5 (canal de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
5
The Five Network
Tipo Rede de televisão aberta
País Filipinas
Fundação 1 de março de 1960 (lançamento original)
23 de outubro de 1992 (relançar)
por Chino Roces
Pertence a TV5 Network, Inc.
Proprietário MediaQuest Holdings, Inc.
Presidente Manuel Pangilinan (presidente)
Chot Reyes
(presidente e executivo-chefe)
Cidade de origem Ph seal Mandaluyong.png Mandaluyong
Sede Ph seal Mandaluyong.png Mandaluyong
Estúdios TV5 Media Center, Reliance corner Sheridan Streets, Mandaluyong City
Slogan Get It on 5 (Obtê-lo na 5)
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos 5 Plus
One News
One PH
One Sports
PBA Rush
Fox Filipino
Sari-Sari Channel
Colours
Cobertura 100% do território nacional
Cobertura internacional Kapatid Channel
Nome(s) anterior(es) Associated Broadcasting Corporation (1960-1972)
Associated Broadcasting Company/ABC-5 (1992-2008)
TV5 (2008-2018)
Página oficial tv5.com.ph
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Canal 5 VHF (Manila)
Digital
Canal 5.02
Disponibilidade por satélite
Cignal
Canal 5
Sky Direct
Canal 5
G-Sat
Canal 5
Disponibilidade por cabo
SkyCable
Canal 10
Cablelink
Canal 10

TV5 (agora conhecido como The Five Network ou simplesmente 5) é uma rede de televisão filipina, que faz parte da MediaQuest Holdings, Inc.

Fundada em 1960, a estação, conhecida então como ABC 5, era de propriedade de Joaquin "Chino" Roces, que detinha o jornal The Manila Times, e como um dos canais de televisão mais vistos na época, e um feroz concorrente da líder de público absoluto, ABS-CBN. Foi encerrado em 1972, e voltou no dia 21 de setembro de 1992, embora sob o comando do empresário Edward Tan. No começo, ele fez um desempenho forte, colocado em terceiro lugar na audiência por trás do ABS-CBN e GMA, mas o ressurgimento da RPN e do IBC, juntamente com a crise financeira asiática e a crescente rivalidade entre ABS-CBN e GMA, fizeram cair ABC em um estado de ruína financeira. Mesmo depois de uma aquisição por Eduardo Cojuangco, ex-presidente do PLDT e proprietário do Dream Satellite, a estação não conseguiu recuperar lucros e audiência.

Em 2008, tornou-se TV5, depois que Cojuangco entrou em parceria com a MPB Primedia, uma empresa filipina da Media Prima, empresa de mídia da Malásia. Dois anos depois, a estação foi vendida para a MediaQuest Holdings, de propriedade do PLDT, com o novo presidente Manuel Pangilinan, prometendo fazer da TV5 o líder do público, superando o ABS-CBN eo GMA. Ele teve sucesso inicialmente, trazendo estrelas anteriormente da ABS-CBN e da GMA e com shows bem-sucedidos, mas com seus novos investimentos, suas perdas dispararam e a TV5 novamente caiu em uma queda nos lançamentos no meio de 2010. Apesar disso, tornou-se o terceiro lugar absoluto entre as audiências no país até 2018. Atualmente, ele (a ser renomeada como One TV em abril de 2020) é a quinta rede mais assistida no país.

História[editar | editar código-fonte]

Como ABC (1960-1972, 1992-2008)[editar | editar código-fonte]

Os primeiros anos (1960-1972)[editar | editar código-fonte]

Joaquin "Chino" Roces, proprietário do Manila Times, recebeu uma franquia de rádio-TV do Congresso sob a Lei 2945 do Congresso em 19 de junho de 1960. Depois fundou a Associated Broadcasting Corporation com seus primeiros estúdios em Pasong Tamo, tornando-se a quarta rede de televisão estabelecido no país. A ABC operava serviços de rádio e televisão de 1960 a 23 de setembro de 1972, quando o presidente Ferdinand E. Marcos declarou a Lei Marcial. Tanto o ABC quanto o Manila Times foram desligados à força como resultado dos rivais ABS-CBN, RBS e as transmissões de rádio e televisão da MBC também encerradas por lei marcial naquele dia.

Até aquele dia, era considerado um dos maiores rivais do ABS-CBN, líder absoluto na audiência.

Após a Revolução do Poder Popular em 1986, Chino Roces fez uma representação bem-sucedida com o presidente Corazon Cojuangco-Aquino para a reintegração da rede. O ABS-CBN reabriu naquele ano sob seus proprietários originais e recuperou a liderança dois anos depois, mas a ABC ainda não foi reaberta até que fez uma transmissão de teste em 1991 e finalmente reabriu em 1992. Com a morte de Chino Roces em 1988, seu filho Edgardo Roces seria o único a reabrir a rede.

Novos acionistas liderados pelo veterano da transmissão Edward Tan e Edgardo Roces começaram a árdua tarefa de retomar as transmissões. A Comissão de Valores Mobiliários concedeu seu pedido de aumento de capitalização e emendas aos estatutos e estatutos da ABC. Eles receberam subsequentemente uma permissão para operar pela Comissão Nacional de Telecomunicações (NTC).

O retorno e o crescimento (1992–2003)[editar | editar código-fonte]

A ABC inaugurou seu complexo de estúdios e torre transmissora em San Bartolome, Novaliches, Quezon City em 1990 e começou a testar transmissões no final de 1991; oficialmente e finalmente retornando ao ar como a Associated Broadcasting Company em 21 de fevereiro de 1992 com um indicativo diferente da estação principal, DWET-TV e um novo nome corporativo, Associated Broadcasting Company.

Em poucos meses, a ABC conquistou o 3º lugar no público (atrás de ABS-CBN e GMA) - impulsionada ainda mais por sucessos como Wow Mali!, Tondominium, Tropang Trumpo e Big News, apresentando estrelas e personalidades de seus rivais (em contratos exclusivos ou não exclusivos). Sustentou essa posição por dois anos.

A ABC adquiriu uma nova franquia de 25 anos para operar em 9 de dezembro de 1994 sob a Lei da República 7831 (que expira em 9 de dezembro de 2019), assinada pelo Presidente Fidel Valdez Ramos. No mesmo ano, foi transmitido por satélite em todo o país. Em uma onda de crescimento fenomenal, a ABC ganhou sua reputação como "The Fastest Growing Network" sob a nova executiva de rede Tina Monzon-Palma, que atuou como Chief Operating Officer.

No entanto, em 1996, a RPN lançou o Marimar, que provou ser um grande sucesso e superou os programas das duas principais redes por um tempo. Enquanto o ABS-CBN e o GMA se recuperaram em breve, a ABC sofreu um impacto direto, subindo demais para o 4º lugar e depois para o 5º lugar no ano seguinte - resultado também do ressurgimento do IBC, resultado de uma reformulação da programação da parte do Canal 13, que incluiu a aquisição dos jogos de basquete do PBA.

Em 1999, um ano em que houve outro sucesso no programa de paródia Ispup, a ABC venceu a RPN pelo 4º lugar, mas caiu novamente, agora para 6º no ano seguinte - vencida até pelo Studio 23, o canal UHF do ABS-CBN.

Em 2001, a ABC começou a produzir versões locais de The Price Is Right (hospedado por Dawn Zulueta e posteriormente adquirido pela ABS-CBN); Wheel of Fortune (hospedado por Rustom Padilla, posteriormente adquirido pela ABS-CBN); e Family Feud (hospedado por Ogie Alcasid, posteriormente adquirido pela GMA Network e depois pelo ABS-CBN). Isso ocorreu durante o auge do frenesi do game show nas redes filipinas, provocada pelo sucesso das edições filipinas da IBC de Quem Quer Ser Milionário? (hospedado por Christopher de Leon, que depois é transferido para a TV5 hospedada por Vic Sotto) e The Weakest Link (hospedado por Edu Manzano).

Era de Eduardo Cojuangco (2003-2008)[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2003, a ABC, que alcançava o sexto lugar na audiência, foi adquirida por um grupo liderado pelo empresário Antonio "Tonyboy" O. Cojuangco, ex-presidente da Companhia Telefônica de Longa Distância das Filipinas (PLDT) e proprietário da Dream Satellite Broadcasting e Bank of Commerce, entre outros ativos. Cojuangco era o presidente e CEO da ABC na época. A nova administração introduziu muitas mudanças, incluindo uma divisão mais forte de notícias e assuntos públicos, modernização de seus equipamentos de transmissão e aquisição de direitos de transmissão de jogos da Philippine Basketball Association.

Até então e particularmente no ano que passou, a briga pela liderança do público havia se tornado uma corrida de cavalos entre o ABS-CBN e o GMA. Para combater isso, a rede também lançou uma nova campanha publicitária e slogan "Iba Tayo!" ("Somos diferentes!"), Que enfatizou a nova formação como sendo mais distinta e nova do que o que estava sendo veiculado por seus concorrentes na época, visando o crescente mercado jovem de classe média a alta.

A ABC continuou a apoiar a Family Rosary Crusade, e sua campanha de pré-identificação religiosa "Please Pray the Rosary" foi executada antes de todos os programas da rede até que o plugue gradualmente desaparecesse devido à reformulação da programação da rede.

Em 2005, a ABC ganhou o prêmio "Outstanding TV Station" - um prêmio que historicamente foi concedido à ABS-CBN ou à GMA (até 2003, quando a GMA se retirou do KBP devido a divergências entre os dois) - no KBP Golden Dove Awards de 2005, com vários outros programas da rede, também ganhando prêmios em suas respectivas categorias.

Embora os novos empreendimentos incluíssem o renascimento de Wow Mali como Wow Maling Mali e Philippine Idol, ele não conseguiu atualizar a ABC com seus maiores rivais. Em meados dos anos 2000, estava sendo derrotado pelo canal secundário da GMA, QTV.

À beira da falência (2007-2008)[editar | editar código-fonte]

No início de 2007, a ABC implementou uma série de cortes no orçamento, principalmente direcionados ao seu departamento de notícias, que demitiu a maioria de seus funcionários. Os cortes, realizados antes das eleições gerais de 2007, deixaram o ABC quase incapaz de cobertura.

Em novembro de 2007, a ABC estreou uma série de novas programações esportivas, incluindo basquete da NBA, boxe profissional e eventos da WWE, como parte de um novo contrato de cinco anos com a Solar Entertainment. No entanto, devido a seus altos custos e classificações ruins, esses programas foram retirados posteriormente ao longo de 2008, e seu programa de revisão da NBA "House of Hoops" também foi cortado e, eventualmente, cancelado em abril de 2008. No entanto, muitos desses programas, juntamente com o PBA (como a ABC optou por não renovar seu contrato até o final após a Conferência Fiesta de 2008) seria contratado pela RPN, que havia iniciado uma parceria muito mais ampla com a Solar no início de 2007, o que levou à privatização desta última em 2011.

Como TV5/5 (2008-2020)[editar | editar código-fonte]

Parceria ABC-MPB Primedia (2008–2010)[editar | editar código-fonte]

Em março de 2008, Cojuangco anunciou que a ABC havia firmado uma parceria com a MPB Primedia Inc., uma empresa local apoiada pela Media Prima Berhad da Malásia, a principal emissora de TV da Malásia, como parte de uma estratégia de longo prazo para tornar a rede mais competitiva. . A MPB Primedia, enquanto isso, foi formada para servir como um ativo inicial para o fundo de capital privado proposto pela Media Prima para investir em várias empresas de mídia no Sudeste Asiático. Como parte do acordo, a MPB Primedia Inc. produziria e forneceria a maioria dos programas de entretenimento, enquanto a ABC continuaria sendo responsável pela programação de notícias e operação das estações. A MPB Primedia também recebeu o direito exclusivo de agendar e gerenciar a venda do tempo de antena da ABC-5. Christopher Sy foi nomeado CEO da MPB Primedia, Inc .; ele serviu nessa capacidade até sua demissão em janeiro de 2009 devido a diferenças relatadas no estilo de gerenciamento.

A ABC assinou pela última vez por volta das 22:00 PHT de 8 de agosto de 2008 com seu noticiário noturno Sentro como o último programa no ar e depois transmitiu uma contagem regressiva para seu relançamento por grande parte do dia seguinte até as 19: 00 PHT, quando a rede foi oficialmente relançada sob o novo nome de TV5. Sua programação, que foi revigorada com nomes como Juicy !, Lokomoko e Talentadong Pinoy, além de títulos de anime no horário nobre, visa "Pinoys progressivos, incluindo jovens de coração" (classes de mercado C e D), e apresentou sua recentemente atualizado transmissor de TV estéreo de 120 quilowatts.

Shall We Dance, alguns programas de Nick na TV5, Kerygma TV, Light Talk e Sunday TV Mass foram os únicos programas da ABC que foram transmitidos para a programação da TV5.

Em dezembro de 2008, a GMA Network, Inc. abriu um processo contra a ABC, a MPB e a MPB Primedia, alegando que a concessão de tempo de antena da TV5 à Media Prima destinava-se a contornar os regulamentos que restringiam a propriedade estrangeira de empresas de transmissão. Em resposta, o chefe de relações com a mídia da ABC, Pat Marcelo-Magbanua, reiterou que a rede era uma empresa filipina que era autorregistrada e administrada por filipinos.

Apesar do processo, os ratings da rede foram revitalizados pela nova administração. Em setembro de 2008, a TV5 saltou de volta para o 3º lugar na audiência, ganhando audiência em seu bloco matinal de Nick na TV5 e em seu antigo bloco de anime no horário nobre da AniMEGA. Sua participação no público aumentou 484%, de 1,9% em julho de 2008 (antes da mudança de marca) para 11,1% em setembro de 2009.

O crescimento da TV5, por sua vez, afetou negativamente a QTV, que foi relançada como Q e depois reposicionada de mulheres para jovens. Por fim, fracassou, forçando a GMA a fechar o Q - também um empreendimento que perdia dinheiro - e substituindo-a pela GMA News TV.

Como parte do PLDT (2010-2020)[editar | editar código-fonte]

Sucesso fenomenal (2010-2013)[editar | editar código-fonte]

Em 20 de outubro de 2009, a Media Prima anunciou que iria alienar sua participação na MPB Primedia / TV5, juntamente com suas emissoras afiliadas da ABC, e vendê-la para a divisão de transmissão da Philippine Long Distance Telephone Company', MediaQuest Holdings, contribuindo para a empresa perdas durante o ano.

A aquisição foi anunciada oficialmente pelo presidente Manuel V. Pangilinan em 2 de março de 2010, juntamente com o anúncio de uma nova programação para estrear na rede, além de uma nova campanha que se autodenomina a rede "Kapatid" ("irmão") , a par dos seus rivais ABS-CBN e GMA Network.

A Dream FM e suas estações afiliadas em outras partes do país não fizeram parte da aquisição e permaneceram sob a administração de Cojuangco, liderada pelo ex-acionista da ABC Anton Lagdameo; que, em seguida, adquiriu uma participação não controladora na Interactive Broadcast Media (IBMI), para continuar as operações das estações, que ficaram conhecidas coletivamente como Dream FM Network, tendo a IBMI como sua licenciada até seu fechamento em junho de 2011, com o tempo de antena de sua principal estação de Manila sendo vendida para o Ultrasonic Broadcasting System e relançada como Energy FM.

Com a nova administração, a TV5 conquistou ainda mais estrelas das duas principais redes para liderar seus programas (novamente em contratos exclusivos ou não exclusivos), que foi melhorada com novos programas estrelados como Aksyon, Willing Willie, Sapul sa Singko, e Laugh or Lose.

A TV5 teve um sucesso extremo no quarto trimestre de 2010, principalmente em novembro, onde conquistou a liderança do público no horário nobre de Mega Manila, aos sábados, e depois aos domingos. Dos 8,4% de participação do público em 2009, a TV5 registrou 26,7% de 17 a 23 de novembro de 2010 - um salto de 217%, já que o ABS-CBN e o GMA enfrentaram quedas acima de 20%. Quase um mês depois, na semana de 12 a 18 de dezembro, ele venceu o ABS-CBN e tornou-se o vice-campeão dessa semana.

Em 1 de outubro de 2010, a TV5 assumiu o gerenciamento das estações da MediaQuest Nation Broadcasting Corporation; O DWFM foi relançado como uma estação de rádio da TV5 em 8 de novembro de 2010, o Radyo5 92.3 News FM e o DWNB-TV foi relançado como AksyonTV em 21 de fevereiro de 2011, um canal de notícias baseado no noticiário da TV5 Aksyon.

Em seguida, através da Sports5, recuperou os direitos de cobertura dos jogos de basquete do PBA, primeiro no bloco AKTV no IBC 13 como parte de um acordo de bloqueio, e depois novamente no TV5 depois que o AKTV desistiu. Também apreendeu direitos à liga United Football e à NCAA (até 2015, quando voltou ao ABS-CBN).

De 2010 a 2013, continuou sua série de vitórias com T3, Kumare Club, Artista Academy e Pinoy Explorer.

Antes disso, porém, em 2001, a MediaQuest comprou uma participação de controle na GMA Network. Isso foi até 2006, quando uma tentativa de adquirir o GMA falhou. A MediaQuest tentou novamente adquirir a GMA em 2012, provocando rumores de uma possível fusão com a TV5, mas as negociações fracassaram.

Em um ponto em 2012, mantendo a posição atual, a TV5 conseguiu superar a GMA e se tornar a segunda rede mais assistida nas principais cidades de Visayas e Mindanao, incluindo Iloilo, Cebu, Bacolod, Davao, Cagayan de Oro; e até compartilhou o primeiro lugar com o ABS-CBN na cidade de General Santos. Naquele ano, era a terceira rede mais assistida em todo o país, com 11%.

Mas o sucesso de seu público não se traduz necessariamente em lucros fortes. Enquanto o ABS-CBN e a GMA continuaram a obter lucros, a TV5, de 2010 a 2013, continuou a sofrer enormes perdas. Isso atrasaria a construção de sua nova sede, o TV5 Media Center na cidade de Mandaluyong. Em 2013, apenas a primeira fase foi aberta. A 2ª fase, entretanto, só seria aberta 3 anos depois, em 2016. Um ano depois, foi renomeada como "Launchpad Center", servindo também como sede de outra empresa PLDT, a Voyager Innovations, Inc.

Em 2012, Wilma Galvante, ex-chefe de entretenimento da GMA e uma figura-chave no sucesso do Channel 7, se aposentou da GMA para ingressar na TV5. Em 2013, ela desempenharia um papel na melhoria do público da rede através de novos programas nos blocos de programação Weekend Do it Better e Everyday All The Way, incluindo Killer Karaoke, Face the People, Madam Chairman e Let's Ask Pilipinas. Mas, embora inicialmente tenha tido sucesso, o momento teve vida curta e seu público começou a declinar gradualmente, levando ao cancelamento logo em seguida.

Terceiro declínio (2014-2018)[editar | editar código-fonte]

O TV5 finalmente não conseguiu sustentar o sucesso momentâneo de sua programação. Em 2014, com o fracasso de muitos programas de entretenimento e como suas perdas começaram a afetar a rede, sua participação no público caiu para o território de um dígito, para 9%. No entanto, permaneceu no 3º lugar pelos próximos três anos - um período em que essa posição seria ameaçada pelos canais de TDT pertencentes à ABS-CBN. Com o apoio cada vez menor ao conteúdo original, a TV5 mudou gradualmente seu foco para programas estrangeiros.

Seus noticiários também foram unificados pela marca Aksyon naquele ano.

Desde que a Pangilinan adquiriu a TV5, a rede sofreu perdas e dívidas crescentes provocadas por poucos anunciantes (por exemplo, Unilever), além de digitalização. Isso forçou a rede a implementar uma série de contenção de seus funcionários. A maior redução ocorreu em setembro de 2015, quando a divisão de entretenimento da TV5 estava à beira da dissolução e seus funcionários foram demitidos, incluindo Wilma Galvante, sua diretora de conteúdo de entretenimento. Dos 4.000 funcionários em meados de 2013, a série de cortes redimensiona a TV5 para apenas cerca de 700 funcionários até o final de 2017.

Incapaz de produzir conteúdo original, a TV5 nomeou o CEO da Viva Entertainment, Vicente "Vic" Del Rosario como o novo estrategista chefe de entretenimento da rede, implementando mudanças na programação de entretenimento da TV5. Isso incluiu a formação da joint venture Viva-TV5 Sari-Sari Channel e a terceirização da Viva Television para seus programas de entretenimento, incluindo o renascimento de Ang Panday, o retorno de Diether Ocampo e o conjunto de Claudine Barretto em Bakit Manipis ang Ulap? e shows da estação irmã MTV Pinoy, como Top 20 Pilipinas. Novos shows começaram a ir ao ar entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, mas foram cancelados alguns meses depois devido à falta de suporte de publicidade e classificações ruins.

Desde janeiro de 2016, TV5 e Cignal via Hyper serão o parceiro oficial de TV gratuita e TV paga, respectivamente, do Ultimate Fighting Championship nas Filipinas.

Em julho de 2016, a TV5 começou a transmitir programas selecionados da MTV e da MTV International como Catfish, Ridiculousness e Ex on the Beach depois de fechar um contrato com a Viacom International Media Networks naquele mês para criar o novo bloco da MTV na TV5.

Em 8 de setembro de 2016, a TV5 cancelou seus programas produzidos localmente Aksyon Bisaya (Cebu) e Aksyon Dabaw (Davao) devido a medidas de redução de custos. Com essa mudança, o pessoal permaneceu empregado, pois continuará enviando relatórios para os noticiários da Aksyon.

Em 30 de setembro de 2016, o presidente e CEO da TV5, Emmanuel "Noel" C. Lorenzana, deixou o cargo. Ele foi substituído pelo técnico de basquete e chefe do Sports5 / D5 Studio, Vicente "Chot" Reyes no dia seguinte. Após sua nomeação, a rede anunciou que contrataria cerca de 200 funcionários como parte da digitalização da TV5.

Em abril de 2017, a TV5 adquiriu os direitos de transmissão da WWE após a decisão da Fox Filipinas de não renovar seu contrato com a WWE devido a razões desconhecidas. A rede anteriormente tratava dos direitos de 2007 a 2008 e 2010.

Em 12 de outubro de 2017, a TV5 Network anunciou sua parceria com a ESPN, licenciando seus direitos PBA, UFC, PSL e NFL e dando à TV5 acesso aos programas e conteúdos da ESPN. A parceria formou a marca ESPN5, que está no ar na TV5 e na AksyonTV. O referido acordo vem em resposta à mudança formal, embora temporária, da rede de uma estação de entretenimento geral para um canal de esportes e notícias.

The 5 Network (2018-atual)[editar | editar código-fonte]

Em 17 de fevereiro de 2018, de acordo com as recentes mudanças na rede e em comemoração ao seu 10º aniversário, a TV5 foi relançada como The 5 Network ou simplesmente 5 com um novo logotipo e ID de estação intitulado Get It on 5, enquanto a TV na o quadrante superior direito do logotipo foi descartado, tornando mais flexível para as outras divisões usá-lo como parte de sua própria identidade. Além da rebranding, a grade de programação da TV5 também se dividiu em três blocos: ESPN5 (Esportes), Notícias 5 e On 5 (Entretenimento, Anime, Cartoons, Informativo e Compras para TV em Casa), juntamente com o D5 Studio (Conteúdo Digital) e o Studio 5 (Produções filipinas de classe mundial para o público em todas as plataformas).

Juntamente com a rebrand, o apelido Kapatid também foi enfatizado e agora é usado apenas pelo News5 e pelo ESPN5 em alguns de seus programas. Mas a mudança mais visível foi a frase lenta e silenciosa de filmes dublados por filipinos e programação adquirida no exterior, um recurso que remonta à era MPB Primedia em 2008. Hoje, ainda mais do Disney Club em 5 programas e mais filmes agora são exibidos no idioma inglês.

Nesse ano, após 9 anos em terceiro lugar na audiência nacional, foi derrotado pelo CineMo, canal de TDT de propriedade da ABS-CBN, e caiu para o 4º lugar. Enquanto cinco anos atrás tinha 11% de participação (em 2013), em 2018 tem apenas 3% (contra 4% do CineMo) - uma queda livre de 73%.

Em 13 de janeiro de 2019, coincidindo com a reformatação do AksyonTV para 5 Plus, 5 introduziu uma variação do seu logotipo de 2018. Desde então, também incluiu os sites da divisão que produzia a exibição do programa (por exemplo, TV5.com.ph para entretenimento e relógios de ponto) como parte de seus gráficos na tela.

Em 3 de junho de 2019, Chot Reyes se aposentou como Presidente e CEO da TV5, que foi imediatamente substituído por Jane Basas, que lidera a provedora de TV paga e a empresa de rádio Cignal TV / Mediascape. Desde sua nomeação, 5 começou a terceirizar notícias e programação esportiva de seus canais Cignal, co-propriedade One News, One PH, One Sports e PBA Rush; também retirou gradualmente os programas ESPN5 diurnos e o transferiu para a estação de TV gratuita irmã 5 Plus, em favor de programas de entretenimento arquivados e blocos de filmes expandidos. Jane Basas mais tarde revelou planos futuros para a rede; que inclui reter seus programas de notícias e conteúdo esportivo existentes no horário nobre e reintroduzir a programação de entretenimento original através da terceirização da Cignal Entertainment e de outros grandes criadores de blocos. A rede também viu o retorno do ex-executivo da TV5, Perci Intalan, como chefe de programação da emissora em novembro.

A TV5 Network obteve sua extensão de franquia de 25 anos sob a Lei da República 11320, mas entrou em vigor em 22 de abril de 2019 sem a assinatura do Presidente Rodrigo Roa Duterte coincidir com a extensão de franquia de 25 anos da CBCP sob a Lei da República 11319 e também entrou em vigor em naquele mesmo dia sem a assinatura do chefe do executivo.

Em 4 de fevereiro de 2020, Robert P. Galang foi nomeado como o novo Presidente e CEO da TV5 Network e Cignal TV, substituindo Basas que foi nomeado como o novo Diretor de Marketing da Smart Communications.

Como One TV (em breve)[editar | editar código-fonte]

Em 8 de março de 2020, o canal irmão 5, a 5 Plus foi relançado como One Sports (deixando de ser um canal de televisão paga exclusivo da Cignal), com a divisão ESPN5 também sendo renomeada e incorporada à marca mencionada acima. Como resultado, toda a programação esportiva no 5 não tem mais o banner da ESPN5. Apesar da mudança, a parceria da ESPN5 continua on-line, com o ESPN5.com servindo como o portal esportivo de fato da One Sports e da ESPN nas Filipinas.

No mesmo dia, foi anunciado que 5, depois de 12 anos, seria renomeado como One TV (adotando os canais com a marca "One" da Cignal TV) em 13 de abril de 2020.

Logotipos e Slogans[editar | editar código-fonte]

Logotipos[editar | editar código-fonte]

  • 1960: um logotipo do número 5 derivado de sua estação emblemática em Metro Manila, DWET-TV, transportado no Canal 5.
  • 1992: Um ícone de ciclone (semelhante ao RecordTV), incorporando as cores cores vermelha, azul e verde, que compõe um pixel mostrado na televisão. O logotipo foi acompanhado por um número 5 estilizado.
  • 1995: o número 5 foi removido deixando o ciclone.
  • 1996: o ciclone e o nome do ABC foram encerrados em uma caixa.
  • 2000: O ciclone, ainda encerrado em uma caixa, mudou-se para o topo do nome do ABC.
  • 2001: A caixa foi removida e adicionou seu slogan: "Come Home to ABC".
  • 2004: o logotipo foi incluído em um círculo amarelo.
  • 2008: Quando se tornou TV5, o logotipo tinha um número 5 com o texto da TV no centro e dentro de um aparelho de TV tremendo.
  • 2010: O aparelho de TV foi substituído por uma esfera vermelha brilhante e o texto da TV, agora em maiúscula, foi movido para o topo dos 5.
  • 2018: O logotipo adotou um design plano e as palavras "TV" foram removidas.
  • 2019: Uma versão modificada do logotipo de 2018, em que o círculo sólido é substituído por um círculo com uma linha vermelha.

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • 1960-1972: The Network (A rede)
  • 1992-1994, 2001-2004: Come Home to ABC (Venha para casa em ABC)
  • 1992: Catch Up with Today TV (Acompanhe a TV de hoje)
  • 1993-1997: The Fastest Growing Network (A rede de crescimento mais rápido)
  • 1994-1995: The Big Leap (O maior salto)
  • 1995-1996: In the Big League (Na grande liga)
  • 1996-1999: Reaching Out to You (Chegando a você)
  • 2000-2001: We Are The New Generation (Nós somos a nova geração)
  • 2004-2008: Iba Tayo! (Nós somos diferentes!)
  • 2008-2010: Shake mo TV mo! (Agite sua TV!)
  • 2010-2013: Para Sa'yo Kapatid (para o seu irmão)
  • 2013-2014: Weekend Do it Better (Fim de semana melhor)
  • 2014-2016: Happy Ka Dito! (feliz voce aqui!)
  • 2015: Ber-y Happy Ka Dito!
  • 2016-2017: Find your Happy Here (Encontre o seu feliz aqui)
  • 2017-2018: Choose Courage (Escolha Coragem)
  • 2018-atualmente: Get it on 5 (Obtenha na 5)
  • 2020 (em breve): ONEderful! (Maravilhoso!)

Programas[editar | editar código-fonte]

Segunda a Sexta[editar | editar código-fonte]

País Título do programa Gênero Hora
Filipinas
Aksyon Telejornalismo 05:00 (Aksyon sa Umaga)
11:45 (Aksyon sa Tanghali)
18:15 (Aksyon)
22:45 (Aksyon Tonite)
Estados Unidos
Sofia the First Desenho animado 06:30
Estados Unidos
Higglytown Heroes Desenho animado 07:00
Estados Unidos
Doc McStuffins Desenho animado 07:30
Estados Unidos
Teacher's Pet Desenho animado 08:00
Austrália
Hi-5 Infantil 08:30
Estados Unidos Japão
Transformers Animated Anime 09:00
Japão
Rockman.EXE Beast Anime 09:30
Filipinas
Happy Wife, Happy Life Talk show 10:00
Filipinas
Healing Galing sa TV5 Talk show 10:45
Filipinas
Showbiz Konek na Konek Talk show 11:15
Filipinas
T3: Enforced Talk show 12:30
Filipinas
Movie Max 5 Cinema 13:00
14:45
16:15
19:00
Filipinas
PBA Desporte 16:15 (antecipar Movie Max 5)
19:00 (antecipar Movie Max 5)
Filipinas
Wattpad Presents Série 21:00
Estados Unidos
Supernatural Série 21:30
Filipinas
Extreme Series: Kaya Mo Ba 'To? Reality show 22:15
Filipinas
Reaksyon Programa jornalístico 23:15
Filipinas
Demolition Job (Segunda) Programa jornalístico 23:30
Filipinas
Numero (Terça) Programa jornalístico 23:30
Filipinas
History with Lourd: Tsismis Noon, Kasaysayan Ngayon (Quarta) Programa jornalístico 23:30
Filipinas
Unang Tikim (Quinta) Programa jornalístico 23:30
Filipinas
Astig (Sexta) Programa jornalístico 23:30
Filipinas
Shop Japan Infomercial 00:00

Sábado e Domingo[editar | editar código-fonte]

País Título do programa Gênero Hora
Filipinas
Family Matters (Sábado) Religioso 06:00
Filipinas
Kakaibang Lunas (Sábado) Programa jornalístico 06:30
Estados Unidos
Kim Possible Desenho animado 07:00 (Sábado)
07:30 (Domingo)
Estados Unidos
Little Einsteins Desenho animado 07:30 (Sábado)
08:00 (Domingo)
Estados Unidos
The Powerpuff Girls Desenho animado 08:00 (Sábado)
08:30 (Domingo)
Estados Unidos
Ben 10: Omniverse Desenho animado 08:30 (Sábado)
09:00 (Domingo)
Japão
Magical Doremi (Sábado) Anime 09:00
Japão
Sword Art Online Anime 09:30
Japão
Fushigi Yûgi Anime 10:00
Japão
Street Fighter II Anime 10:30
Filipinas
Movie Max 5 Cinema 11:00
12:30
Filipinas
PBA Desporte 15:00
Filipinas
Tropa Mo Ko Unli Spoof (Sábado) Sitcom 19:00
Filipinas
2½ Daddies (Sábado) Sitcom 20:00
Filipinas
Everybody Hapi (Sábado) Sitcom 21:00
Filipinas
Rising Stars (Sábado) Talent show 22:00
Filipinas
Yaman ng Bayan (Sábado) Programa jornalístico 23:00
Filipinas
Sports 360 (Domingo) Desporte 23:00
Filipinas
Mac & Chiz (Domingo) Sitcom 19:00
Filipinas
Move It: Clash of the Streetdancers (Domingo) Talent show 20:00
Filipinas
Wow Mali: Lakas ng Tama (Domingo) Humor 21:00
Filipinas
Call Me Papa Jack (Domingo) Talk show 22:00
Filipinas
Demolition Job (Domingo) Programa jornalístico 23:00
Filipinas
History with Lourd: Tsismis Noon, Kasaysayan Ngayon (Domingo) Programa jornalístico 23:30

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.