Metro de Sófia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Metrô de Sófia
Informações
Local Sófia
Tipo de transporte Metropolitano
Número de linhas 2
Número de estações 27
Dados técnicos
Extensão do sistema 31
Mapa da rede

Sofia Metro-Map.png

O Metro de Sófia (Софийско метро) é a rede de metropolitano que serve a capital búlgara. É a primeira e única, até então, linha de metro na Bulgária. Tem 27 estações em 31 km de linha. Metro Sofia tem 450 000 passageiros por dia.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Planeado desde a década de 1960, o Metropolitano de Sófia só foi oficializado a 28 de janeiro de 1998, sobretudo devido ao facto da cidade não necessitar urgentemente de um sistema de metropolitano até aos anos 90. Outro factor foi a profundidade dos trabalhos de escavação para não danificar nenhum património histórico de uma das cidades mais antigas da Europa.

A construção começou pelas áreas com maior tráfego, com mais de 40 000 passageiros em hora de ponta.

O primeiro troço ficou concluído a 28 de janeiro de 1998, com cinco estações e um comprimento de 6,5 km, desde a estação de Slivnitsa Boulevard até à de K. Velichkov Boulevard. A estação de Opalchenska foi inaugurada a 17 de setembro de 1999 e a de Serdika a 31 de outubro de 2000, estabelecendo então o comprimento total de 8,1 km. Em abril de 2003, a rede foi estendida até à estação de Obelya, com mais 1,8 km de linha.

Em 8 de maio de 2009 foi inaugurada a extensão da linha para sudeste, até Mladost 1.

Em 25 de abril de 2012 foi inaugurad duas estações para o Centro Internacional de Exposições, parte do ramo setentrional da primeira linha - еstação "Mladost 3" е estação terminal "IEC - Tsarigradsko Shose".

Lista de estações[editar | editar código-fonte]

Estas são as estações da linha única:

Planos Futuros[editar | editar código-fonte]

Além disso, a linha de metro segundo Sofia, que está em construção até 2009 é na fase final e será aberto para uso en 30 de agosto de 2012 Terá 11 estações e será uma extensão natural da linha 1 através da estação Obelya. Depois de Obelya a rota atravessa o bairro residencial "Nadejda" (Esperança), Estação Ferroviária Central, Luvov Most (Ponte Leão), no centro (transferência gratuida no estação Serdika), NDK (Palácio Nacional da Cultura), da estação União Europeia e embarcou no bairro residencial de luxo Lozenets.

Linha 1 será dividido em sua extremidade oriental em dois ramos - ramo norte do Aeroporto de Sofia e ramo sul para "Business Park Sofia".

Linha 2 será continuado em direção sul e dividido no futuro também.

Linha 3 será consturcted até 2020, mas a via final não é ainda confirmada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]