Waldemar Fiúme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Waldemar Fiume
Informações pessoais
Nome completo Waldemar Fiume
Data de nasc. 12 de outubro de 1922
Local de nasc. Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, São Paulo SP,  Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileiro Itália Italiano
Falecido em 6 de novembro de 1996 (74 anos)
Local da morte Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, São Paulo SP, BrasilBrasil
Apelido "O Pai da Bola"
Informações profissionais
Posição Meio Campo - Volante - Zagueiro
Clubes de juventude
1941-1958
São Paulo Brasil Palestra Italia
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1941-1958
São Paulo Brasil Palmeiras 601 (27)

Waldemar Fiúme (São Paulo, 12 de outubro de 1922São Paulo, 6 de novembro de 1996) foi um futebolista brasileiro, que jogou no Palmeiras entre as décadas de 40 e 50. Sendo um dos grandes ídolos da centenária história do clube.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no dia 12 de outubro de 1922, Filho de pai italiano (Francesco Fiume)[1] e mãe brasileira, Waldemar Fiume, surgiu para o futebol ao final da década de 30, nos gramados da extinta e histórica Várzea do Glicério, um dos grandes celeiros de craques do futebol paulistano. De todos os jogadores que deram seus primeiros chutes naqueles campos de terra, nenhum alcançou a projeção daquele jovem magro, alto, esguio e de enorme habilidade. Ganhou o apelido de "O Pai da Bola", porque durante a carreira de 17 anos passou por várias posições. Começou como meia direita, passou a volante e terminou na quarta-zaga atuando com grande competência em todas essa posições.

Seu nome era Waldemar Fiume "Fiume" (sem acento) e a pronúncia correta em italiano é "filme" (Fiume trduzindo do italiano significa Rio). A imprensa da época escrevia o seu sobrenome com acento "Fiúme" que esta gramaticalmente errado, mas, provavelmente escreviam deste modo numa tentativa de facilitar a pronuncia do seu sobrenome italiano.

Da várzea paulistana foi para o Palmeiras, onde chegou em 1941 quando o clube ainda era conhecido como Palestra Italia. Permaneceu no clube até 1958, Waldemar Fiúme só atuou na equipe alviverde, e era tido como um jogador versátil e disciplinado taticamente.

Com 601 jogos (337 vitórias, 120 empates, 144 derrotas), ele é o quarto jogador da história do Palmeiras em números de partidas, ficando atrás apenas de Ademir da Guia (901 jogos), Emerson Leão (617 jogos) e do volante Dudu (609 jogos). Como reconhecimento de seu desempenho e de sua dedicação, há um busto seu nos jardins do clube. Waldemar Fiúme Morreu do coração aos 74 anos

Títulos[editar | editar código-fonte]

Sociedade Esportiva Palmeiras

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências