Metropolitano de Nápoles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Metropolitano de Nápoles
Informações
Local Nápoles
Tipo de transporte Metropolitano
Número de linhas 2
Número de estações 23
Funcionamento
Início de funcionamento 1993
Operadora(s) Metronapoli
Dados técnicos
Extensão do sistema 20,3 km
Mapa da Rede

O Metropolitano de Nápoles (em italiano: Metropolitana di Napoli) é o conglomerado de transportes ferroviários integrado até faz pouco por 5 linhas urbanas, algumas mais de tipo regional e 4 funiculares, que serve a cidade de Nápoles e sua área metropolitana, na Itália. A gestão corre ao encargo de algumas empresas privadas e do governo da região de Companhia, que gestiona de modo integrado o conjunto de transportes públicos na zona.

Foi Inaugurado em 1993, atualmente está com sete linhas

Para a década 2010-2020 contará com dez linhas e 100 estações dentro dos limites municipais.

Linhas[editar | editar código-fonte]

O metro tem um total de 2 linhas.

Linhas do Metropolitano de Nápoles
Nome da linha Abertura comprimentos Estações Passageiros/ano
Linha 1
1993 18 km 19
Linha 6
2007 4

Linha 1 - Metrò dell'Arte (Metronapoli)[editar | editar código-fonte]

A primeira secção da linha aberta em 1993. Ela foi renomeada Metrò dell'Arte (Metro de Arte) por causa das obras de arte contemporânea em suas estações instaladas. A linha passará a constituir o círculo completo. A linha 1 é a linha de metropolitano com uma infra-estrutura dedicada e é operado pela Metronapoli.

Planejamento começou na década de 1960 e a construção foi iniciada em março de 1993, entre as estações de Vanvitelli e Aminei Colli. Em julho de 1995, foi prorrogado para Piscinola - Scampia.operado pela Metronapoli.

Em 2001, foi prorrogada a partir de Vanvitelli Museo (no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles), onde ele se conecta com a Piazza Cavour na Linha 2 por uma longa passagem subterrânea. Foi prorrogado para Dante no coração do centro da cidade em 2002. Uma estação intermédia foi inaugurado em Materdei, em 2003.

A linha está atualmente sendo alargado a Trenitalia da principal estação de Nápoles Piazza Garibaldi, passando pela zona portuária, onde se interligar com a Linha 6 proposto pelo Município (Câmara Municipal). Isto deve-se a abrir em 2008. Prorrogação trabalho está também em curso entre Piscinola e Capodichino (Aeroporto Internacional de Nápoles). A proposta existe para os concorrentes do círculo entre Capodichino e da Piazza Garibaldi, a abrir em 2011. Uma proposta de estímulo à linha de Piscinola Giugliano está em desenvolvimento.

Linha 6[editar | editar código-fonte]

Inaugurada em fevereiro de 2007, a Linha 6 conecta Fuorigrotta à Mergellina, e será estendida para o ocidente de Nápoles com o centro da cidade. Linha 6 é a linha de metro com uma infra-estrutura dedicada e é operado pela Metronapoli. É em parte segue a rota do linha velha ou Linea Tranviaria Rapida (Fast Line Tram), iniciada em 1980 e posteriormente abandonada. Pretende-se estabelecer a ligação com as linhas 1, 2, 7 e 8.

Em julho de 2006 começou um trabalho preliminar sobre a extensão da linha para do Município, onde os trabalhos já estão já em curso na Linha 1. Em setembro de 2007 Ansaldo STS foi adjudicado um contrato para a 426m € 3.1 km seção Mergellina - Município.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.