Francisco Sarno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Francisco Sarno
Nascimento 5 de novembro de 1924
Niterói
Morte 17 de janeiro de 2010 (85 anos)
São Paulo
Cidadania Brasil
Ocupação futebolista, treinador de futebol

Francisco José Sarno Matarazzo (Niterói, 5 de novembro de 1924São Paulo, 17 de janeiro de 2010) foi um futebolista e treinador brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sarno, como ficou conhecido quando era jogador de futebol, nasceu na quarta-feira, dia 5 de novembro de 1924, na cidade fluminense de Niterói e começou sua carreira jogando no Botafogo carioca na década de 1940. Zagueiro de ofício, Sarno defendeu, além do Botafogo, o Palmeiras, o Vasco, o Santos e o Jabaquara Atlético Clube, último time que atuou como zagueiro e primeiro clube que trabalhou como técnico.

Em sua nova posição, no banco de reservas e atuando como técnico, foi conhecido como Francisco Sarno e trabalhou, além do Jabaquara, no Corinthians, Ponte Preta, Noroeste, Guarani, Coritiba, Atlético Paranaense, entre outros e também dirigiu times na Colômbia. Seu último trabalho em uma equipe de expressão foi no Campeonato Brasileiro de 1973 no comando do Clube Atlético Paranaense.

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Francisco Sarno conquistou campeonatos como zagueiro e técnico em clubes brasileiros e os principais são:

Polêmica[editar | editar código-fonte]

Sarno, por um breve período, foi comentarista esportivo na Radio Tupi de São Paulo em meados da década de 1960, porém, não foi em palavras ditas aos ouvintes da rádio que o ex-zagueiro causou uma grande polêmica em 1965 e sim ao escrever e lançar, neste ano, o livro “Futebol, a Dança do Diabo” aonde relata os bastidores e o submundo da bola.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Francisco Sarno sofria, nos últimos anos, do Mal de Alzheimer e em decorrência deste mal faleceu no domingo, dia 17 de janeiro de 2010, na cidade de São Paulo aos 85 anos e 02 meses.

Referências[editar | editar código-fonte]