Roquefort (queijo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Roquefort
País de origem  França
Região Sul-Pirenéus
Cidade Roquefort-sur-Soulzon
Origem do leite ovelha
Textura semiduro
Tempo de envelhecimento 5 meses
Certificado Appellation d'origine contrôlée 1925[1]

Roquefort ou roquefor[2] é o nome de uma variedade de queijo originalmente francesa produzida com leite de ovelhas. Deve o seu nome à sua localidade de origem: Roquefort-sur-Soulzon, em Aveyron, no Midi-Pirenéus, na França.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta variedade apresenta massa de consistência cremosa e esfarelada, com casca húmida e sabor acentuado e picante. No seu fabrico, assim como no das variedades de queijo Gorgonzola e Camembert, são injetados fungos (bolores) na massa: neste caso, os do tipo Penicillium. A seguir, a massa passa por um processo de maturação de três meses. São estes fungos que desenvolvem, no Roquefort, a aparência característica com veios verde-azulados que lhe dão o sabor especial.

Ausência de riscos à saúde[editar | editar código-fonte]

De acordo com o estudo Penicillium roqueforti Final Risk Assessment publicado no sítio da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o uso do fungo Penicillium roqueforti na fabricação do queijo Roquefort é seguro e, historicamente, não apresenta efeitos relevantes nocivos à saúde.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Roquefort

Referências

  1. Décret du 22 janvier modifié relatif à l'appellation d'origine contrôllée Roquefort. Disponível em http://www2.inao.gouv.fr/public/produits/showTexte.php?ID_TEXTE_CONSOLIDE=791. Acesso em 3 de dezembro de 2016.
  2. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 142.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.