Gruyère

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gruyère
País de origem Suíça
Região Cantão de Fribourg, Cantão de Vaud, Cantão de Neuchâtel, Cantão de Jura e Cantão de Berna
Cidade Gruyères
Origem do leite de vaca
Pasteurizado não
Textura duro
Tempo de envelhecimento 5-12 meses
Certificado Appellation d'origine contrôlée (Suíça) 2001-2013
Denominação de origem protegida (Suíça) desde 2013

O Gruyère é um queijo duro suíço, originário da cidade de Gruyères e produzido nos cantões de Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Jura e Berna. Uma das características do queijo gruyère é a de possuir buracos, embora estes sejam menores e em menor quantidade do que no queijo Emmenthal. O Gruyère é copiado por todo o mundo e, por vezes, é comercializado sob a forma de pasta fundida (esta sem os característicos buracos).

O sabor do Gruyère é mais forte do que o Emmenthal e sua textura mais cremosa. É utilizado somente leite de vaca no seu preparo, ao qual se adiciona um pouco de açúcar. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem mais escura que a do Emmenthal. A textura do queijo é ligeiramente granulosa, densa e compacta mas flexível. À degustação, o Gruyère apresenta um sabor frutado num primeiro momento, para depois surgir um ligeiro sabor a avelã.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Gruyère
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.