TV Jovem (Palmas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Jovem Palmas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Jovem
Sistema de Comunicação do Tocantins S/A
Palmas, Tocantins
Brasil
Tipo Comercial
Cidade de concessão Palmas, TO
Canais Digital: 18 UHF
Virtual: 7 PSIP
Outros canais Analógico:
Araguaína - 6
Gurupi - 3
Digital:
Araguaína - 6.1 (46 UHF)
Gurupi - 3.1 (42 UHF)
Sede Palmas, TO
Slogan A nova imagem do Tocantins
Rede RecordTV
Rede(s) anterior(es) SBT (2000-2007)
Fundador Siqueira Campos
Pertence a Sistema de Comunicação do Tocantins
Proprietário Eduardo Siqueira Campos
Presidente Eduardo Siqueira Campos
Fundação 11 de outubro de 2000 (18 anos)
Nome(s) anteriore(s) TV Jovem Palmas (2000-2014)
TV Record Palmas (2014-2016)
RecordTV Tocantins (2016-2018)
Cobertura Região Metropolitana de Palmas e áreas próximas

TV Jovem é uma emissora de televisão brasileira instalada na cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins. Opera no canal 7 (18 UHF digital), e é afiliada a RecordTV.

História[editar | editar código-fonte]

2000-2007: TV Jovem Palmas (SBT)[editar | editar código-fonte]

Inaugurada em 11 de outubro de 2000, A TV Jovem Palmas entrava no ar pelo canal 11 VHF, anteriormente ocupado pela TV Rio Formoso, afiliada à Rede Globo. A emissora passa a ser afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

A emissora contava com muitos programas locais, como o Tocantins Urgente (inicialmente apresentado por Waldemar Júnior, e mais tarde, por Alysson Lima), Agenda Médica e Saúde Bucal (apresentados por Lúbia Araújo) e Juventude Gospel (apresentado por Merian Silva), além dos programas Aceleração e Espaço Livre. Após deixar o SBT, a TV Jovem Palmas passa a exibir outros programas, como o Esporte Mais, o jornalístico Tempo Real, Programa Nogueira Júnior e o Olhar Digital na Construção Civil.

Em 9 de junho de 2006, a TV Jovem Palmas, juntamente com as emissoras em Palmas (TV Cristal, TV Central, que foi extinta em 2006, TV Gênesis e Rede Boas Novas Palmas, hoje retransmissora da Boas Novas) são condenadas pelo ministro Cesar Asfor Rocha, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por terem deixando de transmitir parcialmente, a propaganda partidária do Partido Democrático Trabalhista (PDT).[1]

O partido conseguiu a vitória, depois que convenceu o TSE que as cinco emissoras de TV em Palmas e de cidades tocantinenes manipularam politicamente seu programa partidário semestral, com edições da propaganda no dia 8 de maio, quando as emissoras tocantinenses boicotaram a exibição, apesar de terem recebido cada um, a fita contendo a gravação do programa com antecedência superior a 24 horas, não programaram a exibição.[1]

O TSE reconheceu a má-fé das emissoras, pois a TV Jovem Palmas, que editou a fita do programa partidário do PDT, deixando de transmitir seus quatro minutos e meio iniciais; e as quatro emissoras que não exibiram a totalidade do programa. O direito dos partidos políticos a um programa em cadeia estadual a cada semestre é assegurado pelos Artigos 46 e 49 da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096), visando preservar a igualdade de acesso ao rádio e à televisão. O ministro Cesar Asfor Rocha, determinou no mesmo dia da condenação, que as emissoras de TV transmitam, no dia 28 de junho, o programa do PDT.[1]

2007: Fora do ar[editar | editar código-fonte]

Em 1º de abril de 2007, a TV Jovem Palmas saiu do ar, juntamente com o SBT na região.[2]

O motivo pela saída do ar da emissora foi porque a concessão do canal 11 da emissora que repetia a programação do SBT, foi vendida no final de março para a TV Rio Formoso (atualmente TV Anhanguera Gurupi), da Organização Jaime Câmara, afiliada da Rede Globo no Tocantins.[2]

A emissora pertence ao Sistema de Comunicação do Tocantins (que ocupou o canal 7 VHF, anteriormente ocupado pela TV Girassol, afiliada da Rede Bandeirantes no estado).

Em 2 de abril, o SBT passa a ser exibido através da TV Serra do Carmo, canal 9.[2]

Após a venda do canal 11, no período de abril a dezembro de 2007, a TV Jovem Palmas ficou fora do ar.

2007-presente: Rede Record/RecordTV[editar | editar código-fonte]

Em 7 de dezembro de 2007, a TV Jovem Palmas retorna ao ar, mas no canal 7 e afiliada à Rede Record (atualmente RecordTV). Nesta época o slogan era: "A melhor programação, no melhor canal da cidade". Atualmente seu slogan é "A nova imagem do Tocantins".

A antiga afiliada da Record no estado, a TV Lajeado, é extinta e o canal 2 VHF, ocupado pela emissora, passa a integrar a TV Girassol, até fevereiro de 2008, quando a TV Girassol também foi fechada e o canal 2 passou a ser ocupado pela Rede Família. A Rede Bandeirantes, após a extinção da TV Girassol, ficou fora do ar por alguns meses, mas retornou ao ar, ainda em 2008, pelo canal 4 VHF, a TV Bandeirantes Tocantins.

Em 16 de outubro de 2018, a emissora volta com um telejornal noturno, o Cidade Alerta Tocantins com a presentação de Beto Palaci.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

PSIP Canal Proporção de tela Programação
7.1 18 UHF 1080i Programação principal da TV Jovem / RecordTV

A emissora passou a transmitir pelo sinal digital em 27 de junho de 2018, pelo canal 18 UHF e 7.1 Virtual.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Jovem, bem como as outras emissoras de Palmas, cessou suas transmissões pelo canal 7 VHF em 14 de agosto de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL. O sinal foi cortado às 00h05 do dia 15 de agosto de 2018, durante o Programa do Porchat, e foi substituído pelo aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Programação[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Public Propaganda e Marketing (14 de junho de 2006). «TSE determina exibição do programa do PDT». A Notícia Tocantins. Consultado em 28 de setembro de 2010 
  2. a b c Flávio Ricco (Canal 1) (3 de abril de 2007). «Troca-troca». O Povo. Consultado em 28 de setembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Rio Formoso
Canal 11 VHF de Palmas
2000 a 2007
Sucedido por
Sem Sinal (2007 a 2008)
Barras de cor (2008 a 2009)
TV Anhanguera Palmas (2009)
Precedido por
TV Girassol
Canal 7 VHF de Palmas
Desde 2007
Sucedido por