InterTV Planície

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Planície)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Inter Tv Planície
Inter Tv Planície Ltda.
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 36 UHF
Virtual: 8 PSIP
Outros canais 25 UHF (Quissamã)
Analógico:
08 VHF (1989-2018)
Sede Campos dos Goytacazes, RJ
Slogan Tá na vida. Tá aqui.
Rede Rede Globo
Rede(s) anterior(es) SBT (1989-2004)
Proprietário Fernando Aboudib Camargo
Fundação 4 de abril de 1989 (30 anos)
Prefixo ZYB 520
Nome(s) anteriore(s) TV Planície (1989-2004)
Cobertura Região de cobertura da TV Planície.
Potência 10 kW
Página oficial g1.com.br/InterTv%20Planìcie%20/

TV Planície é uma emissora de televisão brasileira sediada em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Opera no canal 8 (36 UHF digital), e é afiliada à Rede Globo.

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurada em 4 de abril de 1989 com o nome de TV Planície, sendo afiliada ao SBT. Em outubro de 2004, a TV Planície foi adquirida pela Rede InterTV, afiliou-se à Rede Globo e passou a se chamar TV Planície. Antes, porém, de 1997 a 2004, a Rede Globo foi retransmitida em Campos dos Goytacazes pelo sinal da TV Alto Litoral (emissora hoje também ligada à Rede InterTV, com o nome de InterTV Alto Litoral), que mantinha sucursal em uma casa no bairro Parque Tamandaré. No final de 2004, o Jornalismo e a Engenharia da emissora se transferiram para o Centro, na cobertura do Edifício Ninho das Águias, deixando os departamentos Comercial e Administrativo na sede do Parque Tamandaré.

Desde 2009, a nova sede da TV Planície está localizada no bairro Parque Rodoviário, às margens da BR-101. Em outubro de 2011, a emissora instalou uma base em Itaperuna com uma equipe de reportagem para centralizar as ações jornalísticas produzidas no noroeste fluminense. Em novembro do mesmo ano, a TV Planície iniciou a transmissão do seu sinal em formato digital para a cidade de Campos. Em novembro de 2011, a emissora passou a produzir e editar o RJ InterTV 2.ª edição em Campos dos Goytacazes. Em fevereiro de 2012, a base de Itaperuna foi extinta. Atualmente, Andresa Alcoforado é a apresentadora do telejornal para o norte e noroeste fluminense.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
8.1 36 UHF 1080i Programação principal da TV Planície / Globo
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Planície, bem como as outras emissoras do interior do estado do Rio de Janeiro, cessou suas transmissões pelo canal 8 VHF em 12 de dezembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[1]

Programas[editar | editar código-fonte]

Além de gerar o RJTV 2 para a sua região de cobertura, a InterTV Planície também gera dos seus estúdios em Campos o programa InterTV Rural, este com transmissão para toda a região de cobertura da InterTV no Estado do Rio. O programa é apresentado por Andresa Alcoforado. O restante da programação local é preenchido pelos programas da InterTV Alto Litoral e da Globo Rio.

Equipe[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Repórteres
  • Cléber Rodrigues
  • Letícia Antunes
  • Bruna Carvalho
  • Andresa Alcoforado

Membros antigos[editar | editar código-fonte]

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Em 1º de abril de 2017, a InterTV Planície perdeu a maioria das suas retransmissoras para a InterTV Serra+Mar, restringindo sua cobertura a três municípios. Além de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana recebem o sinal direto da geradora em Campos, enquanto o município de Quissamã possui uma retransmissora no canal 25 UHF.

Referências

  1. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 24 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]