Festival Eurovisão Ásia da Canção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão Ásia da Canção
Informação geral
Formato
Género Concurso
Estado Em desenvolvimento
Idioma original inglês
Episódios 1 festival
Produção
Localização Por determinar
Transmissão original 2018
Cronologia
Programas relacionados Festival Eurovisão da Canção

O Festival Eurovisão Ásia da Canção é um evento anual organizado pela Blink TV e SBS. Este evento reúne os membros da União de rádio-televisão, Ásia-Pacífico (ABU) no âmbito de um concurso de música, com transmissão em direto e simultaneamente, por todas as emissoras participantes. O Festival leva é inspirado do  Festival Eurovisão da Canção, criado em 1956. A sua primeira edição deveria ter tido lugar em 2017 e, mas foi finalmente, adiada para 2018. As razões são as dificuldades de organização, bem como a problemas de ordem política.

História[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

O Festival Eurovisão Ásia da Canção, tem a sua origem na vontade da emissoa australiana, SBS, com outros parceiros de produção para explorar a possibilidade de exportar o formato do Festival Eurovisão da Canção na região Ásia-Pacífico. Este Festival tem como objetivo reunir cerca de vinte países, por ocasião de uma noite, onde o uma final é necessária[1].

No entanto, a primeira edição do Festival anunciada para o ano de 2017 , é finalmente, adiada para o ano seguinte. Foi anunciado pela Blink TV que a organização desta edição do mesmo ano foi muito complicada para conseguir algo concreto[2]. Questões políticas são também um obstáculo para a criação do Festival. Além disso, é anunciado que o país e a cidade anfitriã, não são conhecidos no momento, apesar da Austrália, em seguida, a China terem sido de forma sucintamente anunciadas como organizadores. No entanto, até hoje, um representante da SBS afirmou que estavam em discussões com as cidades de Hong Kong, Singapura e Sydney para sediar a primeira edição do festival[3].

18 de agosto de 2017 marca no entanto um passo importante na criação deste Festival, pois é oficialmente anunciado e que este está atualmente em desenvolvimento e que um site foi criado[4][5].

Países participantes[editar | editar código-fonte]

Apenas os membros ativos da ABU podem participar no Festival. São quarenta e sete o número de membros ativos. Alguns países já confirmaram a sua participação provisória no Festival. A decisão das outras emissoras ainda é desconhecida.

A tabela abaixo mostra, ano a ano, quando os países participantes fizeram a sua estreia. Os nomes dos países são classificados de acordo com a sua ordem na edição em questão.

Ano Primeira participação de cada país
2018  Austrália,  China,  Hong Kong,  Japão,Singapura Singapura, Coreia do Sul Coreia do Sul

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

(em inglês) Site oficial.

Referências

  1. Paul Jordan (21 de março de 2016). «ESC concept to be developed in Asia». eurovision.tv (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2017 
  2. Renske Ten Veen (1 de junho de 2017). «Eurovision's Asian Pacific spinoff will not happen least 2018 organisers says». wiwibloggs.com (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2017 
  3. «Título ainda não informado (favor adicionar)» 
  4. «Título ainda não informado (favor adicionar)» 
  5. «Título ainda não informado (favor adicionar)»