Saltar para o conteúdo

Universo Online: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 187.123.39.230 para a versão 29732412 de MisterSanderson, com Reversão e avisos
ZiggDown (discussão | contribs)
Linha 54: Linha 54:
==UOL Afiliados==
==UOL Afiliados==
O [[Programa de Afiliados]] do UOL, ou UOL Afiliados, é um serviço para todos os usuários, assinantes do UOL ou não, que possuem site e querem aumentar a receita financeira. Ao se associar ao programa, o usuário passa a disponibilizar em seu site anúncios publicitários relacionados ao seu conteúdo, recebendo uma quantia a cada clique efetuado nos anúncios ou a cada conversão de assinatura, dependendo do tipo de anúncio escolhido.
O [[Programa de Afiliados]] do UOL, ou UOL Afiliados, é um serviço para todos os usuários, assinantes do UOL ou não, que possuem site e querem aumentar a receita financeira. Ao se associar ao programa, o usuário passa a disponibilizar em seu site anúncios publicitários relacionados ao seu conteúdo, recebendo uma quantia a cada clique efetuado nos anúncios ou a cada conversão de assinatura, dependendo do tipo de anúncio escolhido.

==Parceiros de Tecnologia==
Atualmente o cast de parceiros de tecnologia da UOL só tem aumentado. São vários sites especializados em tecnologia da informação, gadgets, hardware, games e tudo relacionado com o mundo atual e tecnologico que vivemos. Confira os principais parceiros:
* [http://adrenaline.uol.com.br/ Adrenaline]
* [http://clickdownloads.uol.com.br/ ClickDownloads - - Download de software e jogos]
* [http://codigofonte.uol.com.br/ Código Fonte - O melhor conteúdo para programadores]
* [http://computerworld.uol.com.br/ ComputerWorld - O Porta-voz do mercado de T.I. e Comunicação]
* [http://convergenciadigital.uol.com.br Convergência Digital]
* [http://www1.folha.uol.com.br/tec/ Folha.com - Tec]
* [http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/ Gigablog - O blog da Redação de UOL Tecnologia]
* [http://revistahometheater.uol.com.br/ Home Theater - O mundo digital na sua casa]
* [http://idgnow.uol.com.br/ IDGNow - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira]
* [http://macworldbrasil.uol.com.br/ MacWorld - Tudo sobre Apple, Mac, iPad, iPod e iPhone]
* [http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/ MundoBit - O blog de tecnologia do Portal NE10]
* [http://olhardigital.uol.com.br/ Olhar Digital - Tecnologia para você!]
* [http://pcworld.uol.com.br/ PCWorld - Tecnologia+Inovação+Produtividade]
* [http://tudodownloads.uol.com.br/ TudoDownloads - Downloads de programas, drivers e jogos]
* [http://ziggi.uol.com.br/ Zigg Downloads- Toneladas de Downloads. Download de programas, jogos e drivers]
* [http://webinsider.uol.com.br/ Webinsider]


{{Referências|Notas e referências}}
{{Referências|Notas e referências}}

Revisão das 01h59min de 25 de maio de 2012

Universo Online
Universo Online S/A
UOL (Página inicial).png
Página inicial do provedor, em 8 de outubro de 2011.
Slogan O melhor conteúdo
Proprietário(s) Grupo Folha
Hypermarcas
Requer pagamento? Para certos conteúdos, sim
Gênero Portal
Cadastro Público / Pago / Não necessita cadastro
País de origem  Brasil
Idioma(s) Português
Lançamento 28 de abril de 1996 (28 anos)
Desenvolvedor Grupo Folha
Endereço eletrônico http://www.uol.com.br/

Universo Online (conhecido pela sigla UOL) (BM&F Bovespa: UOLL4) é um provedor de conteúdo e um provedor de acesso à Internet brasileira, criado pela empresa Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S. Paulo.

Cinco meses depois de sua inauguração, o UOL se uniu com seu concorrente, o portal da Editora Abril chamado BOL. Hoje não existe mais nenhuma participação da Editora Abril no portal, que também já foi propriedade parcial da PTM.com, uma holding da Portugal Telecom - e anteriormente da PT Multimédia (actual ZON), holding da Portugal Telecom. Hoje seu capital majoritário pertence ao Grupo Folha e a João Alves de Queiroz Filho, da holding Hypermarcas.[1]

História

Em 28 de abril de 1996, às 4h15 da manhã o provedor foi colocado no ar, em propriedade do Grupo Folha, numa época em que a Internet possuía menos de quarenta mil usuários em todo o Brasil.[2]

Em 19 de julho de 1996, o UOL coloca em operação uma conexão de 2 megabits por segundo com a Internet,[3] para futuramente atender os seus 1 milhão de acessos à página da empresa recém-criada, e que ocorreram pela primeira vez no dia 27 do mesmo mês. No mês agosto do mesmo ano, o UOL inicia como provedor de acesso à Internet em São Paulo e no Rio de Janeiro, distribuindo um pacote de acesso que incluia conta de e-mail com a domínio uol.com.br e instalação do navegador Netscape versão 2.2, já em português.

Em 1997, com a Internet crescendo vertiginosamente, o UOL continuava criando novos fóruns com grupos de discussão e enquetes. No mesmo ano, estreia uma versão da Nova Enciclopédia Ilustrada Folha e a TV UOL, com programação 24 horas no ar mostrando clipes, entrevistas e trailers.

Para aumentar sua penetração no mercado de provedores de acesso, lança a operação AcessoNet, empresa de rede do UOL que permitiria expansão do acesso nas principais cidades do Brasil. Ainda neste ano a capacidade de conexão do UOL passa os 20 megabits e recebe o prêmio de melhor provedor e de site preferido dos internautas da revista Informática Exame.

No ano de 1998, realiza cobertura do show dos grupos U2, Oasis, Rolling Stones com sua turnê "Bridges to Babylon", em São Paulo, com bate-papos, fotos e comentários ao vivo. Absorve todos os assinantes da CompuServe no Brasil; sua capacidade de conexão passará a ser 74 megabits e é criado o discador UOL, que acaba com linha ocupada no acesso à Internet (uma inovação para a época).

Quando comemora 3 anos e revela que tem 350 mil assinantes, o UOL introduz o sistema de acesso ilimitado à Internet, mediante uma taxa com valor fixo; cria um versão online da Bíblia. Os investimentos continuam e o UOL recebe U$ 100 milhões para se expandir no mercado latino-americano, e em 30 de setembro entra em operação o UOL Internacional, estreando um site na Argentina. No mês seguinte, o Brasil Online, nova empresa do UOL Inc, passa a oferecer e-mail gratuito e nos próximos meses estréia portal no México, na Venezuela no Chile e chega aos EUA.

Com a chegada do ano 2000, é lançada a operação NetGratuita, com provimento grátis de acesso à Internet, lança também um portal na Espanha e seus usuários tem novos modelos assistentes para criar sites pessoais. Em maio deste mesmo ano, recebe aporte de US$ 8 milhões da Patagon, e encerra as atividades do NetGratuita. Junto à Embratel, expande a capacidade de conexão com a Internet para 2,5 Gigabits por segundo.

Já com cinco anos de vida e atingindo o seu primeiro milhão de assinantes (o assinante de número um milhão cadastrou-se no site em 21 de abril), merece um lugar de destaque na história da Internet brasileira, pois não se contam mais de 20 provedores de acesso em todo o mundo - nas Américas, na Europa e na Ásia - que tenham atingido esta marca. Na América Latina, só o UOL e entre os provedores de acesso pago de países de línguas neolatinas só existem três com mais de um milhão de assinantes, o UOL entre eles. Em cinco anos, tempo suficiente para o mundo inteiro ter visto poucos empreendimentos de Internet darem certo e muitos darem errado, o UOL se mostrou capaz de desenvolver um modelo vencedor - baseado na qualidade do serviço e do conteúdo apresentado.

Para o ano de 2002, o UOL SA e Mercado Livre anunciam parceria e o Mercado Livre passam a ser o parceiro exclusivo de leilões do UOL SA em UOL Brasil, UOL Colômbia, UOL Sinectis e BOL. E é neste ano também que o UOL é a primeira empresa brasileira a atingir 5 milhões de visitantes num mês, ultrapassando 1,5 milhão de assinantes, crescendo 29% em receitas e melhorando resultado operacional em 70%, também impulsionado pela transmissão ao vivo Casa de Artistas 2, 24 horas por dia, que conta com bate bapo ao vivo com os participantes.

Em 2003, o UOL expande rede de acessos e passa a atender a 560 cidades brasileiras, sendo a maior rede de acesso à Internet de um provedor nacional. Diversos canais são lançados, como o UOL Business, que estréia com informações para corporações e executivos e canais de celebridades, como Leonardo, Raul Gil e Sandy & Junior.

Chegamos em 2004 e o UOL, é principal portal e provedor pago de acesso à Internet do país. Como portal, o UOL reúne o mais extenso conteúdo em língua portuguesa do mundo. Está organizado em 42 estações temáticas, com mais de 1.000 diferentes canais de notícias, informação, entretenimento e serviços, somando mais de 7 milhões de páginas e segundo o Ibope NetRatings, o UOL teve em janeiro 7,456 milhões de visitantes únicos domiciliares no Brasil, número que lhe dá a primeira posição no ranking dos maiores portais do país e representa mais de 60% de alcance nesse mercado. Isto significa que de cada dez pessoas que acessam a Internet a partir de casa, pelo menos seis visitam o portal UOL regularmente.

Neste mesmo ano, o SDE resolveu abrir investigação contra o provedor, após um grupo de 150 pequenos provedores acusa o portal UOL de abuso de poder econômico. Em 2005 criou a rede social UOLkut, rebatizada de uolk, que é muito semelhante ao Orkut.

UOL Afiliados

O Programa de Afiliados do UOL, ou UOL Afiliados, é um serviço para todos os usuários, assinantes do UOL ou não, que possuem site e querem aumentar a receita financeira. Ao se associar ao programa, o usuário passa a disponibilizar em seu site anúncios publicitários relacionados ao seu conteúdo, recebendo uma quantia a cada clique efetuado nos anúncios ou a cada conversão de assinatura, dependendo do tipo de anúncio escolhido.

Parceiros de Tecnologia

Atualmente o cast de parceiros de tecnologia da UOL só tem aumentado. São vários sites especializados em tecnologia da informação, gadgets, hardware, games e tudo relacionado com o mundo atual e tecnologico que vivemos. Confira os principais parceiros:

Notas e referências

  1. «Portugal Telecom vende sua participação no UOL». Folha.com. 29 de outubro de 2010. Consultado em 29 de outubro de 2011 
  2. «UOL completa 13 anos em 28 de abril». Sobre UOL. UOL. 22 de abril de 2009. Consultado em 29 de outubro de 2011 
  3. «Acesso ao UOL fica mais veloz com 14 megabits». Brasil Online. Folha Online. 1 de outubro de 1997. Consultado em 29 de outubro de 2011 

Ligações externas