Piloto (aviação): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 201.42.195.5 para a última revisão de Mr. Fulano, de 18h29min de 6 de dezembro de 2016 (UTC)
Linha 28: Linha 28:


O dia do ''aviador'' é comemorado em [[23 de outubro]].
O dia do ''aviador'' é comemorado em [[23 de outubro]].

= Salário de Piloto Comercial =
Todos sabem que o salário é composto por diversos itens e que varia de companhia para companhia, varia pelo modelo de avião que o piloto voa, pelas horas de voo noturnas ou diurnas, feriados, finais de semana, periculosidade, vale alimentação entre outros fatores. Entretanto se sabe que um co-piloto de voos nacionais de uma companhia grande hoje no Brasil ganha cerca de 8 mil à 10 mil reais por mês. E que um comandante aéreo nesta mesma empresa pode ganhar de 15 mil à 20 mil.

Os comandantes de voos internacionais faturam mais pelo fato de as rotas serem maiores e as jornadas mais cansativas, e de as aeronaves utilizadas nestes voos são mais robustas, um comandante master de uma empresa aérea com rotas diárias para o exterior ganha cerca de 30 mil à 40 mil mensais.

Apesar deste salário atrativo, muitos que desejam levantar voos altos na aviação, devem estar cientes da responsabilidade que um piloto de avião deve ter. Além disso, pelo fato de a formação aeronáutica ser muito cara, para se tornar um piloto de avião deve estar certo absoluto de que deseja estar disposto e focado para investir tempo e dinheiro em sua carreira nesta magnífica área, deste modo, não é recomendado entrar na aviação somente tendo um interesse financeiro.<gallery>
Ficheiro:Emirates Airbus A380-861 A6-EER MUC 2015 01.jpg|Airbus A380 da Emirates após a decolagem
</gallery>


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 21h27min de 12 de dezembro de 2016

Piloto (aviação)
Avião
Piloto (aviação)
Eugene Ely: um piloto dos
tempos iniciais da aviação.
Descrição

Piloto ou Aviador é um indivíduo que conduz aeronaves profissionalmente ou por prazer.

Existem pilotos na área civil e militar. O piloto militar que conseguir abater cinco aeronaves inimigas ou mais em combate é denominado um ás da aviação. No Brasil, Santos Dumont é considerado patrono da aviação, e primeiro piloto de aeronaves.

Como se tornar um piloto

Civil

Ver artigo principal: Copiloto, Piloto em comando

Pilotar, para alguns, é uma atividade recreativa como na aviação experimental, ou competitiva no caso da aviação desportiva. Voo a vela e corrida aérea são ramos da aviação de competição.

O cargo de piloto é o mais cobiçado na aviação comercial, o status e a falta de rotina que a profissão proporciona chama a atenção dos jovens, porém muitas revistas e sites de profissões não colocam com clareza como se tornar um piloto de aviões comerciais.

A seguir estão listados os cursos para ingressar na aviação civil como piloto.

Em dezembro de 2010, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que os pilotos podem ir diretamente para o curso de piloto de linha aérea, sem precisar passar pelos cursos de piloto privado e comercial. A ideia é incentivar o início da carreira dos futuros pilotos diretamente nas empresas do setor aéreo.[1]

Militar

No Brasil para ingressar na aviação militar, o interessado deve procurar a Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), e realizar concurso público de âmbito nacional. Além da AFA o interessado que não concluiu o ensino médio pode realizar concurso público para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena - MG.

O dia do aviador é comemorado em 23 de outubro.

Ver também

Referências

Predefinição:Profissões

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.