Usuário:Joalpe/2020

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pedido de opinião de administrador para o usuário Tuga1143[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Tks4Fish (2)[editar | editar código-fonte]

This Month in GLAM: December 2019[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 16h24min de 11 de janeiro de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Armagedon2000[editar | editar código-fonte]

--MediaWiki message delivery (discussão) 05h20min de 18 de janeiro de 2020 (UTC)

opiniao/revisao de artigo[editar | editar código-fonte]

Criei o artigo Fatiador (impressão 3D) para contribuir com a comunidade e gostaria da sua opinião e revisão, se puder. Sou novato mas muito interessado nestes assuntos de Makers. Se tiver dicas de como posso contribuir com a Wiki nestes temas eu agradeço! obrigado

--Mabraga (discussão) 13h42min de 26 de janeiro de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Millennium bug[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Editor D.S[editar | editar código-fonte]

--MediaWiki message delivery (discussão) 00h56min de 27 de janeiro de 2020 (UTC)

The Signpost: 27 January 2020[editar | editar código-fonte]

Pedido de desbloqueio[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe. Como faço para obter o desbloqueio na wiki commons? Desde agosto do ano passado que estou bloqueado com expiração infinita. Saudações! ClaudioMassena (discussão) 01h45min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)

@ClaudioMassena: Não atuo na área administrativa do Commons, então não conheço os procedimentos. Veja aqui, de todo modo: c:Commons:Blocking_policy#Appealing_a_block. --Joalpe (discussão) 01h47min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)

Carregamento de imagens[editar | editar código-fonte]

Fala, Joalpe, beleza? Bom, sou novo na wiki e vi que marcaram umas imagens que eu inserir na commons como propostas para eliminação. Todas essas imagens foram retiradas do acervo da Revista Manchete, como outras imagens também inseridas na commons. Por exemplo, essa imagem https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Maria_Thereza_Goulart,_primeira-dama_do_Brasil.jpg tem a mesma descrição que essa outra https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sylvia_Mazzili,_Primeira_Dama_do_Brasil.jpg, e foram retiradas da mesma revista com a mesma licença. Se fiz algo errado, poderia me mostrar, caso não fosse tirar o tempo ou chatear, como se procede para concretizar essa verificação de licença sem apagar essas imagens? Achei muito pertinente inseri-las na commons para seu uso adequado de utilização nos artigos. Você pode ver todas as imagens aqui (https://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Deletion_requests/Files_uploaded_by_Gervasio_Lima). Gervasio Lima (discussão) 12h39min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)

RE:Email - LUA[editar | editar código-fonte]

Olá João, vi a mensagem, arquivei e esqueci de responder. É uma pena pois não posso participar presencialmente já que moro no norte do país, mas se for disponibilizada transmissão ao vivo ou gravação, ficarei contente em acompanhar. Abraços. Eta Carinae (discussão) 17h11min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)

@EVinente: A WMF nos cedeu uma verba, no quadro de suas atividades de "capacitação comunitária", para custear a vinda e hospedagem de editores para quem consideramos relevante a atividade. Sua atuação nos domínios técnicos obviamente te insere nesse rol. Se o problema for meramente deslocamento, está resolvido :) . --Joalpe (discussão) 17h14min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)
Nossa, eu realmente não sabia. Agradeço pelo convite então. Seria uma honra participar. Eta Carinae (discussão) 17h17min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)
Então, responde pra Giovanna no email, por favor. Que bom contar com você! --Joalpe (discussão) 17h19min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)
Obrigado, vou verificar. Abraços. Eta Carinae (discussão) 17h24min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)
@EVinente: OK. Responda o quanto antes, por favor, para conseguirmos um valor bom e economizarmos para trazer mais pessoas. Abraço. --Joalpe (discussão) 17h32min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)

───────────────────────── João, não encontrei o e-mail dela? Acho que meu Gmail mandou pro SPAM e deletou. Eta Carinae (discussão) 18h08min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)

Ela me diz que mandou duas vezes --11 de dezembro e 21 de janeiro (vale este, pois mudou a data). Me escreve um email para joalpe arroba wmnobrasil.org , por favor, e transmito seu endereço por lá. --Joalpe (discussão) 18h09min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC) --marcando EVinente --Joalpe (discussão) 18h10min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)
Opa, encontrei pelas datas. :D Já respondi pra ela. Eta Carinae (discussão) 18h54min de 4 de fevereiro de 2020 (UTC)

Pedido de opinião para o usuário Mr. Fulano[editar | editar código-fonte]

Tradução - Sessão do Conselho de Estado[editar | editar código-fonte]

Oi, so pra avisar que terminei de traduzir a pagina que você criou en:Sessão_do_Conselho_de_Estado. Espero que não esteja muito ruim, especialmente algumas citações suspeito que poderiam ser melhores. Se tiver tempo/vontade de checar a tradução agradeco. Sua pagina diz en-5, entao suponho que esteja qualificado para tal. Em todo caso obrigado pelo trabalho no artigo original. --Inteloff (discussão) 00h03min de 7 de fevereiro de 2020 (UTC)

@Inteloff: Grande trabalho! Fico lisonjeado. Darei uma olhada, assim que possível. Você edita pouco em português: por quê? (Espero que não se importe de eu perguntar.) --Joalpe (discussão) 00h05min de 7 de fevereiro de 2020 (UTC)

Sua participação no Processo Estratégico[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe! Gostaria de deixar este convite para que participe da última discussão sobre o Processo estratégico. As novas recomendações foram publicadas e o objetivo é bem simples: saber qual a sua opinião sobre elas ou pelo menos uma delas.

Temos no total 13 recomendações e é fundamental que deixe sua opinião sobre elas, pois ela será utilizada para a melhoria do seu conteúdo e do texto. Pode acessar esta página para obter mais informações ou entrar em contato comigo.

Para deixar sua opinião nesta wiki acesse esta página ou podemos usar outro canal de sua escolha. Temos este canal do Telegram específico para esse propósito se preferir.

Em geral, as recomendações que mais se relacionam com o trabalho dos reversores são:

Ainda assim, fique à vontade para ler outras e comentar livremente. Questões sugeridas:

  1. Leia as recomendações. Não precisa ser todas; basta ler as que geram mais interesse, mesmo que seja apenas uma.
  2. Referir se a recomendação é clara para você. Se não for, o que precisa ser clarificado?
  3. Do que gostou dessa recomendação? Por que?
  4. Do que não gostou dessa recomendação? Por que?
  5. O que mudaria nessa recomendação? Por que?


Aguardo sua participação! Abraço! LTeles (WMF) (discussão) 03h15min de 8 de fevereiro de 2020 (UTC)

Foto na Folha[editar | editar código-fonte]

Grato pelo aviso. Volta e meia isto acontece, meu maior orgulho é a foto dum pé de maxixe que foi escolhido para ilustar artigo da Encyclopeadia Britanica online. Eugenio Hansen, OFS (discussão) 20h04min de 8 de fevereiro de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para a usuária 79a[editar | editar código-fonte]

This Month in GLAM: January 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 19h29min de 10 de fevereiro de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de administrador para o utilizador Douglasboavista[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Tks4Fish (2)[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário EVinente (4)[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Editor D.S[editar | editar código-fonte]

--MediaWiki message delivery (discussão) 21h27min de 13 de fevereiro de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Leefeni de Karik[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Conde Edmond Dantès[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário SEPRodrigues[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Fabiojrsouza[editar | editar código-fonte]

E-mail[editar | editar código-fonte]

Olá. Por favor, verifique seu e-mail – há uma nova mensagem!
Pode remover esta nota a qualquer hora, retirando a predefinição {{Verifique o e-mail}}.

Edmond Dantès d'un message? 03h16min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)

Revisão de artigo[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe. Pesquisei bastante sobre a idade da ex-primeira-dama Maria Thereza Goulart, e cheguei a conclusão que o ano de nascimento dela não é 1940. Em entrevistas concedidas pela própria, afirma ser 17 anos mais nova do que o marido (https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/2019/06/maria-thereza-goulart-e-a-historia-brasileira-amor-perseguicao-poder-justica/) (https://oglobo.globo.com/ela/gente/maria-thereza-goulart-viuva-de-jango-lanca-biografia-23585388). Seu biógrafo, Wagner William não prescreve a idade certa, mas alega ser provavelmente em 1936, o que condiz com uma biografia do ex-presidente Jango pela ALRS (http://www2.al.rs.gov.br/biblioteca/LinkClick.aspx?fileticket=o8CKdWz5qNc%3D&tabid=3101&language=pt-BR), cravando a data certa em 23 de agosto de 1936. Se Jango nasceu em 1919 e é 17 anos mais velho, o ano correto de nascimento de Maria Thereza Goulart é 1936. Saudações! ClaudioMassena (discussão) 14h59min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)

Cats de wikiprojetos, importância, etc[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe. As categorias de manutenção relativas a wikiprojetos, de importância, etc. devem ser inseridas nas páginas de discussão, e não na página do artigo. Pode pedir para alterar as existentes na coordenação robótica. JMagalhães (discussão) 22h00min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)

@JMagalhães: Obrigado pelo aviso; não sabia que havia essa regra, em especial para categorias administrativas e ocultas. Onde a encontro? Não parece uma regra útil, ademais. Te dou dois exemplos. Primeiro, a principal ferramenta de controle de edições da WMF, o Outreach Dashboard, só rastreia na modalidade de "Article scoped program", a usada para maratonas de edição e wikiconcursos, se houver uma categoria no domínio principal. Estou especialmente preocupado com essa modalidade, pois estamos justamente para lançar um wikiconcurso. Sem o uso dessa ferramenta, a contabilização de pontos é simplesmente um inferno -- o que parece aliás estar sendo o caso num recente evento da comunidade (aliás, chamo aqui Érico, que talvez tenha encontrado alguma forma eficiente de rastreio de edições). Em segundo, algumas ferramentas de vigilância e estatística só funcionam com categorias no domínio principal, vide a do GLAM do Museu Paulista, por exemplo. As categorias que aparecem na página de discussão do verbete também são importantes, especialmente para a produção da matriz de qualidade/importância, muito útil para wikiprojetos. Enfim, talvez seja o caso de abrirmos uma consulta à comunidade sobre isso: o que acha? Obrigado. --Joalpe (discussão) 22h32min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
Não usamos essa ferramenta (Outreach Dashboard) e a contabilização dos pontos está longe de acabar... :( Eu até imaginei que não fosse adequado inserir a categoria no artigo em si, mas considerando que é oculta, e que há prazo para ser removida, penso não haver problemas. Érico (disc.) 22h35min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
@Érico: Nunca tentei usar o Outreach Dashboard retroativamente; vou checar, mas acredito que não funciona -- e no caso do wikifontes terão mesmo de fazer a contagem na mão. Numa próxima edição, ao rastrear uma categoria -- por exemplo, a categoria de artigos sem fontes -- a computação é automatizada e, mesmo exigindo curadoria humana posterior, é muito facilitada. O único porém é que a categoria de rastreamento não pode ser removida até o fim da atividade -- o que de todo modo é relativamente fácil de controlar. Se o JMagalhães não se opuser, comprometo-me a pedir a remoção da categoria de controle do wikiconcurso em julho. --Joalpe (discussão) 22h49min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
Pode consultar literalmente centenas de milhar de artigos em que as categorias relacionadas com wikiprojetos e importância estão na página de discussão. Um exemplo rápido: Discussão:Independência do Brasil. Nos projetos em outras línguas é igual. Eu apenas o estou a avisar de uma prática comum e mais do que consensual desde os primórdios do projeto. JMagalhães (discussão) 22h51min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
Eu sei disso, JMagalhães. Veja que a matriz do GLAM do Museu Paulista é atrelada a essas marcações em PDs. O que estou perguntando principalmente é se você conhece alguma outra forma de fazer esse rastreamento, pelo domínio principal? De todo modo, peço por favor que não remova a categoria oculta até julho (e que me perdoe se me vir incluindo outras até março); depois, mesmo sem uma solução prática, comprometo-me a pedir a remoção. Aproveito para convidá-lo a participar do wikiconcurso, aliás; mesmo já estando on-wiki, não o estamos divulgando fortemente ainda, mas o acha facilmente nas minhas últimas contribuições. Se tiver alguma sugestão sobre as regras, são bem-vindas e ainda dá tempo de mudá-las. Obrigado. --Joalpe (discussão) 22h58min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
Talvez não esteja a ser muito claro: eu oponho-me à inserção de categorias de wikiprojetos/concursos/wtv na página principal do artigo. Essas categorias devem ser colocadas na página de discussão, como sempre o foram por centenas de editores desde o início do projeto. Não se tratam nem de categorias de manutenção nem de categorias de consulta para figurarem na página do artigo. Se a ferramenta não contabiliza, isso é um problema da ferramenta. A ferramenta é que tem que se adaptar ao projeto, e não o contrário. Apesar de tudo, duvido que não haja uma forma de rastrear, uma vez que em todas as línguas as categorias de projetos constam na página de discussão. É impossível que este problema não tenha surgido antes. JMagalhães (discussão) 23h09min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
Consultei no IRC para saber se sabem alguma forma de rastreio. Não conheço solução para isso, especialmente sem Petscan. --Joalpe (discussão) 23h12min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC) --também vou escrever ao desenvolver do Outreach Dashboard. --Joalpe (discussão) 23h13min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
Como é que fazem concursos na en.wiki, por exemplo? JMagalhães (discussão) 23h16min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)
Eis o que escrevi para o desenvolvedor do Outreach Dashboard: Citação: We will run a very, very large wiki competition associated to a wikiproject. This wikiproject spans over topics in a multitude of categories, of which normally only a small of entries is of interest. Wikiprojects on Wikipedias are identified on the Talk Page, not on the article itself. These wikiproject identifications do have a category, on the Talk Page of all entries that belong to the wikiproject. Is it possible to track edits on an article based on the wikiproject control category that is on the talk page of this article?. Posto o essencial da resposta, quando a receber. --Joalpe (discussão) 23h20min de 16 de fevereiro de 2020 (UTC)

───────────────────────── @JMagalhães e Érico: Aparentemente, não é possível acompanhar automaticamente edições em verbetes a partir das categorias na PD: m:Talk:Programs_&_Events_Dashboard#Tracking_a_category_on_an_Article_Scoped_Program. O Sage, que coordena o desenvolvimento da ferramenta para a WMF, abriu um pedido para isso, mas temo que não fique pronto a tempo. Pedi confirmação. Nesse contexto, vou abrir uma discussão no Café dos Categorizadores para excepcionalmente pedir a autorização da inserção de uma categoria oculta nos artigos de interesse do wikiconcurso. Ao fim do concurso, pedirei a remoção dessa categoria oculta por robô. Entendo que não é a melhor solução. Seguimos no café, eventualmente. --Joalpe (discussão) 21h37min de 18 de fevereiro de 2020 (UTC)

Convite para participação no Mês Africano da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Caro Joalpe,

Convidamos você a participar na segunda edição Mês Africano da Wikipédia, um concurso que visa aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios africanos. Se deseja participar, acesse Mês Africano da Wikipédia 2020 e siga as instruções. O evento será realizado ao longo do mês de março de 2020. Todos os trabalhos devem ser submetidos para avaliação durante o mês de março para que sejam contabilizados. Se tiver quaisquer dúvidas, pergunte na página de discussão do concurso. Contamos com sua participação!

Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe!

Nós do grupo de usuários Wiki Movimento Brasil planejamos para os próximos meses um wikiconcurso a decorrer na Wikipédia em português. Trata-se de um evento inserido numa série de atividade conduzidas em colaboração entre o referido grupo e o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga. Neste wikiconcurso, pretendemos convidar e estimular a comunidade da Wikipédia lusófona a contribuir no aprimoramento de artigos relacionados aos conteúdos resultantes da iniciativa GLAM com o Museu Paulista, que tem sido conduzida desde o ano de 2017.

O wikiconcurso ocorrerá entre os dias 15 de março a 15 de junho de 2020 e a página contendo as regras e detalhamentos está em Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga. Não deixe de visitá-la e participar. Haverá prêmios de até R$2.500,00.

Cordialmente, MediaWiki message delivery (discussão) 17h28min de 28 de fevereiro de 2020 (UTC)

The Signpost: 1 March 2020[editar | editar código-fonte]

This Month in GLAM: February 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Armenia report: Wiki project on Museums with My Armenia
  • Brazil report: Moreira Salles Institute GLAM initiative in Brazil
  • Finland report: The Helsinki then and now exhibition
  • France report: GLAM related blogposts
  • Indonesia report: Proposing collaboration with museums in Bali; First Wikisource training in the region
  • Netherlands report: Students write articles about Media artists, Public Domain Day 2020, Wiki Goes Caribbean, WikiFridays at Ihlia - Wikimedia Nederland in January & February 2020
  • Norway report: Wikipedia editing workshop with the Norwegian Network for Museums
  • Serbia report: Great dedication of librarians
  • Sweden report: Historic photos; Support for international Wikimedia community; Library training tour; Many GLAMs improved on Wikidata
  • UK report: Kimonos and Khalili
  • Ukraine report: Winning photos Wiki Loves Monuments shown in different cities; Libraries Lead an All-Ukrainian Challenge
  • USA report: Black History Month and Open Access Anniversaries
  • Structured Data on Wikimedia Commons report: Summary of pilot projects, and what's next
  • Wikidata report: Leap into Wikidata!
  • WMF GLAM report: New Team Leadership, GLAM-Focused Grants Review, OpenGLAM Declaration Research
  • Calendar: March's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 02h02min de 10 de março de 2020 (UTC)

Ligia Clark[editar | editar código-fonte]

Caro professor, boa tarde.

Gostaria de agradecê-lo pelas informações adicionadas aqui no Wiki, particularmente aquelas que dizem respeito a artista Lígia Clark. Fiquei particularmente interessado em uma imagem da artista descrita pelo sr.: ela é citada como do Correio da Manhã, de 1972, do Arquivo Nacional. Não consegui encontrar essa imagem na Hemeroteca digital e gostaria muito de obter descrições mais específicas (página e caderno) para poder citá-la na minha tese. Muito obrigado, João

Olá. Sugiro que crie um nome de usuário, para que eu consiga responder mais eficientemente. E que bom que gostou da imagem! Faz parte de um enorme trabalho com o Arquivo Nacional, WP:ArqN. Para obter mais informações sobre a fotografia, terá mesmo aliás de entrar em contato com a instituição que tem o arquivo sob sua guarda. O número de inventário os ajudará a dar mais informações. Espero ter ajudado. Saudações. --Joalpe (discussão) 20h04min de 16 de março de 2020 (UTC)

Ligia Clark[editar | editar código-fonte]

Caro professor, escrevo agora após criar uma conta na Wiki. Como eu estava dizendo, quais são as especificações da imagem, isto é, qual o seu número de inventário? Ela foi obtida na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional? Tentei buscar nesse sítio, mas não consegui localizar a imagem. Muito obrigado, João

@JoaoHRB: Olá. Que bom que criou o nome de usuário. O número de inventário da foto aparece no arquivo original (File:Lígia Clark, 1972.tif). É: BR_RJANRIO_PH_0_FOT_16596_014. Está no Fundo Correio da Manhã, do Arquivo Nacional (Brasil). Boas edições. --Joalpe (discussão) 22h11min de 24 de março de 2020 (UTC)

Perfeito professor, encontrei. Muito obrigado pela ajuda. João Barbosa

Dúvida[editar | editar código-fonte]

Olá, amigo. Para participar do Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga é preciso estar presente em algum lugar ou tudo será online? Parabéns pela iniciativa. Abraço! Chronus (discussão) 10h37min de 27 de março de 2020 (UTC)

@Chronus: Bom dia! É tudo on-line! Participe! Abraço. --Joalpe (discussão) 10h57min de 27 de março de 2020 (UTC)
Chronus, só um lembrete: para participar, precisa se inscrever. Não sei se foi coincidência, mas vi que editou um verbete que a priori está no wikiconcurso, mas como não está inscrito não computou. Abraço. --Joalpe (discussão) 16h38min de 28 de março de 2020 (UTC)

The Signpost: 29 March 2020[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Albertoleoncio[editar | editar código-fonte]

Eliminador[editar | editar código-fonte]

Caro editor, informo que lhe foi atribuído o estatuto de eliminador. Com tal ferramenta, agora está apto(a) a apagar páginas propostas à eliminação rápida, semirrápida ou que violem direitos autorais; encerrar discussões de eliminação; atender pedidos de manipulação de históricos, remoção imediata de violação de direitos autorais (quando necessária a eliminação de determinada página ou revisão do histórico), restauro de páginas e visualização de conteúdo previamente eliminado. Por favor, apenas tenha em mente que:

  • Este estatuto não lhe confere qualquer autoridade especial.
  • O abuso da ferramenta poderá ocasionar sua retirada por qualquer burocrata.
  • Existe a possibilidade de incluir em sua página de usuário a userbox {{Wikipédia:Userbox/Eliminador}}, para fins de identificação.
  • Se, por qualquer motivo, decidir que não deseja mais usufruir desta permissão, entre em contato comigo e assim poderei removê-la.
Se tiver quaisquer dúvidas, por favor, não hesite em contatar-me. Boas contribuições! FábioJr de Souza msg 22h50min de 5 de abril de 2020 (UTC)
@Fabiojrsouza: Obrigado pela gentileza de postar esta mensagem. Estou cônscio da responsabilidade a mim atribuída pela comunidade e espero fazer-lhe jus. --Joalpe (discussão) 22h52min de 5 de abril de 2020 (UTC)

Olá. Há alguns gadgets que podem ser úteis no exercício de seu novo estatuto. No caso, DeletedContribsTab e Limpar motivos de eliminação. Recomendo que utilize este último, pois assim os logs ficam limpos e mais entendíveis. Sem falar que, em não raras vezes, a página eliminada contém ofensas que acabam sendo registradas no log, dando mais trabalho com a posterior ocultação. No mais, bom trabalho com as novas ferramentas. Érico (disc.) 19h21min de 7 de abril de 2020 (UTC)

@Érico: Como instalo esses gadgets? Para que serve o DeletedContribsTab? Obrigado. --Joalpe (discussão) 19h30min de 7 de abril de 2020 (UTC)
Nas preferências: preferências -> gadgets -> Administração (última seção). As descrições das funcionalidades de cada um estão expostas ali. Érico (disc.) 19h32min de 7 de abril de 2020 (UTC)
@Érico: Acho que consegui. Avise por favor se vir algum outro problema. Boas edições. --Joalpe (discussão) 19h38min de 7 de abril de 2020 (UTC)

Eliminação de página[editar | editar código-fonte]

Boa noite Joalpe. Tudo bem? Acabo de criar uma página no meu nome, Regis Achcar de Faria e ela foi eliminada. Gostaria de entender o por que? Muito obrigado.

@Regis Achcar de Faria: Boa noite. Recomendo a leitura desta documentação, para tomar seguir as orientações para as páginas de usuário neste projeto. Boas edições. --Joalpe (discussão) 01h36min de 6 de abril de 2020 (UTC)

Eliminação de página[editar | editar código-fonte]

Prezado João Alexandre. Sou novo no Wikipedia. Acabo de criar uma pagina em meu nome, Regis Achcar de Faria e editar um texto e a pagina foi eliminada. Gostaria que me ajudasse a entender a razão. Muito obrigado. Regis Achcar de FariaRegis Faria 01h43min de 6 de abril de 2020 (UTC)

Oi, respondi acima. --Joalpe (discussão) 01h46min de 6 de abril de 2020 (UTC)

Página Fabio Barros, deletada[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, Joel

Gostaria de saber se, enviando a autorização do próprio Fábio Barros, seria possível recuperar a página no Wikipedia, que existia. Se sim, seria uma autorização via email? Como comprovar a autenticidade? Uma imagem de uma declaração de direito de uso, registrada em cartório, ajudaria?!

Grato pela atenção,

Victor H

@VictorHFF: Boa tarde. Não é necessário pedir autorizações para produzir conteúdo neste projeto. O que precisa é estar de acordo com as política da Wikipédia. No caso, não pode simplesmente copiar e colar conteúdos de uma página e precisa garantir que esta página traz informações confiáveis. Publiquei uma mensagem de boas vindas na sua página de discussão, que têm links úteis. Boas edições. --Joalpe (discussão) 18h43min de 8 de abril de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: March 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Australia report: Know My Name; Public libraries of Queensland join Wikidata
  • Colombia report: Gender gap, Wikipedia and Libraries from the GLAM team
  • France report: WikiGoths; WikiTopia Archives
  • Indonesia report: Volunteers' meet-up; Wiki Cinta Budaya 2020 structured data edit-a-thon
  • Ireland report: Video tutorials; Celtic Knot Conference 2020
  • Kosovo report: WoALUG and NGO Germin call Albanian Diaspora to contribute to Wikipedia
  • Netherlands report: Nationaal Museum van Wereldculturen contributes to Wikimedia Commons again; Student research on GLAM-Wiki at Erasmus University Rotterdam
  • Serbia report: March Highlights - Everything is postponed
  • Sweden report: FindingGLAMs; Wikipedia in libraries; Art from the Thiel Gallery Collections; Kulturhistoria som gymnasiearbete
  • UK report: Colourful Kimonos from Khalili
  • USA report: Women & Editing in the time of virus
  • Special story: COVID-19
  • Wikidata report: Lockdown Levellings
  • WMF GLAM report: Mapping GLAM-Wiki collaborations
  • Calendar: April's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

Pedido de aprovação de administrador para o usuário IAlex2004[editar | editar código-fonte]

ER A4[editar | editar código-fonte]

Restaurei o artigo Antimieloperoxidase que tinha sido eliminado indevidamente por si. Tal como consta na descrição, a eliminação por WP:ER#A4 deve ser usada para artigos que não aleguem a importância de pessoas, animais, organizações, conteúdo web ou eventos. Anticorpos não são nenhuma destas categorias. JMagalhães (discussão) 09h50min de 10 de abril de 2020 (UTC)

Esse verbete com texto mínimo e sem interlinks poderia ser fundido com Mieloperoxidase, outro mínimo.--PauloMSimoes (discussão) 11h06min de 10 de abril de 2020 (UTC)
Obrigado pela correção, JMagalhães. Tem total razão. --Joalpe (discussão) 13h28min de 10 de abril de 2020 (UTC)

Texto referente a eliminação da página Instituto de Administração Judicial Aplicada.[editar | editar código-fonte]

Boa Tarde. Foi eliminada a página criada por mim "Instituto de Administração Judicial Aplicada", uma vez que, supostamente, essa não apresentava o tópico 20. Contudo, após ler o que a Wikipédia considera como um artigo "impróprio", continuo sem entender o motivo da exclusão. Agradeceria por um retorno com maior esclarecimento.--Heitoco14 (discussão) 19h53min de 10 de abril de 2020 (UTC)

@Heitoco14: A eliminação ocorreu porque não estava justificada suficientemente a notoriedade da organização, pelo menos por enquanto. Postei em sua página de discussão uma mensagem de boas vindas, que tem links para conteúdo que pode ajudar a entender como contribuir neste projeto. Boas edições. --Joalpe (discussão) 20h27min de 10 de abril de 2020 (UTC)

Sobre uma sequência de novos artigos por um usuário.[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe! Tudo bom? Considerei indicar a página "João Bernardo Afonso" para eliminação por consenso, mas fiz um levantamento do histórico do usuário que o criou, e ele parece ter criado páginas apenas para a promoção de um podcast, criando também a página "Fumaça (podcast)", ainda não seguindo as diretrizes de livro de estilo]. Me parece que trata-se de alguém querendo promover um trabalho próprio, então achei que se encaixaria melhor na regra A4 de eliminação rápida. Mas estou apenas reportando para os demais membros da comunidade. Dê uma conferida nas demais criações do usuário para ver o que você acha. Cordialmente, DmitryN (discussão) 22h30min de 10 de abril de 2020 (UTC)

@DmitryN: Obrigado pela informação! Sugiro que coloque também na discussão de eliminação, assim haverá mais publicidade. Boas edições. --Joalpe (discussão) 22h32min de 10 de abril de 2020 (UTC)
E assim o fiz! Mas apesar da sua indicação para eliminação por consenso, considere também votar, de maneira com o que ache mais apropriado. Encontrei ínfima informação sobre o profissional na Internet, então acredito que, realmente, a eliminação rápida em A4 fosse mais apropriada. Obrigado! DmitryN (discussão) 23h06min de 10 de abril de 2020 (UTC)

Sobre o Wikiconcurso do Museu Paulista 2020[editar | editar código-fonte]

Fui passar de novo na página principal do concurso, e veio uma dúvida... como faz contar uma edição. Tipo assim, o que eu preciso fazer para contar edição no Wikiconcurso?

Juan90264 (Discussão) 22h31min de 19 de abril de 2020 (UTC)

@Juan90264: Boa noite. Toda edição que você fizer nos artigos do escopo do museu é automaticamente controlada. Se for uma edição válida, pontua. A lista de artigos está disponível aqui: Wikipédia:Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga/Artigos. Não hesite em escrever se tiver mais dúvidas. --Joalpe (discussão) 22h34min de 19 de abril de 2020 (UTC)

Estruturismo[editar | editar código-fonte]

Olá, você é tutor de Vítor Medeiros Costa? Ele criou o artigo Estruturismo, porém, tal artigo foi indicado para eliminação semirrápida por falta de fontes fiáveis e independentes. O usuário em questão acabou sendo bloqueado porque estava removendo a tarja de indicação de eliminação sem justificativa (acabou sendo interpretado como vandalismo). Bom, eu confesso que fiquei analisando o artigo estruturismo porque me pareceu relevante, mas não consegui encontrar nada na internet com esse nome exatamente. O mais próximo que eu encontrei, considerando que ele citou Lloyd, foi este artigo O estruturalismo na teoria das organizações. Você tem algum conhecimento específico sobre o tema do artigo? Saudações. ✍A.WagnerC (discussão) 00h15min de 21 de abril de 2020 (UTC)

@A.WagnerC: Não creio que o bloqueio seja adequado, é apenas reflexo da dificuldade do editor com as regras, apesar de sua vontade de contribuir de boa-fé. Não está vinculado a minhas disciplinas. Os professores estão listados em: Wikipédia:Outreach Dashboard/UFSC/Teoria da História na Wikipédia. Você fala com eles? Abraço. --Joalpe (discussão) 01h08min de 21 de abril de 2020 (UTC)
Também não achei adequado. Caso você tenha contato com Flávia Varella, poderia pedir para que ela visualize a mensagem que deixei na PD dela, se possível? Saudações. ✍A.WagnerC (discussão) 03h21min de 21 de abril de 2020 (UTC)
Fiz um pedido de reconsideração do bloqueio a 79a. ✍A.WagnerC (discussão) 03h34min de 21 de abril de 2020 (UTC)
Muito obrigado pela ajuda Joalpe. Felizmente o problema foi resolvido. O usuário foi desbloqueado, o artigo mantido, e realmente foi só dificuldade com as regras, algo normal para editores novatos. Saudações. ✍A.WagnerC (discussão) 17h38min de 23 de abril de 2020 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Fístula anal de Luís XIV de França aprovada[editar | editar código-fonte]

Em 21 de abril de 2020, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Fístula anal de Luís XIV de França, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"… o êxito da cirurgia da fístula anal do rei francês Luís XIV, em 1686, motivou festas civis e celebrações religiosas na França?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--Agent010 Yes? 01h52min de 21 de abril de 2020 (UTC)

Agent010 Espero ser lembrado por outros feitos neste projeto :) Mas de fato é curioso. Mudando de assunto: na frwiki, usam robôs para administrar toda a parte de Sabia que... Será que valeria a pena se inspirar? --Joalpe (discussão) 01h54min de 21 de abril de 2020 (UTC)
Olá, Joalpe. Como funciona essa parte dos robôs? O que eles fazem exatamente lá? Estou por fora.--Agent010 Yes? 01h56min de 21 de abril de 2020 (UTC)
@Agent010: Fazem uma primeira análise da proposta [1], publicam na PD do artigo [2], organizam e publicam as sugestões aprovadas [3] e finalmente quando houve a publicação atualizam a PD. --Joalpe (discussão) 02h04min de 21 de abril de 2020 (UTC)
Entendi. Parece um pouco complexo, também não sei como operar robôs. Lá, na frwiki, possui um tempo exato para que as proposta sejam publicadas, por exemplo, de 48 em 48 horas?--Agent010 Yes? 02h11min de 21 de abril de 2020 (UTC)
Agent010 Sim. Lá, é todo dia! --Joalpe (discussão) 02h16min de 21 de abril de 2020 (UTC)
Aqui, não daria certo essa questão de estipular prazos: houve vezes que não havia participação da comunidade no Wikipédia:Sabia que/Propostas, deixando o Sabia que sem novas curiosidades. À vista disso, não há um tempo exato de atualização do Sabia que, uma vez que, como nem sempre o Sabia que/Propostas agaria muitas curiosidades e participação, pretende-se economizar as curiosidades propostas por lá para que o Sabia que seja alimentado.--Agent010 Yes? 02h27min de 21 de abril de 2020 (UTC)

───────────────────────── Agent010, finalmente o robô acabou dando certo! Parabéns ao Albertoleoncio! --Joalpe (discussão) 16h51min de 31 de maio de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Mr. Fulano[editar | editar código-fonte]

The Signpost: 26 April 2020[editar | editar código-fonte]

News, reports and features from the English Wikipedia's weekly journal about Wikipedia and Wikimedia
Read this Signpost in full · Single-page · Unsubscribe · Global message delivery 18h19min de 26 de abril de 2020 (UTC)

Código de Acesso para Inscrição no Curso 'Introdução ao Jornalismo Científico"[editar | editar código-fonte]

Boa tarde, ao tentar fazer minha inscrição no curso, surge para mim a seguinte mensagem: Código de acesso incorreto. :-( O código de acesso para se matricular neste curso está incorreto. Peça ao professor o código de acesso atual, por favor.

Assim, peço o código atual, por gentileza. Grata

@Raíssa Musarra: Oi. Esse curso está ainda em construção, ainda não liberado. Íamos lançá-lo neste ano, mas com a interrupção de várias atividades do laboratório responsável é provável que atrase e não há previsão. Sinto. --Joalpe (discussão) 19h03min de 27 de abril de 2020 (UTC)

Wikiconcurso[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe! Para variar venho lhe fazer uma pergunta sobre o Wikiconcurso Museu do Ipiranga. Se (hipoteticamente) um usuário faz uma edição negativa de byts em uma página presente na lista matriz, ele perde pontuação? Grato Ovelhamauro (diga) 00h45min de 1 de maio de 2020 (UTC)

@Ovelhamauro: Às ordens. Não perde pontos. Mas não ganha também. Boas edições. --Joalpe (discussão) 00h48min de 1 de maio de 2020 (UTC)

Pedido de opinião do usuário ChristianH[editar | editar código-fonte]

Mudanças na predefinição "Info município do Brasil"[editar | editar código-fonte]

Olá, colega. Eu preciso da sua opinião aqui. Creio que seja importante. Se puder participar, por favor. Alessandro SILmanda 08h32min de 8 de maio de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: April 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Brazil report: GLAMce at Museu Paulista: making things machine-readable
  • Czech Republic report: WikiGap 2020 in Czech Republic; International event; support for Wikimedia community; edit-a-thon run with the US embassy and the Swedish Embassy
  • France report: Association des Archivistes Francais; Palladia, a museum collection portal based on Wikimedia resources
  • Indonesia report: Wikisource Competition 2020
  • Ireland report: Hunt Museum image donation; Livesteaming and video demonstrations
  • Italy report: Archivio Ricordi, webinars and videos
  • Kosovo report: One Village, One Article for each village in Albania and Kosovo
  • Netherlands report: Photo collections Afrika-Studiecentrum Leiden; meetup and media donations for Wiki goes Caribbean; first online WikiFriday
  • Sweden report: Skrivstuga (edit-a-thon) online – Wikipedia in libraries
  • Switzerland report: More women on Wikipedia
  • UK report: Japanese silk and Spanish iron
  • USA report: Earth Day
  • Wikidata report: Seven Million People Can't Be Wrong
  • Calendar: May's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

Sobre imagens.[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe! Como vai? Um editor me fez pergunta Citação: «Sei que devemos trabalhar com imagens com direitos autorais liberados e/ou domínio público, o que faz todo sentido. Visto que sigo mexendo principalmente com a parte arqueológica e histórica de municípios brasileiros, uso bastante a base de dados do IBGE para angariar alguns dados e informações, e lá muitas vezes encontro imagens históricas ótimas dos mesmos. Sendo o IBGE um órgão público, será que não poderíamos utilizar essas imagens no wikipedia?». E como tenho observado que você tem inserido fotos em diversos artigos. Você teria como me dizer algo com relação ao IBGE? e você tem alguma lista com sites com licença livre e que possamos pegar fotos? Aguardo. No mais, saudações e excelentes edições. ----Manope2011 Posso ajudar? 19h41min de 12 de maio de 2020 (UTC)

@Manope2011: Obrigado por entrar em contato. Quem mais entende de licença de imagem neste projeto é o DarwIn. Veja que apresentou sobre o tema na principal conferência internacional de instituições culturais e Wikimedia: Copyright in the Lusophone World. Ele certamente poderá orientá-lo melhor do que eu, até porque é ele quem me orienta nesses assuntos também. Boas edições. --Joalpe (discussão) 01h13min de 13 de maio de 2020 (UTC)

Conteúdo da Página de uma Figura Pública[editar | editar código-fonte]

Bom dia, Joalpe

Trabalho numa empresa que desenvolve sites. Esta mesma empresa tem buscado aprender e se adequar as melhores práticas de criação de conteúdos para Wikipédia. Por isso, gostaria de saber como fazemos em relação ao conteúdo biografico, que estará no novo site de um cliente nosso, sendo esta, em tese, a mesma que iria para o Wikipédia. Neste caso, qual o melhor procedimento? Reescrever a "biografia" dele, para subir para o Wikipédia, ou há alguma outra alternativa, como validação - autorização - de conteúdo do site, por parte do dono - figura pública - de quem trata o site?!

É possível usar o site da figura pública como referência, para confirmar as informações que desejamos que estejam na página dele no WikiPédia?!


Abraços e agradeço antecipadamente pela disposição.comentário não assinado de VictorHFF (discussão • contrib) 11h08min de 21 de maio de 2020 (UTC)

@VictorHFF: Boa noite! Obrigado por seu contato. O primeiro passo para contribuir adequadamente com a Wikipédia é familiarizar-se e entender suas regras e políticas. Deixo aqui links para dois conteúdos que podem ajudá-lo: WP:COI e WP:BPV. Espero ter ajudado. --Joalpe (discussão) 22h01min de 21 de maio de 2020 (UTC)

Wikidata Lab XXIII[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe!

Você sabe se a Shani Evenstein deixou os slides que ela usou disponível em algum lugar? Se sim, onde foi?

Agradeço

Felipe R. Lima (discussão) 18h42min de 24 de maio de 2020 (UTC)

@Felipe R. Lima: Olá. Ela não enviou os slides, não. Tem algo em específico que procura? --Joalpe (discussão) 19h19min de 24 de maio de 2020 (UTC)
Sim, tentei achar aquela linha do tempo dos astrolábios. Até achei algo semelhante mas não no formato de linha do tempo que ela mencionou. Queria dar uma estudada na maneira como foi construída... Felipe R. Lima (discussão) 19h27min de 24 de maio de 2020 (UTC)
@Felipe R. Lima: Seguem alguns links de interesse: a linha do tempo das obras do Prado e linha do tempo de astrolábios. A dos astrolábios parece estar fora do ar, mas pelo que vi é uma query comum no Wikidata. Avise-me se precisar de algo mais sobre isso. --Joalpe (discussão) 19h39min de 24 de maio de 2020 (UTC)
Ok! Agradecido pela ajuda. Vou dar uma olhada nesse do museu do Prado. E aguardar a linha do tempo dos astrolábios. Felipe R. Lima (discussão) 19h56min de 24 de maio de 2020 (UTC)

MMs- Era só sobre os Teen Titans e o criador. ==

Ok eu estava a falar dele mal porque era para falar das ideias horríveis que ele teve (e também para ver se fazia uma 6ª temporada) é que nos teen titans tudo acaba mal e eu queria corrigir esse erro.

Pedido de aprovação de administrador para o usuário GhostP.[editar | editar código-fonte]

The Signpost: 31 May 2020[editar | editar código-fonte]

Museu do Ipiranga[editar | editar código-fonte]

O texto que aqui estava foi movido para: Wikipédia Discussão:Wikiconcurso Arquivo Nacional#Museu do Ipiranga

Exclusão da Página[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, gostaria de saber em que parte do meu texto há conteúdo publicitário. Em nenhum momento eu fiz propagando no texto, muito pelo contrário, peguei como base vários textos da internet que falava sobre a Mooba e peguei como base o modo de escrita da Meliuz que ainda está no wiki. Estudei muito, passei dias estudando o site, entender a escrita, passei 2 dias escrevendo e fazendo testes para não sair nenhum conteúdo errado e propaganda subliminar.

Obrigada!

Olá. Obrigado por seu esforço e espero que siga aproveitando a Wikipédia, um projeto incrível de colaboração. Note que o conteúdo deve sempre seguir critérios de notoriedade, no caso para empresas: WP:EMPRESA. Boas edições. --Joalpe (discussão) 15h14min de 10 de junho de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: May 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Armenia report: Edit-a-thon dedicated to International Museum Day
  • Colombia report: A #1Lib1Ref to close the gender gap
  • Côte d'Ivoire report: #1Lib1Ref 2020 from 26 to 28 May in Côte d'Ivoire
  • France report: WikiArchives; IMD 2020: Cross-Chapter Collaboration
  • Indonesia report: Wikisource Competition 2020 recap; International Museum Day 2020
  • Italy report: New collaborations and contents!
  • Netherlands report: Analysis of Dutch GLAM-Wiki projects in relation to the Dutch Digital Heritage Reference Architecture, Content donation from Utrecht Archives, Detecting Wikipedia articles strongly based on single library collections and Collection highlights of the KB
  • Sweden report: Free music on Wikipedia; NHB webinars; Wikipedia in libraries – Projekt HBTQI
  • Switzerland report: International Museum Day 2020
  • UK report: Japanese art
  • USA report: Workshops & COVID-19 Symposium
  • Special story: Content partnership category - your help is needed
  • WMF GLAM report: GLAM metadata standards and Wikimedia projects
  • Calendar: June's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 17h21min de 10 de junho de 2020 (UTC)
  1. REDIRECIONAMENTO Nome da página de destino

Exclusão da Página Mooba[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, fiz um questionamento referente ao conteúdo publicitário onde haviam me informado que o texto referente a empresa Mooba tinha, porém realmente revisamos tudo e não tem nada implícito, fala apenas do site, como funciona e inclusive ele está bem parecido com outro site da mesma categoria (Meliuz). Você me respondeu informando que tinha que seguir os critérios de notoriedade (WP:EMPRESA), li novamente esse artigo (que eu já tinha lido) e realmente minha publicação atende todos os critérios. Pode ser mais específico para qual parágrafo ou linha isso está fora dos conformes? Pois atendi todos os critérios, coloquei fontes/referências confiáveis (como O Globo, Forbes, etc), não teve conotação publicitária como foi mencionado a primeira vez e atende todos os requisitos de empresa. Minha intenção é melhorar o conteúdo e conseguir publicá-lo o mais breve possível. Inclusive, segue o texto para análise e verificação, está tudo conforme as regras do wiki, jamais entregaria algo que pode ter um duplo sentido ( https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Tamara_Augusto# ) Aguardo seu retorno. Tamara

Olá. Apesar das fontes, na minha perspectiva o conteúdo não justifica notoriedade. Veja que fontes são apenas um dos critérios levados em conta. De todo modo, você sempre pode pedir o WP:RESTAURO da página e com isso pedir uma nova opinião. Quando tiver tempo, leio com mais detalhe a outra página que mencionou, mas também à primeira vista não deveria ser mantida na Wikipédia e possivelmente será eliminada. Obrigado por chamar minha atenção a isso. Boas edições. --Joalpe (discussão) 18h12min de 10 de junho de 2020 (UTC)
Olá Joalpe, sim já pedi o restauro, mas é ruim deletar uma página que segue todos os critérios apenas por achar algo, acredito que principalmente para um site tão importante quanto o wiki a conversa ou até mesmo uma edição sua poderia manter o arquivo no ar e solucionar todos os problemas. A intenção não é fazer propagando e sim informar à todos, assim como outras empresas informam sobre suas atividades, contam a história da empresa, etc. Assim como fiz com a startup que decidi colocar no ar aqui no wiki. Agora fica chato porque além de ser bem complicado eles restaurarem a publicação, eu não posso escrever outra porque automaticamente já é deletada pois já teve uma negativa antes.comentário não assinado de Tamara Augusto (discussão • contrib) 15h35min de 10 de junho de 2020 (UTC)
Não funciona assim, Tamara Augusto. Todas as edições são bem-vindas, de acordo com as regras. Noto que se você está vinculada a essa empresa, é encorajada a divulgar o conflito de interesse. Boa sorte e boas edições. --Joalpe (discussão) 18h52min de 10 de junho de 2020 (UTC)
Olá Joalpe, sim eu sei como funciona aqui, mesmo porque quem escreveu para mim o artigo foi alguém que já publicou outros e é especializado no wiki. O que eu fico muito triste é que depois de tanto estudo, vocês simplesmente apagam as páginas sem mostrar onde está o erro ou tentar entender, e vi que isso não acontece apenas comigo, muita gente reclamou desse ponto. Agora uma opinião: você acredita que se eu publicar esse mesmo artigo, porém de outro cadastro (de alguém que não é vinculado à empresa), o artigo pode ser aceito? Ou tem algo que precisamos ainda nos enquadrar, porque pelo o que você falou, todos os critérios estão sendo seguidos e mesmo assim meu conteúdo foi apagado. Não quero ter conflito de interesses, só quero que a startup tenha um espaço assim como outras tem aqui dentro do wiki. Pois como já foi negado uma vez o meu artigo, mesmo fazendo a solicitação de Restauro acredito que será negado novamente, já terão um pé atrás. --Tamara
@Tamara Augusto: Quem é essa pessoa que escreveu o artigo? Talvez eu devesse falar com ela. Boas edições. --Joalpe (discussão) 20h14min de 10 de junho de 2020 (UTC)

Muito obrigada!!![editar | editar código-fonte]

Joalpe, muito obrigada por ter submetido para destaque o artigo de Aimé-Adrien Taunay para mim! Agradeço muito! Juliakotchetkoff (discussão) 03h20min de 14 de junho de 2020 (UTC)

@Juliakotchetkoff: Claro! Como um dos organizadores do wikiconcurso, acompanhei seu trabalho e você está de parabéns. Parece-me que gostou de atuar na Wikipédia e é um prazer olhar suas edições. Aproveito para dizer que, se não estiver cansada demais, em breve haverá outro concurso, agora organizado em parceria com o Arquivo Nacional: WP:WikiAN. Quem sabe não se anima... Boas edições! --Joalpe (discussão) 03h32min de 14 de junho de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de supervisor para o usuário EVinente[editar | editar código-fonte]

Invitation to participate in the upcoming WPWP Campaign[editar | editar código-fonte]

Hello Wikipedians,

This is to invite you to join the WPWP Campaign to help improve Wikipedia articles with photos and win prizes. The campaign will run from 1st July 2020 to 31st August 2020.

The campaign primarily aims at using images from Wikimedia Commons on Wikipedia articles that are lacking images. Participants will choose among Wikipedia pages without photo images, then add a suitable file from among the many thousands of photos in the Wikimedia Commons, especially those uploaded from thematic contests (Wiki Loves Africa, Wiki Loves Earth, Wiki Loves Folklore, etc.) over the years.

Please visit the campaign page to learn more about the WPWP Campaign.

With kind regards,

Thank you,

Deborah Schwartz Jacobs, Communities Liaison, On behalf of the Wikipedia Pages Wanting Photos Organizing Team - 21h32min de 18 de junho de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário WikiFer[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o SabiaQueBot[editar | editar código-fonte]

Eliminação da página https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_Interdisciplinar_para_o_Desenvolvimento_Social[editar | editar código-fonte]

Caro Joalpe

Queria entender melhor o motivo da eliminação da pagina https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_Interdisciplinar_para_o_Desenvolvimento_Social .

Construimos ela numa editatona, que seria a página sobre a unidade de qual fazemos parte na universidades. Usamos em parte conteudo da propria página, que está em CC também, então não teria problema usar pelo que entendemos. Mas entendi que o principal motivo para ser indicado para eliminação era não ter relevancia (A4). Mas dentro do A4, diz que "com a exceção de instituições de educação". Além disso, outras unidades equivalentes do mesmo centro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Tecnologia_da_Universidade_Federal_do_Rio_de_Janeiro), tem sua página lá. inclusive com muito menos referência que nosso verbete (https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Polit%C3%A9cnica_da_Universidade_Federal_do_Rio_de_Janeiro).

Assim, estamos um pouco perdidos. Peço desculpas, mas somos novatos na Wikipedia.

Att Celso

@Celso Alvear: Obrigado pela mensagem e bem-vindo. O que sugiro para este artigo, como outros que aliás pensar em criar, é que o faça em sua página de testes e peça eventualmente ajuda a um editor experiente antes de transferir para o domínio principal. No caso do núcleo em questão, não está claro em que medida se destaca de qualquer outra entidade interna de universidades: tem algum reconhecimento, recebeu algum prêmio? O artigo tal qual estava organizado apenas provava a existência do núcleo, até com exageros nos detalhes organizacionais internos, sem justificar sua relevância. Espero ter ajudado. Boas edições. --Joalpe (discussão) 23h44min de 27 de junho de 2020 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo formigas vestidas aprovada[editar | editar código-fonte]

Em 28 de junho de 2020, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo formigas vestidas, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…vestir formigas era uma lucrativa atividade comercial no Brasil do fim do século XIX ao início do século XX?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 16h45min de 28 de junho de 2020 (UTC)

The Signpost: 28 June 2020[editar | editar código-fonte]

Calendário de eventos de julho do GU Wiki Movimento Brasil[editar | editar código-fonte]

Confira a programação de eventos organizados pelo WMB em julho!

Olá pessoal! Compartilho com vocês o calendário de eventos do Wiki Movimento Brasil de julho. Espero poder encontrar vocês em todos eles!

Todos os eventos serão realizados no formato online, por conta da pandemia no Brasil. Portanto, sintam-se livres para compartilhar os eventos de seu interesse com outras pessoas - há bastante espaço para todos!

Editatona sobre acervo cartográfico do Museu do Ipiranga, no contexto da parceria GLAM Wiki

Encontro de educadores para discussão e troca de experiências sobre o uso das plataformas Wikimedia na sala de aula. Mais informações em breve!

2ª editatona organizada pela coletiva NaPupila, em parceria com Instituto Moreira Salles e Artes+Feminismos

Mais informações em breve!

Treinamento técnico no Wikidata sobre possibilidades e funcionalidades do posicionamento digital relativo em imagens, com atividade prática utilizando fotografias históricas da cidade de São Paulo

  • 24/07 17h - Reunião aberta do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil

Encontro quadrimestral aberto à comunidade, com apresentação de dois convidados e discussão livre

Editatona sobre contribuições de Aimé-Adrien Taunay e Hércules Florence para a ilustração científica no acervo do Museu do Ipiranga, também no contexto da parceria GLAM Wiki

Anotem em suas agendas e não hesitem em entrar em contato conosco caso tenham dúvidas ou sugestões sobre os eventos! Nos vemos lá!

Cordialmente, MediaWiki message delivery (discussão) 22h38min de 7 de julho de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: June 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 15h57min de 10 de julho de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário Stanglavine[editar | editar código-fonte]

Convite para reunião aberta do GU Wiki Movimento Brasil (24/07)[editar | editar código-fonte]

Reuniões bimestrais abertas

O grupo de usuários Wiki Movimento Brasil, a fim de manter suas atividades abertas e promover uma maior interação com a ampla comunidade dos projetos Wikimedia, manterá ao longo deste ano de 2020 uma sequência de reuniões abertas on-line, durante as quais teremos um ou mais convidados que destacarão atividades do grupo e/ou assuntos de interesse da comunidade dos projetos Wikimedia. Nossa segunda reunião se aproxima e gostaríamos, assim, de registrar aqui nosso convite à comunidade. Ela ocorrerá nesta próxima sexta-feira, dia 24 de julho de 2020, às 17:00. Nossas reuniões têm previsão de uma hora de duração. Após as apresentações, haverá espaço tanto para conversas livres sobre o grupo como para dúvidas.

  • Quando? 24 de julho de 2020 (sexta-feira)
  • Horário? Às 17:00 (horário de Brasília)
  • Quem?: Paulo "Darwin", que abordará questões relativas às licenças e as dúvidas comuns que temos numa comunidade de conhecimento livre e Diego Barbosa, que apresentará o contexto e as expectativas acerca do GLAM do Arquivo Nacional.
  • Link da reunião: Link


Cordialmente, MediaWiki message delivery (discussão) 13h00min de 20 de julho de 2020 (UTC)

Sobre o Concurso do Arquivo Nacional[editar | editar código-fonte]

Boa Tarde! Tenho me dedicado bastante a escrever bons texto, com boa gramática e com referências. Mas não tenho experiência aqui na Wikipédia e, assim, tenho sentido dificuldades com os vários canais possíveis para publicação das edições.Isso de alguma forma prejudica a contagem dos pontos? Seria melhor que eu sempre fizesse as edições pela página de treinamento do curso? Desde já agradeço! --Well.rhino (discussão) 18h34min de 25 de julho de 2020 (UTC)

@Well.rhino: Qualquer edição que fizer em artigos no escopo do wikiconcurso será automaticamente monitorada (artigos na categoria de Brasília e respectivas subcategorias). GFontenelle (WMB) e CCosta (WMB), daí, analisam a edição para verificar se pontuou e, se sim, quanto pontuou. Para testar edições, pode fazê-lo em sua página de teste e mobilizar qualquer um de nós para te orientar. Aliás, tem alguma dúvida específica? Obrigado por sua participação e boas edições. --Joalpe (discussão) 18h42min de 25 de julho de 2020 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo gripe espanhola aprovada[editar | editar código-fonte]

Em 27 de julho de 2020, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo gripe espanhola, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…A gripe espanhola foi denominada brasileira no Senegal, alemã no Brasil, bolchevique na Polônia e francesa na Espanha?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 00h15min de 27 de julho de 2020 (UTC)

criação de novo verbete[editar | editar código-fonte]

Boa noite João!

Por favor me auxilie com a publicação de um novo verbete! Criei uma página para o verbete Candango, pelo menos acredito ter feito isso, fiz na minha área de testes para não estragar nada na Wikipedia de verdade https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Well.rhino/Testes, mas agora não consigo publicar, li nos tutoriais que deveria mover da página de testes alterando o título, mas não sei qual local escolher nas opções que aparecem na caixa de rolagem. E por fim, "candango" é um termo que consta em desambiguação e eu realmente não retirar essa desambiguação antes de publicar. Desde já agradeço e fico no aguardo. Obrigado --Well.rhino (discussão) 00h02min de 28 de julho de 2020 (UTC)

The Signpost: 2 August 2020[editar | editar código-fonte]

Calendário de eventos de agosto do GU Wiki Movimento Brasil[editar | editar código-fonte]

Participe das atividades do Wiki Movimento Brasil em agosto!

Olá Joalpe! Estamos compartilhando contigo o calendário de eventos do Wiki Movimento Brasil para o mês de agosto, aproveitando para convidar a participar das nossas atividades! Lembre-se de que as propostas e resultados das atividades de julho estão disponíveis aqui na wiki e os vídeos dos eventos estão em nosso canal do YouTube.

A terceira Oficina Wikimedia & Educação irá contar com rápidas apresentações de membros da comunidade. O intuito desses encontros é promover a troca de experiências e conhecimentos entre educadores interessados em usar as plataformas Wikimedia na sala de aula. Participe dessa rede de educadores!

Aproveite e preencha o formulário aqui das oficinas com sugestões de temas que quer ver nos nossos encontros e indicar se você quer fazer uma apresentação para o grupo. Esse espaço é seu!

A Editatona Santos Dumont é a oitava e última editatona de uma série realizada em parceria com o Museu Paulista. O evento conta com um webinar sobre o acervo, com destaque aos itens já carregados no Wikimedia Commons via GLAM, seguido de atividade prática online de edição de verbetes com a equipe do WMB. Inscreva-se aqui e participe!

Até lá! MediaWiki message delivery (discussão) 18h45min de 6 de agosto de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: July 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 05h40min de 12 de agosto de 2020 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Ésquilo aprovada[editar | editar código-fonte]

Em 17 de agosto de 2020, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Ésquilo, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…... o dramaturgo grego Ésquilo alegadamente morreu ao ser atingido na cabeça por um casco de tartaruga arremessado por uma ave de rapina?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 12h45min de 17 de agosto de 2020 (UTC)

The Signpost: 30 August 2020[editar | editar código-fonte]

Necessidade de registo para editar a Wikipédia lusófona[editar | editar código-fonte]

Inclusão de fotos[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe. Andei pesquisando algumas fotos presidenciais e encontrei essas. Gostaria de saber se tem como colocá-las na wiki commons. (http://www.medicinaintensiva.com.br/eloa-quadros.htm) (https://2.bp.blogspot.com/-sd9eBBSEgP0/WvYwMDByqtI/AAAAAAAAD9k/fnqNk5nWrW4rULeHzaFSNP8Y6rQhAiVRwCLcBGAs/s1600/_Ernesto%2BGeisel%2Be%2Bfam%25C3%25ADlia%2B-%2BTeres%25C3%25B3polis%252C%2B05-1979.jpg) (http://www.maranhaodagente.com.br/2018/06/27/a-familia-sarney-perdeu-poder-faz-tempo-avalia-cientista-politico/) (https://memorialvirtual.tjpb.jus.br/wp-content/uploads/2015/09/Epitacio-pessoa-e-familia.jpg) (http://atom.ufv.br/uploads/r/null/9/8/4/984908b8de7fae9fd785c3441d9fb20c0724296c7e765ef91f818aef21b964de/AF03_Image__30_.jpg). Essa última foto da família presidencial Bernardes, se for o caso da possibilidade de entrar na wiki commons, dá pra cortar a foto de dona Clélia Bernardes e colocar no artigo da mesma. A qualidade ta melhor do que a atual. Essas fotos serão colocadas no artigo Família do presidente do Brasil. Encontrei também umas fotos antigas e gostaria de saber se tem como colocar na wiki commons. Duas fotos: uma de dona Josina Peixoto e a outra da família Peixoto encontradas na página 24 do link a seguir (http://memoria.bn.br/pdf/025909/per025909_1939_00022.pdf). Saudações! ClaudioMassena (discussão) 03h34min de 5 de setembro de 2020 (UTC)

Oi, ClaudioMassena, você sabe qual é a licença dessas imagens? Não entendi se são adequadas para o Commons. --Joalpe (discussão) 21h27min de 11 de setembro de 2020 (UTC)
Joalpe não sei dizer dos primeiros links que coloquei. Mas esses últimos, de dona Josina Peixoto e a outra da família Peixoto, acho (não sei) que se enquadra no domínio público com mais de 70 anos. Você poderia verificar as licenças para todas as fotos? Saudações!!! ClaudioMassena (discussão) 23h14min de 12 de setembro de 2020 (UTC)

Calendário de eventos de setembro do GU Wiki Movimento Brasil[editar | editar código-fonte]

Confira as atividades do grupo de usuários em setembro e participe!
  • 14/09: Encerramento do Wikiconcurso Arquivo Nacional

Aproveite os últimos dias do Wikiconcurso Arquivo Nacional para contribuir com verbetes relacionados à cidade de Brasília na Wikipédia em português. Conheça também a iniciativa GLAM Wiki do Arquivo Nacional, que já conta com mais de 11 mil imagens carregadas no Wikimedia Commons.

Participe do 4º encontro com educadores interessados no uso de plataformas Wikimedia em sala de aula. Confira os materiais de apoio e vídeos das oficinas anteriores aqui.

  • Em breve: inscrições para o hackathon online Abre-te Código

Abre-te Código é um hackathon online de dados abertos de instituições culturais. As inscrições para participação abrirão em breve!

Comunicamos também que já foram disponibilizados materiais de texto e vídeo em três ciclos formativos: Legislações, Sistemas e Processos e Tecnologias, a fim de auxiliar os participantes e a comunidade interessada nos caminhos da disponibilização de acervos e dados culturais online. Abre-te Código é um projeto do Goethe-Institut em parceria com Coding da Vinci, Creative Commons BR, Conselho Internacional de Museus no Brasil, Wiki Movimento Brasil, Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Moreira Salles e Itaú Cultural.

O Wiki Movimento Brasil colaborou com a formação no tema de Tecnologias, tratando dos processos GLAM Wiki. Assista ao vídeo no YouTube e acesse os conteúdos formativos sobre as etapas de GLAM Wiki e sobre a adoção de Wikimedistas em Residência, assim como outras publicações no site do projeto.

Cordialmente, MediaWiki message delivery (discussão) 21h31min de 8 de setembro de 2020 (UTC)

Ajuda com Wikidata[editar | editar código-fonte]

Olá Joalpe, tudo bem? Vou perguntar pra ti pois além de utilizar bastante as predefinições de Wikidata parece ser a pessoa mais entendida no assunto. Recentemente, criei o artigo Teodoro Antillí e percebi que havia informações sobre o biografado no Wikidata [4]. Inclusive consegui adicionar alguma coisa lá e me empolguei ao saber que lá podem ser adicionados parâmetros que não existem nas infocaixas locais, como por exemplo "ideologia política", o que é muito útil no caso de militantes políticos, tema no qual costumo editar. O problema é que quando tentei passar a infocaixa do Wikidata usando o {{Info/Biografia/Wikidata}} pra cá esse parâmetro não apareceu. Existe uma maneira de resolver isso? O Estranho no Ninho (discussão) 15h33min de 11 de setembro de 2020 (UTC)

@Estranhononinho e Joalpe: Feito
Obrigado, Ederporto. Estranhononinho, quem realmente sabe dessas predefinições é o Éder. O que sei na verdade aprendi com ele :). --Joalpe (discussão) 21h28min de 11 de setembro de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: August 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Albania report: Wikivoyage edit-a-thon - Editing Albania and Kosovo’s travel destinations
  • Brazil report: Open innovation and dissemination activities: wrapping up great achievements on a major GLAM in Brazil
  • Czech Republic report: First Prague Wiki Editathon held in Prague
  • Estonia report: Virtual exhibition about Polish-Estonian relations. Rephotography and cultural heritage
  • Germany report: KulTour in Swabia and 8000 documents new online
  • India report: Utilising Occasion for Content donation: A story
  • Netherlands report: WMIN & WMNL collaboration & Japanese propaganda films
  • Serbia report: Enriching Wiki projects in different ways
  • Sweden report: Free music and new recordings of songs in the public domain; Autumn in the libraries; Yes, you can hack the heritage this year – online!
  • Uganda report: Participating in the African Librarians Week (24-30 May 2020)
  • UK report: Spanish metal and ...
  • USA report: Wiknic & Black Artists Matter & Respect Her Crank
  • WMF GLAM report: Wikipedia Library, new WikiCite grant programs, and GLAM office hours
  • Calendar: September's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 21h10min de 11 de setembro de 2020 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Luiz Gama (Yolando Mallozzi) aprovada[editar | editar código-fonte]

Em 14 de setembro de 2020, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Luiz Gama (Yolando Mallozzi), que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…Luís Gama foi o primeiro líder negro a ser homenageado com um monumento em São Paulo, em 1931?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 12h45min de 14 de setembro de 2020 (UTC)

The Signpost: 27 September 2020[editar | editar código-fonte]

News, reports and features from the English Wikipedia's weekly journal about Wikipedia and Wikimedia
Read this Signpost in full · Single-page · Unsubscribe · Global message delivery 23h28min de 27 de setembro de 2020 (UTC)

Pergunta de 9.º Grupamento de Engenharia (11h53min de 1 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

porque minhas páginas são eliminadas ? é uma instituição federal e segue o mesmo padrao das demais --9.º Grupamento de Engenharia (discussão) 11h53min de 1 de outubro de 2020 (UTC)

@9.º Grupamento de Engenharia: A página não justificava a notoriedade da instituição de acordo com os critérios deste projeto. Para evitar problemas, crie artigos em sua página de testes -- não hesite em procurar ajuda de editores mais experientes. Aproveito para sugerir que modifique seu nome de usuário, atentando à política sobre contas. Espero ter ajudado. --Joalpe (discussão) 11h57min de 1 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de José Aparecido da Silva Dias (17h05min de 2 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Como faço para criar minha biografia na Wikipédia --José Aparecido da Silva Dias (discussão) 17h05min de 2 de outubro de 2020 (UTC)

Calendário de eventos de outubro do GU Wiki Movimento Brasil[editar | editar código-fonte]

O calendário de outubro do WMB está repleto de atividades para você participar!

Boa noite, Joalpe. O Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil organiza uma série de eventos e atividades neste mês de outubro. Confira o calendário e participe conosco!

Compartilhe fotografias de monumentos brasileiros no Wikimedia Commons e concorra a prêmios!

  • 1 a 31/10: Wiki Ocupa Jundiaí

Projeto de wikificação de municípios brasileiros. Mais informações em breve!

Comunicação dos vencedores do concurso.

  • 16/10: Editatona Twitter

Mais informações em breve!

O WMB apresenta neste encontro sobre as parcerias GLAM. Registre-se gratuitamente e acompanhe a programação completa do evento.

  • 21/10: V Oficina Wikimedia & Educação

Encontro com educadores que usam as plataformas Wikimedia. Wikipedistas são bem-vindos!

Treinamento sobre APIs em homenagem ao 8º aniversário do Wikidata.

  • 24/10: Festa do Wikidata + Abre-te Código

Comemoração de aniversário do Wikidata em conjunto com o hackathon de dados culturais abertos Abre-te Código. Mais informações em breve!

O Wiki Movimento Brasil terá uma sessão na Conferência Wikicite sobre estruturação de projetos no Wikidata, bibliografia e dados de bibliotecas. Mais informações em breve!


Escolha os eventos que julgar mais interessantes e não deixe de confirmar sua participação. Até lá! MediaWiki message delivery (discussão) 21h17min de 2 de outubro de 2020 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Phillis Wheatley aprovada[editar | editar código-fonte]

Em 04 de outubro de 2020, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Phillis Wheatley, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…Phillis Wheatley, a primeira poetisa negra a ser publicada nos Estados Unidos, deve seu nome ao navio negreiro que a trouxe para a América e seu sobrenome à família que a comprou como escrava?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 12h45min de 4 de outubro de 2020 (UTC)

Uma medalha![editar | editar código-fonte]

Medalha pelo combate ao vandalismo
Prezado, João. Eu sou um voluntário que está trabalhando para melhorar a imagem do CXSP (Clube de Xadrez São Paulo). Este artigo de Wikipedia foi escrito por uma pessoa que não tem a menor ideia do que o CXSP representa para o xadrez brasileiro e se baseia num artigo que tinha como objetivo manchar a reputação do clube. O clube possui uma história centenária que todo jogador de xadrez do Brasil conhece e este artigo de Wikipédia reflete pouquíssimo do que foi o CXSP. O texto é muito mal escrito e contém absurdos como, por exemplo, a constatação de que o xadrez epistolar estaria "matando" o xadrez presencial. É simplesmente ridículo para qualquer enxadrista. Peço por gentileza que desfaça a sua revisão. Me coloco à disposição caso queira discutir ( cxsp1902@gmail.com ) Clube de Xadrez São Paulo (discussão) 21h07min de 5 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Pentrx81 (17h20min de 8 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Como posso publicar minha música? --Pentrx81 (discussão) 17h20min de 8 de outubro de 2020 (UTC)

@Pentrx81: Olá. Se achar que o conteúdo atende aos critérios da Wikipédia, pode olhar este material. Boas edições. --Joalpe (discussão) 17h59min de 8 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Rodrigo Noé de Souza (16h23min de 9 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Como faço para criar uma página? --Rodrigo Noé de Souza (discussão) 16h23min de 9 de outubro de 2020 (UTC)

@Rodrigo Noé de Souza: Olá. Se achar que o conteúdo atende aos critérios da Wikipédia, pode olhar este material. Boas edições. --Joalpe (discussão) 16h25min de 9 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Gp304644 (21h48min de 10 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Olá como faço um artigo sobre um jogador de futebol da minha cidade? --Gp304644 (discussão) 21h48min de 10 de outubro de 2020 (UTC)

@Gp304644: Olá. Se achar que o conteúdo atende aos critérios da Wikipédia, pode olhar este material. Boas edições. --Joalpe (discussão) 22h55min de 10 de outubro de 2020 (UTC)

Proposta de curiosidade sobre o artigo Lúcifer aprovada[editar | editar código-fonte]

Em 12 de outubro de 2020, o Sabia que foi atualizado com um fato do artigo Lúcifer, que você havia proposto em Wikipédia:Sabia que/Propostas. O fato foi:

"…o termo Lúcifer designa, na origem, o planeta Vênus?".

A proposta e sua discussão podem ser vistas aqui. Por último, se você conhece algum outro fato interessante de algum outro artigo da Wikipédia, sinta-se à vontade para iniciar um nova proposta em Wikipédia:Sabia que/Propostas.

--SabiaQueBot (discussão) 12h45min de 12 de outubro de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: September 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • Brazil report: Wikidata birthday celebrations, Wiki Loves Monuments, new partnerships and more!
  • Colombia report: GLAM and virtual education
  • France report: AAF training course; Workshops in Strasbourg; European Heritage Days: Rennes; Wiki Loves Monuments
  • Germany report: Ahoy! Wikipedians set sail to document the reality of modern seafaring
  • Indonesia report: New GLAM partnerships on data donation; Commons structured data edit-a-thon
  • Norway report: Students taking on GLAM Wiki women in red
  • Sweden report: Musikverket: more folk music and photos; Hack for Heritage 2020; Wiki Loves Monuments; Wikipedia in the libraries; Digital Book Fair on Wikipedia
  • UK report: National Lottery; Khalili Collections
  • USA report: Virtual events MetFashion, 19SuffrageStories, WikiCari Festival and more
  • Open Access report: New publication about access to digitised cultural heritage
  • WMF GLAM report: Launching Wikisource Pagelist Widget
  • Calendar: ctober's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 02h44min de 13 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Antonio eduardo gonçalves castro (09h59min de 15 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Bom dia, sou o Antonio Eduardo, e gostaria de postar algumas fotos das regiões do Brasil por onde ando. Gostaria de ajuda! --Antonio eduardo gonçalves castro (discussão) 09h59min de 15 de outubro de 2020 (UTC)

@Antonio eduardo gonçalves castro: Veja a página 29 deste material. Talvez ajude. Se gosta de fotografia, veja essa competição, em andamento: Wiki Loves Monuments. Boas edições. --Joalpe (discussão) 12h17min de 15 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Gerson2020 (00h27min de 16 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Boa noite Joalpe, tudo bem? como posso solicitar para editores mais experientes traduzirem um artigo? --Gerson2020 (discussão) 00h27min de 16 de outubro de 2020 (UTC)

@Gerson2020: Boa noite. Acredito que esta página possa ser útil. Boas edições. --Joalpe (discussão) 00h49min de 16 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Gerson2020 (01h33min de 16 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Muito obrigado, ajudou sim, mais uma coisa, tive a pagina informada para exclusao rapida pelo codigo A4, so que usei um outro artigo ja publicado de uma empresa semelhante como base e editei as informaçoes relativas e inerentes à pagina que criei, nao vi nada relativo à "importancia" nesta pagina que usei como base, vc poderia me auxiliar neste sentido? como atender esta regra? --Gerson2020 (discussão) 01h33min de 16 de outubro de 2020 (UTC)

@Gerson2020: Aqui você encontra os critérios de notoriedade para empresas. Espero ter ajudado. Boas edições. --Joalpe (discussão) 01h57min de 16 de outubro de 2020 (UTC)

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário Leon saudanha[editar | editar código-fonte]

Pergunta de Diego krainski (14h26min de 19 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Bom dia como carreho uma foto, para participar ? --Diego krainski (discussão) 14h26min de 19 de outubro de 2020 (UTC)

@Diego krainski: Tudo bom? Não ficou claro para mim no que quer participar. É o Wiki Loves Monuments? Se sim, clique nesse link, pois haverá as instruções. Espero ter ajudado. Boas edições. --Joalpe (discussão) 14h40min de 19 de outubro de 2020 (UTC)

Isso msm, obgdo! Deu certo!! Diego krainski (discussão) 15h10min de 19 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Tornis2006 (00h25min de 21 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Como eu consigo colocar uma imagem na wikipedia? --Tornis2006 (discussão) 00h25min de 21 de outubro de 2020 (UTC)

@Tornis2006: Boa noite! Esse material deve sanar suas dúvidas. Boas contribuições. --Joalpe (discussão) 03h45min de 21 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de CepVarizes (11h33min de 22 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Consigo restaurar uma pagina eliminada? Como sei o que devo remover do texto para que ela seja aceita? --CepVarizes (discussão) 11h33min de 22 de outubro de 2020 (UTC)

@CepVarizes: Existe um procedimento de restauro, se considerar que a eliminação foi indevida. Neste material, encontrará informação que talvez lhe seja útil sobre sua questão sobre que tipo de texto é aceito. Minha recomendação é que crie artigos novos em sua página de testes e peça a algum usuário mais experiente para olhar lá antes de publicar no domínio principal da Wikipédia. Espero ter ajudado. Boas edições. --Joalpe (discussão) 11h39min de 22 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Wyatt hamm (17h35min de 23 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

hello i'm wyatt do you you know how to make a new article --Wyatt hamm (discussão) 17h36min de 23 de outubro de 2020 (UTC)

@Wyatt hamm: Hello. Do you speak Portuguese? If yes, you might want to read content I have forwarded to your user talk page. If you do not speak Portuguese --which I'd assume, as you sent me a message in English, you might want to get in touch with editors on English Wikipedia. I hope this was useful. Welcome! --Joalpe (discussão) 17h41min de 23 de outubro de 2020 (UTC)

Ensaio contestado: "A Wikipédia não é uma tirania da maioria"[editar | editar código-fonte]

Bom dia!

Dada sua participação na votação Wikipédia:Votações/Necessidade de registo para editar a Wikipédia lusófona, penso que será também do seu interesse saber que propus para eliminação um ensaio criado pelo Quintinense em 2014 valendo-se de contorno de bloqueio: WP:A Wikipédia não é uma tirania da maioria.

Mas porquê seria do seu interesse? Pois tal ensaio diz exatamente que esse tipo de votação do qual você participou nunca poderia acontecer, vide o seguinte trecho: Citação: A maioria dos países democráticos não utiliza votações para decidir todas as questões - por exemplo, acusados de crimes não são julgados pelo voto majoritário da população. Em países democráticos, mesmo a maioria absoluta ou até mesmo qualificada não pode exigir que direitos fundamentais de grupos minoritários, entendidos durante muito tempo como consensuais, sejam desrespeitados. É exatamente por esse motivo, que, na Wikipédia, não se pode propor uma votação para impedir a edição de artigos por IPs [...]

Acho que é bastante óbvio qual era o interesse desse fantocheiro em que não se impedissem as edições deslogadas: facilitar que ele continuasse editando diariamente na Wikipédia via IPs, e assim evadir o escrutínio de suas edições, e o bloqueio aplicado a ele há 11 anos atrás. É simplesmente patético, e duma falta de caráter sem tamanho, isto que ele tentou fazer no ensaio: camuflar o interesse próprio dele de ter facilidade de evadir sanções, como uma nobre causa humanitária de "proteção dos direitos das minorias".

A discussão está rolando em: WP:Páginas para eliminar/Wikipédia:A Wikipédia não é uma tirania da maioria. Anseio profundamente pela sua participação.

--Mister Sanderson (discussão) 16h37min de 24 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Solange Diniz Filgueiras (19h32min de 25 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Boa tarde! Gostaria de inserir meu currículo e foto no wikipedia, onde apareço jornalista e poetisa nascida em 1963. Mas, não sei como fazê-lo.

Desde já agradeço. Abs, Solange Diniz --Solange Diniz Filgueiras (discussão) 19h32min de 25 de outubro de 2020 (UTC)

@Solange Diniz Filgueiras: Boa tarde! Esse material deve sanar suas dúvidas sobre imagens. Não é adequado inserir um currículo na Wikipédia -- veja este conteúdo de orientação. Boas contribuições. --Joalpe (discussão) 19h37min de 25 de outubro de 2020 (UTC)

Incluir informações[editar | editar código-fonte]

Obrigada Joalpe! Mas, no item mencionado: "Literatura nascidos em 1963", todos os participantes têm um currículo. Apenas eu e outro não temos. Como consigo inserir?

@Solange Diniz Filgueiras: Não é adequado que você crie um artigo sobre você mesma. Se achar que o conteúdo de outro artigo atende aos critérios da Wikipédia, pode olhar este material. Boas edições. --Joalpe (discussão) 19h56min de 25 de outubro de 2020 (UTC)

Renomear página[editar | editar código-fonte]

Como faço para renomear uma página de minha criação?

@177.67.60.208: Sugiro que, como primeiro passo, justifique na página de discussão do artigo em questão o motivo da mudança. --Joalpe (discussão) 16h30min de 27 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Wanda Cunha (07h50min de 30 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Como sair ? --Wanda Cunha (discussão) 07h50min de 30 de outubro de 2020 (UTC)

@Wanda Cunha: Não entendi a pergunta. Mas no topo, lado direito, existe um botão chamado "Sair". Será isso que procura? --Joalpe (discussão) 16h20min de 30 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Demolidora Ferreira lima (00h59min de 31 de outubro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Boa noite! Como faço para criar uma publicação aqui para contar uma breve história de minha empresa? --Demolidora Ferreira lima (discussão) 00h59min de 31 de outubro de 2020 (UTC)

@Demolidora Ferreira lima: Boa noite, Criar o artigo sobre sua empresa é inadequado. Recomendo essa documentação sobre conflito de interesse. Se tiver interesse em criar conteúdo sobre outros assuntos, recomendo a leitura dos links que deixei em sua página de discussão. Obrigado por seu interesse neste projeto. --Joalpe (discussão) 01h06min de 31 de outubro de 2020 (UTC)

Pergunta de Vinnie Silva (18h34min de 4 de novembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Eu quero saber, quais os simbos pra fazer aquelas coisas todas? --Vinnie Silva (discussão) 18h34min de 4 de novembro de 2020 (UTC)

@Vinnie Silva: Olá. De que símbolos está falando? --Joalpe (discussão) 18h46min de 4 de novembro de 2020 (UTC)

Bom, existem muitos símbolos, e quero aprender todos Vinnie Silva (discussão) 18h51min de 4 de novembro de 2020 (UTC)

Pedido de aprovação de CheckUser para o utilizador Érico[editar | editar código-fonte]

Calendário de eventos de novembro do GU Wiki Movimento Brasil[editar | editar código-fonte]

Participamos em novembro da campanha #WikiForHumanRights!

O Wiki Movimento Brasil organiza em novembro eventos para a comunidade lusófona, com ênfase especial na campanha #WikiForHumanRights. A proposta é melhorar verbetes na Wikipédia em português sobre Direitos Humanos. Trabalharemos principalmente com a temática migratória nesses eventos. Participe!

Confira a agenda completa abaixo:

  • 20/11: I Editatona w:pt:SBPC: mais detalhes em breve!


Não hesite em entrar em contato conosco pelos nossos canais de comunicação.
Aproveite e nos siga nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter) para não perder atualizações sobre as atividades.
Nos vemos lá!

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Dioluisf[editar | editar código-fonte]

This Month in GLAM: October 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • AfLIA Wikipedia in African Libraries report: Wikipedia in African Libraries Project
  • Brazil report: Abre-te Código hackathon, Wikidata related events and news from our partners
  • Finland report: Postponed Hack4FI GLAM hackathon turned into an online global Hack4OpenGLAM
  • France report: Partnership with BNU Strasbourg
  • Germany report: Coding da Vinci cultural data hackathon heads to Lower Saxony
  • India report: Mapping GLAM in Maharashtra, India
  • Indonesia report: Bulan Sejarah Indonesia 2.0; Structured data edit-a-thon; Proofreading mini contest
  • Netherlands report: National History Month: East to West, Dutch libraries and Wikipedia
  • New Zealand report: West Coast Wikipedian at Large
  • Norway report: The Sámi Languages on wiki
  • Serbia report: Many activities are in our way
  • Sweden report: Librarians learn about Wikidata; More Swedish literature on Wikidata; Online Edit-a-thon Dalarna; Applications to the Swedish Innovation Agency; Kulturhistoria som gymnasiearbete; Librarians and Projekt HBTQI; GLAM Statistical Tool
  • UK report: Enamels of the World
  • USA report: American Archive of Public Broadcasting; Smithsonian Women in Finance Edit-a-thon; Black Lunch Table; San Diego/October 2020; WikiWednesday Salon
  • Calendar: November's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 22h36min de 11 de novembro de 2020 (UTC)

Pergunta de WikiFourSearch (17h14min de 12 de novembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Oi Joalpe, tudo bem? Sou novo aqui mas já estou editando coisas pequenas e uma delas preciso fase o upload de uma foto de minha autoria, mas não estou conseguindo. Vc poderia me ajudar? --WikiFourSearch (discussão) 17h14min de 12 de novembro de 2020 (UTC)

@WikiFourSearch: Oi. Bem-vindo à Wikipédia. Neste material, nas páginas 28-29, você encontra instruções para carregar fotos. Vale a pena ler esse material para uma boa introdução aos projetos Wikimedia. Boas edições. --Joalpe (discussão) 20h53min de 12 de novembro de 2020 (UTC)

Mês Asiático da Wikipédia 2020[editar | editar código-fonte]

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2020 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --Juan90264 (Disc.) 05h35min de 14 de novembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Alliprandini (00h30min de 16 de novembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Olá boa noite. Sou professor da Engenharia Física da UFVJM/Janaúba, minha ideia foi criar uma página deste curso na Wikipedia, como tenho visto de vários outros cursos de outras universidade. Pensei em fazer as páginas e ir salvando sem publicar e compartilhar com outros professores do curso, para também fazerem alterações e inclusões necessárias, entretanto não vi a opção de salvar sem publicar, e acabei publicando para ver como estava ficando. Aí recebi a mensagem de marcado para eliminação rápida, por se tratar de assunto irrelevante, com o qual não concordo. Mas realmente, ainda tem pouco conteúdo, pois como disse a intenção era ir salvando a página aos poucos, com a contribuição dos outros professores, até chegarmos a uma versão aperfeiçoada para a publicação. Gostaria de saber se é possível como posso fazer isso? Se tem como esse artigo que criei não ser eliminado? E minha última pergunta gostaria de saber se é possível trocar o nome do utilizados de Alliprandini para EngFisUFVJM? Atenciosamente, Paulo Alliprandini Fillho --Alliprandini (discussão) 00h30min de 16 de novembro de 2020 (UTC)

@Alliprandini: Bom dia, seguem as respostas:
Boas edições. --Joalpe (discussão) 11h16min de 16 de novembro de 2020 (UTC)

Pergunta de AF RSF (02h57min de 18 de novembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Ola, Gostaria De Saber Como Se Cria Um Ficheiro De Imagem Para A Wikipedia --AF RSF (discussão) 02h57min de 18 de novembro de 2020 (UTC)

@AF RSF: Oi. Bem-vindo à Wikipédia. Neste material, nas páginas 28-29, você encontra instruções para carregar fotos. Vale a pena ler esse material para uma boa introdução aos projetos Wikimedia. Boas edições. --Joalpe (discussão) 11h14min de 18 de novembro de 2020 (UTC)

Pergunta de José Luís Ferreira de Sousa (08h42min de 19 de novembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

As datas de circulação do euro, em Portugal, não estão corretas. Na verdade, houve uma fase, digamos experimental, de circulação do euro em simultâneo com o escudo. Penso que o euro começou a circular em junho de 1999 e não em janeiro de 2002. Depois, poderia ter sido retirado nesta data, ou talvez mais cedo. Tentarei confirmar as datas. Cumprimentos. --José Luís Ferreira de Sousa (discussão) 08h42min de 19 de novembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Felipe Fanzeres (16h24min de 24 de novembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Ola, boa tarde. Estou com uma pequena duvida. Minha amiga jornalista pediu pra eu dar uma estudada nas possibilidades de subir um artigo no wiki, ate para ficar familiarizado pois ela sempre faz isso. Porem, eu gostaria de tomar a frente e entender melhor como fazer, pois estou com ela em um trabalho onde ela baixou todo um artigo do wiki antes dele ser apagado pelo assistente do proprio autor. Bom, eu simplesmente peguei o arquivo e tentei subir ele(copia e cola) e tive problemas ao subir pois aparecia erro de politica, algo assim. É possivel subir um arquivo que foi baixado do proprio Wiki ? --Felipe Fanzeres (discussão) 16h24min de 24 de novembro de 2020 (UTC)

@Felipe Fanzeres: Boa tarde. Não entendi sua pergunta: você quer criar um artigo novo, é isso? --Joalpe (discussão) 21h22min de 24 de novembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Tucoalmeida (18h52min de 27 de novembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Olá, Joalpe. Gostaria de saber se você poderia me ajudar com uma dúvida. Criei a página Erick Mafra sobre um jovem autor nacional, que já possui dois livros publicados pela editora Astral, mas recebi uma indicação de eliminação rápida por "Aparecimento recorrente". Gostaria de saber como posso agir neste caso, para que a página não seja eliminada. Acredito que a página seja tão relevante, como a de outros autores como Tati Bernardi e Paula Pimenta. Obrigado! --Tucoalmeida (discussão) 18h52min de 27 de novembro de 2020 (UTC)

@Tucoalmeida: Obrigado pela mensagem. A Wikipédia adota critérios de notoriedade, que pode consultar. Não conheço o autor, mas ter livros publicados não é suficiente para auferir notoriedade. Verifique se o escritor recebeu prêmios de relevância, se tem algo que lhe confira distinção entre seus pares. No caso de Tati Bernardi, note que ela foi agraciada com o Diploma Bertha Lutz, um reconhecimento tão importante que tem até artigo na Wikipédia. Espero ter ajudado. --Joalpe (discussão) 18h58min de 27 de novembro de 2020 (UTC)
@Joalpe: Obrigado pelo retorno! O autor chegou ao primeiro lugar da lista de mais vendidos da revista VEJA na categoria infanto-juvenil(mencionei no texto com o link da própria revista comentando). Acredito que isso já demonstra que ele possui uma grande relevância na área, certo? --Tucoalmeida (discussão) 19h13min de 27 de novembro de 2020 (UTC)
@Tucoalmeida: Número de vendas não é critério suficiente -- do mesmo jeito, não levamos em conta número de seguidores em redes sociais. Boas edições. --Joalpe (discussão) 19h28min de 27 de novembro de 2020 (UTC)

Subir artigo[editar | editar código-fonte]

Vamos la. Eu tenho um artista que presto servicos e ele queria que eu fizesse algumas alteracoes, como ando ocupado entao pedi à ele para me mandar o texto. Ele baixou o texto direto do Wiki (junto dos hyperlinks), porem ele sem querer deletou a propria pagina e entao eu tentei subir o arquivo que ele me mandou, ja que todo o texto foi baixado direto do Wikipedia. Logo que tentei vi um erro pois existem formatos que eu nao conheco como fazer. Entao queria saber 2 coisas : 1 - É possivel subir esse arquivo que foi baixado direto do WIkipedia ? 2 - Tem como reativar a pagina que ele apagou ? (assim faco as alteracoes quando ela voltar ao ar.

Olá. Se a página foi eliminada, é porque ela não estava de acordo com as regras do projeto, possivelmente pela falta de notoriedade do biografado. Recomendo não recriar, até porque há conflito de interesse no caso. Espero ter ajudado. --Joalpe (discussão) 01h21min de 28 de novembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Eduardo Ctin (05h54min de 3 de dezembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Cara, como faço pra fazer minha biografia tudo certinho? --Eduardo Ctin (discussão) 05h54min de 3 de dezembro de 2020 (UTC)

@Eduardo Ctin: Salve. Se sua biografia for notória, surgirá naturalmente na Wikipédia por um voluntário. O que não pode acontecer é você mesmo a escrever, por conflito de interesse. Se não for notória, aí não tem como estar na Wikipédia... mas há vários outros sites onde pode fazê-la, talvez um blog. Boa sorte. --Joalpe (discussão) 11h13min de 3 de dezembro de 2020 (UTC)

Recuperar artigo[editar | editar código-fonte]

Joalpe, fiz um comentario anterior mas vou escrever um novo para ser mais claro e de facil compreensão. Preciso recuperar um artigo que foi apagado totalmente por engano. Era apenas uma pequena alteração porem foi apagada por ENGANO, me auxilie com isso, por gentileza.

O nome do artigo era Olivier Mourão e a pessoa que foi editar apagou a pagina,conseguiu baixar todo o arquivo de texto mas apagou sem querer.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Olivier_Mour%C3%A3o esse era o link.

Desde ja, muitissimo obrigado. Bora reativar essa pagina, abraco.

Calendário de eventos de dezembro do GU Wiki Movimento Brasil[editar | editar código-fonte]

Participe dos últimos eventos do WMB de 2020!

Olá! Convidamos a comunidade lusófona para se juntar ao Wiki Movimento Brasil em suas últimas atividades de 2020. Haverá as já tradicionais atividades de Wikidata Lab e Oficina Wikimedia & Educação, além de duas transmissões ao vivo -- uma sobre Jornalismo Computacional e Wikidata, organizada pela Universidad Autónoma del Estado de México, e outra de premiação do hackathon de dados culturais Abre-te Código.

Não hesitem em entrar em contato com o WMB pelas redes sociais (@wmnobrasil) ou pelos canais on wiki.

Nos vemos lá!

MediaWiki message delivery (discussão) 21h46min de 4 de dezembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Valdeci santana (escritor) (18h12min de 5 de dezembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Como adiciono fotografia? --Valdeci santana (escritor) (discussão) 18h12min de 5 de dezembro de 2020 (UTC)

@Valdeci santana (escritor): Salve. Fiquei na dúvida sobre sua pergunta: você quer carregar uma imagem no repositório de mídias Wikimedia, chamado Wikimedia Commons, ou quer usar uma imagem que já está no repositório num artigo? --Joalpe (discussão) 01h40min de 6 de dezembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Júlia raika (19h29min de 5 de dezembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Olá como eu coloco imagem na pagina --Júlia raika (discussão) 19h29min de 5 de dezembro de 2020 (UTC)

@Júlia raika: Este conteúdo deve ajudá-la: Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens. Boas edições. --Joalpe (discussão) 01h43min de 6 de dezembro de 2020 (UTC)

Pergunta de WikiFourSearch (19h38min de 9 de dezembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Joalpe, tudo certo? Criei um artigo de um cineasta brasileiro e foi deletado, Murilo Drossun. E todo e qualquer menção que fiz ao mesmo em outros perfís que ele tem influência foram apagados. Saberia me explicar como reverter isso e porque fizeram isso? Não está certo --WikiFourSearch (discussão) 19h38min de 9 de dezembro de 2020 (UTC)

This Month in GLAM: November 2020[editar | editar código-fonte]





Headlines
  • AfLIA Wikipedia in African Libraries report: Launch of Wikipedia in African Libraries Project Pilot Cohort
  • Brazil report: Accessibility through audio descriptions, GLAM tutorials, WikidataCon 2021 and more updates on Brazilian GLAMs
  • Canada report: Taking a tour of CAPACOA workshops and some recent example sets from commons
  • Germany report: German symphony orchestra releases audio samples under free license
  • India report: Re-licensing of content on water & rivers in India
  • Indonesia report: #WikiSejarah WPWP Campaign
  • Netherlands report: Wikipedia and Education, Funding granted for two projects in 2021, KB completes collection highlights project
  • Serbia report: GLAM in Serbia makes important steps in the digitization of cultural heritage
  • Spain report: Edit-a-thons on women scientists and painters
  • Sweden report: Music, UNESCO and Wikidata
  • UK report: Hundreds of Khalili images
  • USA report: Black Lunch Table & Museum Computer Network
  • Calendar: December's GLAM events
Read this edition in fullSingle-page

To assist with preparing the newsletter, please visit the newsroom. Past editions may be viewed here.

About This Month in GLAM · Subscribe/Unsubscribe · Global message delivery · Romaine 14h29min de 11 de dezembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Fórmula 7 Dígitos Sandra Pereira (16h12min de 14 de dezembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Olá, tudo bem? Cheguei ate aqui pois estou construindo um site e informa um local onde posso inserir a minha pagina do Wikipédia mas gostaria de saber se posso descrever algo sobre mim ou meu site como indica a preencher no perfil. Está desta forma Página da Wikipedia sobre si____________________________ (se existir) Me diga se devo ignorar isto ou o que posso fazer. Muito obrigada! Sandra Pereira --Fórmula 7 Dígitos Sandra Pereira (discussão) 16h12min de 14 de dezembro de 2020 (UTC)

@Fórmula 7 Dígitos Sandra Pereira: Boa tarde. Noto que não é adequado escrever sobre si mesma ou sua empresa na Wikipédia. Sugiro editar verbetes em que não haja conflito de interesse. A página de usuária deve ser usada apenas para comentar suas realizações na Wikipédia ou manter um registro de conteúdos editoriais de interesse. Veja que na sua página de discussão, há vários materiais que podem ser de seu interesse para começar a editar. Espero ter ajudado. Boas edições. --Joalpe (discussão) 16h50min de 14 de dezembro de 2020 (UTC)

Pergunta de Goldenclaire28 (04h38min de 25 de dezembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Olá! Como faço para adicionar referência? Tentei editar a página sobre a cantora Beabadoobee mas recebi uma notificação que precisava colocar referência, sem querer não prestei atenção nisso e não sei como colocar. --Goldenclaire28 (discussão) 04h38min de 25 de dezembro de 2020 (UTC)

@Goldenclaire28: Este vídeo resolve sua questão, penso. Desculpe a demora -- estava de férias. Boas edições. --Joalpe (discussão) 00h48min de 18 de janeiro de 2021 (UTC)

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário Albertoleoncio[editar | editar código-fonte]

The Signpost: 28 December 2020[editar | editar código-fonte]

Pergunta de Kewynn santiago (19h06min de 31 de dezembro de 2020)[editar | editar código-fonte]

Olá boa noite gostaria de saber vcs tem também artigos de rituais --Kewynn santiago (discussão) 19h06min de 31 de dezembro de 2020 (UTC)

@Kewynn santiago: A Wikipédia traz conteúdos notáveis sobre todos os temas. Espero que tenha achado o que lhe interessa. --Joalpe (discussão) 00h49min de 18 de janeiro de 2021 (UTC)