Regime republicano no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Brasil República)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O regime republicano no Brasil foi instaurado com a proclamação da república, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Este golpe depôs Dom Pedro II, deixando o país de ser um Império e passando a ser uma república presidencialista, convencionando, em termos historiográficos, um novo período da história brasileira, que perdura até hoje.

Fundamentação[editar | editar código-fonte]

Com relação a fundamentação filosófica dos grupos militares e latifundiários (ruralistas), a filosofia de Auguste Comte, o positivismo teve papel marcante e relevante na implantação deste regime.

"A Constituição Republicana, orquestrada no contexto da Proclamação da República, sinaliza à compreensão de como o ideário do Positivismo criado na França por Auguste Comte, enquanto corrente de pensamento norteadora, juntamente com a Constituição dos Estados Unidos, influenciaram no texto constitucional brasileiro promulgado em 1891."[1]

Nomes oficiais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de nomes do Brasil

"República Federativa do Brasil" é o nome oficial atual do país, utilizado pela Constituição de 1967 e mantido na sua sucessora, tendo se chamado oficialmente em outrora de "Estados Unidos do Brasil". O Estado brasileiro corresponde a uma democracia presidencialista republicana e federalista, nos termos da Constituição de 1988, a sexta da República.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Esse período possui a seguinte divisão:

Referências

  1. VALENTIM, Oséias Faustino (2010). O Brasil e O Positivismo. Rio de Janeiro: Publit. 33 páginas 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • VALENTIM, Oséias Faustino. O Brasil e o Positivismo. Rio de Janeiro: Publit, 2010. ISBN 9788577733316
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.