Eugene Ely

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eugene Ely
Eugene Ely
Nascimento 21 de outubro de 1886
Williamsburg
Morte 19 de outubro de 1911 (24 anos)
Macon
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação piloto
Prêmios

Eugene Burton Ely (Williamsburg, Iowa, 21 de outubro de 1886Macon, Georgia, 19 de outubro de 1911) foi um pioneiro da aviação.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Williamsburg, Iowa e criado em Davenport, Iowa. Frequentou a Iowa State University, graduando-se em 1904. Após a formatura, mudou-se para São Francisco, Califórnia, onde foi ativo nos primeiros dias de vendas e corridas de automóveis.

Foi transferido para Portland, Oregon, no início 1910, onde conseguiu um emprego como vendedor, trabalhando para o empresário do automobilismo e aviação E. Henry Wemme.

Os aviões[editar | editar código-fonte]

Pouco depois, Wemme comprou um avião Glenn Curtiss um dos primeiros biplanos com motor de quatro cilindros e adquiriu a franquia para o Pacific Northwest.

Foi incapaz de pilota-lo, mas Ely, acreditando que voar era tão fácil como conduzir um automóvel, ofereceu-se para tentar. Acabou por acidentar-se, e sentindo-se responsável, comprou a aeronave de Wemme. Alguns meses depois ele tinha reparado a aeronave e aprendido a pilota-la.

Voou intensamente na área Portland, dirigindo-se a Winnipeg para participar de uma exposição, e indo para Minneapolis, Minnesota, em Junho de 1910, onde encontrou-se com Glenn Hammond Curtiss e começou a trabalhar para ele.

Feitos históricos[editar | editar código-fonte]

Em Outubro, Ely e Curtiss associaram-se ao Capitão Washington Chambers, que tinha sido nomeado pelo secretário da Marinha George von Lengerke Meyer, para investigar usos militares para a aviação na área naval.

Isto levou a dois experimentos conduzidos por Eugene Ely. Ele foi o primeiro piloto a alçar voo a partir de um navio em 14 de Novembro de 1910.[1]

O navio era cruzador USS Birmingham onde uma rampa para a decolagem foi improvisada, ancorado em Hampton Roads, Virgínia, Estados Unidos. Pousou em Willoughby Spit também na Virgínia depois de um voo de 5 minutos.

Em 18 de janeiro de 1911 tornou-se o primeiro piloto a pousar em um navio ancorado. Decolou da pista de corridas de Tanforan e realizou o pouso no USS Pennsylvania ancorado em São Francisco (Califórnia).[2]

14 de novembro de 1910: o primeiro avião a decolar de um navio pilotado por Eugene Ely.
(Acima e à direita:)
Eugene Ely realiza o primeiro pouso...
...de uma aeronave em um navio em 18 de janeiro de 1911.

Fatalidade[editar | editar código-fonte]

Eugene Ely faleceu em 19 de outubro de 1911, enquanto voava em uma exposição em Macon Geórgia quando seu avião caiu.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Em 1933, foi condecorado postumamente pelo presidente Franklin D. Roosevelt, com a medalha Distinguished Flying Cross em reconhecimento da sua contribuição para a aviação naval.

Uma exposição de antigas aeronaves navais, na Norfolk Naval Air Station - Virgínia, leva o nome de Ely.

Um marco de granito em Newport News, Virginia, defronte as águas onde aconteceu o histórico voo de 1910 recorda a contribuição de Eugene Ely para a aviação militar, naval, em particular.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Christopher Woody (14 de novembro de 2018). «108 years ago, the Navy launched a plane from a ship for the first time and changed naval aviation forever». Business Insider (em inglês). Consultado em 22 de março de 2021 
  2. Mark J. Denger (8 de fevereiro de 2016). «Californians and the Military Eugene Burton Ely. The California National Guard's First (Naval) Aviator.». Militarymuseum.org (em inglês). Consultado em 22 de março de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Eugene Ely