Saltar para o conteúdo

Macau (Rio Grande do Norte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Macau, veja Macau (desambiguação).
Macau
  Município do Brasil  
Rio Piranhas-Açu
Rio Piranhas-Açu
Rio Piranhas-Açu
Símbolos
Bandeira de Macau
Bandeira
Brasão de armas de Macau
Brasão de armas
Hino
Gentílico macauense
Localização
Localização de Macau no Rio Grande do Norte
Localização de Macau no Rio Grande do Norte
Localização de Macau no Rio Grande do Norte
Macau está localizado em: Brasil
Macau
Localização de Macau no Brasil
Mapa
Mapa de Macau
Coordenadas 5° 06' 54" S 36° 38' 02" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Norte
Municípios limítrofes Guamaré (L), Porto do Mangue (NO), Afonso Bezerra (SO), Pedro Avelino (SE), Pendências (O).
Distância até a capital 176 km[1]
Administração
Prefeito(a) Flávio Vieira Veras (PP)
Características geográficas
Área total [2] 788,022 km²
População total (IBGE/2011[3]) 29 204 hab.
 • Posição RN: 17º
Densidade 37,1 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,690 médio
 • Posição RN: 21°
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 466 357,053 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 16 684,81

Macau é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião de Macau, na Mesorregião Central Potiguar e no Polo Costa Branca. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2008 sua população era estimada em 27.951 habitantes. Macau possui uma área territorial de 788 km² e está localizada a 175 km da capital do estado, Natal.

O município de Macau está numa região produtora de sal marinho (uma das principais do Brasil), petróleo e de pescados, sendo um dos maiores produtores nacionais de sardinha. Macau é bastante conhecida na região por seu carnaval, o que atrai visitantes de quase todo o estado do Rio Grande do Norte.

História

A cidade tem suas origens no início do século XIX, quando ainda era conhecida por ilha de Manoel Gonçalves — região já colonizada para a produção de sal. Seu nome atual deriva de A-man-gao ("porto de Ama"), em razão da sua localização geográfica, na foz do Rio Piranhas.

Na área literária, desde 1998, foi fundado um movimento cultural e literário denominado ICEC — Imperial Casa Editora da Casqueira — movimento este idealizado pelo sociólogo, poeta e escritor Benito Maia Barros, que faleceu em Dezembro de 2010, na casa dos cinquenta anos. Além das obras do próprio fundador, onde o pesquisador ou até mesmo leitores podem encontrar traços da história de Macau através de falares e lugares do povo daquela cidade, serve também esta obra como fonte de pesquisa. A ICEC surgiu como forma de superação da falta de incentivo governamental às obras literárias; já foram lançados mais de quinze livros, entre prosa, contos, poesias e história. É um dos maiores movimentos literários do Rio Grande do Norte.

Poetas/Escritores: Vicente Serejo; Gilberto Avelino - In Memorian (radicado em Macau, nasceu na cidade do Assú);João Vicente Barbalho; Alfredo Neves, - Radicado em Macau, nasceu na cidade de (Teófilo Otoni), Getúlio Moura; Benito Maia Barros; João de Aquino (é também museólogo); Sebastião Maia (Tião Maia); Horácio Paiva, Daniel Násser, nascido em Macau e criado na comunidade litorânea de Diogo Lopes ( romances de realismo fantástico) e muitos outros.

Geografia

Praia de Diogo Lopes.

Macau sofreu uma grave situação com as chuvas, mais precisamente em maio de 2008, quando as enchentes causaram a quebra da ponte que dá acesso a ilha de Santana, impossibilitando assim o tráfego da comunidade daquele distrito.

O calçadão da praia de Camapum está sendo engolido pelas águas do mar, que não dá trégua e nem se cansa com os obstáculos feitos pelo homem. Há um projeto em curso que visa recuperar o calçadão dos danos causados pelo mar, por tempo determinado.

Referências

  1. FEMURN. «Distâncias dos Municípios do Rio Grande do Norte a Natal-RN». Consultado em 31 de outubro de 2010 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2011» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 30 de agosto de 2011. Consultado em 31 de agosto de 2011. Cópia arquivada (PDF) em 31 de agosto de 2011 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

  • AVELINO, Gilberto, SEREJO, Vicente. Poetas de Macau. Academia Norte-Riograndense de Letras
  • MOURA, Getúlio. Um Rio Grande e Macau: cronologia da História Geral. Fundação José Augusto (RN).

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.