Udo Jürgens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Udo Jürgens (2006)

Udo Jürgens, nasceu como Udo Jürgen Bockelmann (Klagenfurt, 30 de setembro de 1934Münsterlingen, 21 de dezembro de 2014) foi um compositor e cantor suiço-austríaco.

Jürgens tornou-se famoso quando venceu o Festival Eurovisão da Canção, em 1966, com a canção "Merci chérie" (Obrigado, querida). Apesar das suas músicas serem cantadas quase todas em língua alemã, ele foi conhecido não apenas nos países germanófonos, mas em toda a Europa. Certa imprensa sensacionalista tem-lhe atribuído um carácter de mulherengo e muitas mulheres reclamam que ele é pai de várias crianças. Em Setembro de 2003, o jornal Bild revelou que Jürgens casou secretamente com Corinna em Nova Iorque, em 4 de Julho de 1999.

Ao longo de sua carreira, Jürgens compôs mais de 1000 canções, muitas das quais eram de Super Hits. Ele produziu mais de 50 álbuns e vendeu mais de 100 milhões de discos. Udo Jürgens, ficou mundialmente conhecido; com a interpretação da música: " Walk Away " em 1977[1] . No Brasil a sua música mais conhecida é "Verde Vinho" (Grieschicher Wein), na versão cantada por Paulo Alexandre[2] .

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]