotografias de todas as fases da vida, tanto privada como pública, do Duque, a sua adesão ao Partido Nazista, o seu apoio a Adolf Hitler e outros aspectos. Vários historiadores internacionais comentaram sobre os acontecimentos e questões que giram em torno da sua vida, lembrando a opinião pública da sua existência e reavivando o debate público, mais uma vez.[8]

Referências

  1. «Gazeta de Londres: Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota». Arquivado do original em 3 de dezembro de 2010 
  2. «House laws of Saxe-Coburg and Gotha». www.heraldica.org. Consultado em 25 de setembro de 2022 
  3. «ANGLO-GERMAN DUKE TO WED.; Young Ruler of Saxe-Coburg Engaged to the Kaiserin's Niece.». The New York Times (em inglês). 17 de fevereiro de 1905. ISSN 0362-4331. Consultado em 28 de setembro de 2022 
  4. «Documents on German Foreign Policy, 1918–1945, from the Archives of the German Foreign Ministry». U.S. Government Printing Office. 31 de dezembro de 2017. Consultado em 31 de dezembro de 2017 – via Google Books 
  5. Wilson, Jim (30 de setembro de 2011). Nazi Princess: Hitler, Lord Rothermere and Princess Stephanie von Hohenlohe. [S.l.]: The History Press. ISBN 9780752466743. Consultado em 31 de dezembro de 2017 – via Google Books 
  6. Morton, Andrew (10 de março de 2015). 17 Carnations: The Royals, the Nazis, and the Biggest Cover-Up in History. [S.l.]: Grand Central Publishing. ISBN 9781455527090. Consultado em 31 de dezembro de 2017 – via Google Books 
  7. Hellen, Nicholas (26 de julho de 2015). «Royal family's Nazi prince was on the Führer's payroll». Thetimes.co.uk. Consultado em 31 de dezembro de 2017 
  8. «"Hitler's Favourite Real"». Arquivado do original em 23 de dezembro de 2009 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carlos Eduardo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota