Saltar para o conteúdo

Cobras & Lagartos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 226: Linha 226:


==Curiosidades==
==Curiosidades==
* Exibida entre [[24 de abril]] e [[18 de novembro]] de [[2006]] em 179 capítulos, a novela de João Emanuel Carneiro obteve uma média geral de 38 pontos, se tornando um dos maiores sucessos do horário das 7 da década de 2000.
* Exibida entre [[24 de abril]] e [[18 de novembro]] de [[2006]] em 179 capítulos, a novela de João Emanuel Carneiro obteve uma média geral de 39 pontos, se tornando um dos maiores sucessos do horário das 7 da década de 2000.


* Com o sucesso de ''[[Da Cor do Pecado]]'', a [[Globo]] encomendou ao autor [[João Emanuel Carneiro]], uma trama ao estilo de sua novela anterior. ''Cobras & Lagartos'' estreou com a incubência de recuperar a audiência do horário, perdida com o baixo desempenho de ''[[Bang Bang]]''. O fato fez com que o autor [[João Emanuel Carneiro]] passasse a integrar o seleto time de autores que escrevem para o horário ''das 8'', com a estréia de ''[[A Favorita]]'', em [[2008]].
* Com o sucesso de ''[[Da Cor do Pecado]]'', a [[Globo]] encomendou ao autor [[João Emanuel Carneiro]], uma trama ao estilo de sua novela anterior. ''Cobras & Lagartos'' estreou com a incubência de recuperar a audiência do horário, perdida com o baixo desempenho de ''[[Bang Bang]]''. O fato fez com que o autor [[João Emanuel Carneiro]] passasse a integrar o seleto time de autores que escrevem para o horário ''das 8'', com a estréia de ''[[A Favorita]]'', em [[2008]].

Revisão das 15h23min de 9 de novembro de 2008

Cobras & Lagartos
Cobras & Lagartos
Lázaro Ramos interpretou o malandro e trambiqueiro Foguinho
Informação geral
Formato
Duração 45 min. aproximadamente
Criador(es) João Emanuel Carneiro
Elenco Mariana Ximenes
Daniel de Oliveira
Carolina Dieckmann
Henri Castelli
Lázaro Ramos
Taís Araújo
Cléo Pires
Carmo Dalla Vecchia
Marília Pêra
Totia Meireles
Eliane Giardini
e grande elenco
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 179
Produção
Diretor(es) Wolf Maya e Cininha de Paula
Tema de abertura Alô, alô marciano
Elis Regina
Transmissão original 24 de Abril de 200618 de Novembro de 2006
Ligações externas
Site oficial

Cobras & Lagartos (leia-se Cobras e Lagartos) foi uma telenovela brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo, às 19h15 horas, levada ao ar entre 24 de abril e 18 de novembro de 2006 com 179 capítulos. Foi escrita por João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Antônia Pellegrino, Denise Bandeira, Vincent Villari e Márcia Prates, dirigida por Cláudio Boeckel e Marco Rodrigo e Ary Coslov, sob a direção geral de Wolf Maya e Cininha de Paula e núcleo de Wolf Maya.

Apresentando Carolina Dieckmann e Taís Araújo como as antagonistas principais da trama. Tendo como protagonistas o casal formado por Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira.

A trama recebeu a indicação no Emmy 2007 de melhor ator pela atuação de Lázaro Ramos[1]. O International Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é o equivalente ao Oscar da televisão internacional.

Trama

Predefinição:Revelações sobre o enredo

Omar Pasquim é dono de uma grande loja de luxo, a Luxus, que vende de roupas a jóias. O empresário sofre de uma doença que o matará em poucos meses. Ele sabe disso e teme que sua herança vá parar nas mãos de quem não a merece. Omar é de origem pobre e trabalhou duro a vida inteira para construir seu império.

Como não se casou e nem teve filhos, Omar tem como herdeiros naturais sua irmã, a hilária e trapaceira Milu Montini, e seus sobrinhos: a inescrupulosa e perversa Leona, o desajuízado Tomás e a graciosa Bel. Desses todos, apenas Bel merece a consideração do milionário, porque os outros não passam de parasitas interesseiros. O curioso é que sua sobrinha preferida vive às turras com ele, porque o considera egoísta, grosseiro e avarento. E ela não se cansa de dizer a ele que não quer nem um centavo de sua herança.

Enquanto isso, os demais parentes de Omar e até mesmo pessoas próximas a ele e que não pertence a sua família tramam os mais sórdidos planos para pôr as mãos em sua fortuna. Para conhecer as reais intenções de cada uma dessas pessoas, Omar se disfarça de um simpático faxineiro, denominado-se como Pereira e observa o ninho de cobras e lagartos em que vive, sem que saibam que o milionário está por perto.

A vilã Leona, prima de Bel, além de cobiçar a fortuna de Omar, é também amante do namorado dela, o vilão Estevão. Porém, Bel, terá seu amor disputado entre o vilão e o office-boy Duda, sobrinho da batalhadora e romântica Silvana Munhoz. Estevão é filho de Otaviano, um malandro que vive às custas de sua segunda esposa Celina, com quem teve duas filhas: a rebelde Letícia e a compreensiva Júlia, que trabalha na Luxus.

Na parte popular da novela, que retrata o bairro Saara (zona de comércio popular no Rio de Janeiro), além de Duda, também está a família da beata Eva Padilha. Esta vive se martirizando por acreditar que seu maior pecado foi se apaixonar e se casar com um ladrão, Serafim, que apesar da "profissão" é um pai muito amoroso para Jonas, Kika, Madá e Lurdinha. Só que Eva Padilha carrega em si segredos sordidos dos quais teme em revelar, é que involuntariamente, ela possui duas personalidades distintas: a da religiosa Eva Padilha e também da animada Esmeralda, personalidade oposta a de Eva, onde o prazer e a alegria impera em suas escolhas e atituldes, causando muita confusão na vida das demais pessoa a seu redor.

E é também no Saara que vive Foguinho, um malandro que leva a vida à base de mentiras. Ele vive cercado de gente que está louca para vê-lo pelas costas, como seu pai Ramires, a madrasta Shirley e seus irmãos, Sandrinha e Téo. Desde a adolescência, Foguinho é apaixonado por Ellen, vendedora da Luxus que pensa apenas em subir na vida. Por um golpe do destino, a fortuna de Omar, não vai parar só nas mãos de Bel, mas também na de Foguinho, confundido com outro Daniel Miranda (Duda).

E a partir daí, a vida de Foguinho dará uma reviravolta na de todos os outros personagens.

Elenco

protagonistas

anatgonistas

com

Participações especiais

Cenografia

  • Direção de arte: Raul Travassos
  • Cenógrafos: Isabela Urman e Monica Aurenção.
  • Cenógrafos assistentes: Fernanda Moreno,Celina Bertran.

Trilha Sonora

Nacional

  1. Pra Ser Sincero - Marisa Monte (tema de Bel e Duda)
  2. O Sol - Jota Quest (tema de Letícia)
  3. Tiro Onda - Jair Oliveira (tema de Foguinho)
  4. Quando a Chuva Passar - Ivete Sangalo (tema de Bel)
  5. Outra Vez - Ivo Pessoa (tema de Eva e Serafim)
  6. Totalmente Demais - Perlla (tema de Ellen)
  7. Muito Perigoso - Preta Gil (tema de Nikki)
  8. Erva Venenosa - Rita Lee (tema de Leona)
  9. Fullgás - Marina Lima (tema de Júlia)
  10. Vento no Litoral - Legião Urbana (tema de Silvana e Pereira)
  11. Alô! Alô! Marciano - Elis Regina (tema de abertura)
  12. The Frog - Sérgio Mendes, Q-Tip & Will.i.am (tema de locação)
  13. Porto dos Sonhos - Ricardo Ottoboni & Iuri Cunha

Internacional

  1. Ooh La La - Goldfrapp (tema de locação)
  2. Incredible - The Shapeshifters (tema de locação)
  3. Stickwitu - The Pussycat Dolls (tema de Bel)
  4. Story of My Life - Frankie J (tema de Letícia e Luciano)
  5. From the Bottom of My Heart - Stevie Wonder (tema de Bel e Duda)
  6. Jerk it Out - Caesars (tema dos Lagartos Voadores)
  7. Advertising Space - Robbie Williams (tema de Leona e Duda)
  8. Bom Bom Bom - Living Things (tema de Martim)
  9. The World is Mine - David Guetta (tema de Ellen)
  10. Time 2 Love - Ramada & Gottsha (tema de locação)
  11. No Worries - Simon Webbe
  12. Why Don't You Kiss Her? - Jesse McCartney (tema de Nikki)
  13. Young at Heart - Barry Manilow
  14. Stormy Weather (Keeps Rainin' All the Time) - Etta James (tema de Celina)
  15. So Deep - House Brothers

e ainda

How Insensetive - Laura Fygi (tema de Omar)

Trilha Saara

  1. O Show - Mc Leozinho
  2. Meu Gol de Placa - Latino
  3. Rap do Real - Pedro Luís e a Parede
  4. Vira de Ladinho - Malha Funk (tema de Shirley, Ramires, Sandrinha e Téo)
  5. Malandragem, Se Segure - Wilson Sideral, Rogério Flausino e Motirô
  6. Pega Geral - Dudu Nobre
  7. Cuidado com o Negão - Alexandre Pires
  8. Piriripiti - Babado Novo
  9. Pega Leve - Cariciar
  10. Eu Já Fui de Você - Gino & Geno
  11. Os Corações Não São Iguais - Hugo e Tiago
  12. Adio Mânei - Gleison Túlio
  13. Levanta a Mão - Leilah Moreno
  14. Areia Pro Meu Caminhão - The Originals

Curiosidades

  • Exibida entre 24 de abril e 18 de novembro de 2006 em 179 capítulos, a novela de João Emanuel Carneiro obteve uma média geral de 39 pontos, se tornando um dos maiores sucessos do horário das 7 da década de 2000.
  • A atuação marcante de Lázaro Ramos, como Foguinho, lhe rendeu a indicação no Emmy 2007 de Melhor Ator. Porém ele perdeu a estatueta para Jim Broadbent, de The Street[2]. O International Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é o equivalente ao Oscar da televisão internacional.
  • Destaque para as vilãs Leona e Ellen, interpretadas marjoritariamente pelas atrizes Carolina Dieckmann e Taís Araújo. Destaque também a Lázaro Ramos, na pele do malandro Foguinho, que conseguiu com o decorrer da novela ofuscar ao lado de Leona e Ellen, o casal protagonista da trama, vivida por Mariana Ximenes, que teve uma interpretação muito fraca durante toda a novela, e Daniel de Oliveira. Outra grande cartada do autor que ajudou a alavancar a audiência da trama, foi a presença de Marília Pêra, que se sobressaiu ao interpretar a hilariante e irreverente perua falída Milú.
  • Duas cidades cenográficas foram construídas para a novela no Projac: uma delas é inspirada no Saara, região de comércio popular no Rio de Janeiro. Nesta cidade, encontram-se desde lojas de brinquedos a camelódromos. Na segunda cidade, foi erguido o prédio onde está instalada a Luxus: com um pé direto de 15 metros e três andares, a contrução seguiu o estilo greco-romano. A parte interna, que reproduz a sessão de vendas, foi toda montada em estúdio.
  • Os atores participaram de um workshop para entrarem no mundo das vendas. Durante o evento, todos puderam conhecer melhor o universo da trama e entender os conceitos que estão por trás dos figurinos, cenários, produção de arte e personagens.
  • O tema que precedia e sucedia os intervalos comerciais - do "estamos apresentando" e "voltamos a apresentar" - era o mesmo usado na novela Um Anjo Caiu do Céu, em 2001. A canção Erva Venenosa, de Rita Lee.Mas a partir do quarto capítulo, foi substituído por Alô Alô Marciano, também de Rita Lee, na gravação de Elis Regina.
  • Assim como sua atecessora Bang Bang(2005), Cobras & Lagartos também foi reclassificada para maiores de 12 anos logo após o seu término. Antes a novela já havia sido alvo do Ministério da Justiça por conta de cenas de violência e sexo consideradas impróprias para o horário das 19h. O Ministério Público inclusive entrou com uma ação judicial contra a Rede Globo no dia do penúltimo capítulo da novela, em 16 de novembro de 2006.
  • A duas semanas do término do folhetim, no capítulo 166, no ar em 2 de novembro de 2006, uma quinta-feira, um mistério foi inserido na trama. A morte do vilão Estevão (Henri Castelli), morto com uma tesourada. A suburbana Madá, personagem de Nanda Costa, era sua assassina. O mistério foi revelado no último capítulo. Esta foi a 3ª vez que um personagem de Henri Castelli seria assassinado, em uma novela. A primeira, como o vilão Jorge Junqueira, nos capítulos finais de Como Uma Onda, em 2004. A segunda, como Pedro, nos capítulos iniciais de Belíssima, em 2005. E a terceira, como o vilão Estevão, nos capítulos finais, de Cobras & Lagartos, em 2006. E um detalhe curioso, é que foram três mortes, em três novelas seguidas.
  • A novela foi vendida para países como Portugal, Canadá, Argentina, Costa Rica.
  • Cobras e Lagartos, foi enviada com mais duas Novelas, ao Ministério da Justiça para autorização de reprise no Vale a Pena Ver de novo (logo depois de Mulheres Apaixonadas porém a trama está proibida de ser reprisada por censuras para o hórario.

Prêmios

Melhores do Ano (Domingão do Faustão)

  • Melhor Atriz : Taís Araújo
  • Melhor Ator: Lázaro Ramos
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Cléo Pires
  • Melhor Ator ou Atriz Mirim: Rafael Ciani

Ligações externas

Referências

Predefinição:Novelas das 7