Weisslacker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Beercheese.jpg

Weisslacker (lit. "branco lavado") ou "Queijo Cerveja" é um tipo de queijo, feito de leite de vaca, originário da Alemanha e conhecido mundialmente hoje em dia. Também produzido nos Estados Unidos, mais especificamente no Wisconsin, é um queijo pungente de superfícis salgada e consistência firme.

É maturado por 7 meses em condições de alta umidade e é muito semelhante ao Limburger, até mesmo o odor forte, mas gosto, paradoxalmente, leve.

Os apreciadores deste queijo recomendam que seja consumido com cerveja (alguns mergulham o queijo dentro do copo), daí seu nome. Muitos acreditam que é um queijo que não deve ser consumido junto com vinho.[1] Este queijo é servido com fatias pequenas de pão de centeio e com cebolas fatiadas. É um prato comum em muitos bares e restaurantes da República Checa, o país com maior consumo per-capita de cerveja do mundo.[2]

O Weisslacker também é chamado de "bierkäse", "bierkaese", "beer kaese" e "queijo cerveja". Este queijo[3] é um ingrediente comum de vários pães, sopas e aperitivos.

Referências

  1. Semi-Firm Cheeses. Cook's Thesaurus.
  2. Per Capita Beer Consumption by Country (2004) Arquivado em 23 de junho de 2008, no Wayback Machine.. Kirin Holdings Company.
  3. Review of Weisslacker. The Nibble.