Wow (canção de Kylie Minogue)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Wow"
Single de Kylie Minogue
do álbum X
Lado B
  • "Cherry Bomb"
  • "Do It Again"
  • "Carried Away"
Lançamento 16 de Fevereiro de 2008
Formato(s) CD single, download digital, vinil
Gravação Agosto de 2007; Magnetic Studios (Ibiza) e Echo Studios (Los Angeles)
Gênero(s)
Duração 3:13
Gravadora(s) Parlophone
Composição
Produção Greg Kurstin
Cronologia de singles de Kylie Minogue
Último
Último
"2 Hearts"
(2007)
"In My Arms"
(2008)
Próximo
Próximo

"Wow" é uma canção da artista e compositora australiana Kylie Minogue, retirada de seu décimo álbum de estúdio X (2007). Lançado em 16 de Fevereiro de 2008 pela Parlophone, que mais tarde apareceu no álbum de grandes êxitos de Minogue, The Best of Kylie Minogue (2012). Escrito por Minogue, Greg Kurstin e Karen Poole, enquanto produzida por Kurstin, Minogue solicitou a criação de um estúdio em Ibiza com Poole e Kurstin com ela enquanto eles gravaram a trilha junto com outras faixas gravadas.

"Wow" apresenta instrumentação de guitarras, sintetizadores eletrônicos, teclados e caixas de ritmos, junto com pianos através de alguns versos. A canção é definida em uma batida dançante com muitos outros elementos eletrônicos. Após o lançamento da canção, a canção recebeu críticas mistas dos críticos de música contemporânea, que elogiaram a produção e liberação como um single; No entanto, os críticos sentiram que o single foi inoportuno. No entanto, "Wow" foi um sucesso comercial. A canção conseguiu pico dentro do top 20 na Billboard Hot Dance Club Play, bem como nos gráficos dentro do top vinte em outros países, incluindo Austrália, Reino Unido, Irlanda, França, Nova Zelândia e Hungria.

A canção foi executada em três das turnês de Minogue. Ele foi destaque em sua primeira turnê mundial, KylieX2008, em seu ato no Cheer Squad, onde também foram realizadas as músicas "Heart Beat Rock" e "Shocked". Em seguida, foi apresentada em sua turnê KylieUSA2009, juntamente com uma versão mais rock-orientado que foi executada no Aphrodite World Tour. Em 2014, Minogue cantou a música no Kiss Me Once Tour. Junto com a promoção em suas turnês, a música tem sido destaque em muitas produções de mídia. Ela tem sido usada como música de fundo em Desperate Housewives, The Kylie Show e foi incluída na trilha sonora do filme Beverly Hills Chihuahua.

Além disso, a canção foi lançada duas vezes no Reino Unido, com versões alternativas em vez da versão single. O vídeo da música de acompanhamento foi dirigido por Melina Matsoukas, que contou com Minogue em um equipamento futurista, em um clube, dançando com roupas exóticas de inspiração usados pelo público. O vídeo recebeu críticas positivas, principalmente sobre o estilo futurista do formato do vídeo tinha caracterizado.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Wow" foi composta e escrita por Greg Kurstin, Kylie Minogue e Karen Ann Poole. Minogue solicitou a criação de um estúdio em Ibiza com o parceiro de escrita anterior Karen Poole, e o recém-chegado ao redil Greg Kurstin, durante o verão de 2007. Minogue tinha escrito outras faixas, enquanto estava em Ibiza. Originalmente, foi dito que eles queriam "Wow" ou "Like a Drug" como o primeiro single, mas foi "2 Hearts". Em seguida, "Wow" foi, então, lançado como o segundo single em todo o mundo, no entanto, no dia seguinte foi lançado como terceiro single "In My Arms", em 15 de fevereiro. Em seguida, "All I See", foi lançado em uma tentativa de apelar a um mercado mais urbano. E depois disso lançamento de "All I See", a canção não teve como entrar paradas regulares na América do Norte ou do Canadá.

Na Austrália, "Wow" foi oficialmente solicitada a rádio em 14 de janeiro de 2008.[1] Três novas faixas adicionais foram destaque no CD Single, sendo estes "Cherry Bomb", "Do It Again" e "Carried Away", que eram gravada durante as sessões do álbum.

Musicalmente, "Wow" é uma canção dance-pop forte, que continua a contar com um Euro disco, house music e também contém um pouco de interpretação new wave. De acordo com a folha de MusicNotes.com, que foi publicado pela EMI Music Publishing, a canção foi escrita a chave D Major.[2] A extensão alcance vocal de Minogue da nota chave do F # 5 com a nota chave do E5.[2] Além disso, a canção é definido em tempo comum e tem um ritmo de 124 batidas por minuto. De acordo com o site, a canção leva em influências da club music, juntamente com dance-pop, eurodance, europop e pop rock.[2] Lirícamente, a canção fala sobre alguém que se destaca, com o título referentes como "Wow". No Reino Unido, a composição de música difere muito, onde é editado.[3]

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

Duas versões do vídeo da música foram lançados. O vídeo da música "Wow" foi dirigido por Melina Matsoukas e filmado em Los Angeles, Califórnia, juntamente com o vídeo de "In My Arms" no início de janeiro de 2008.[4] O vídeo apresenta Minogue na dança em uma boate futurista cercada por dançarinos com roupas exóticas. O vídeo começa com a dança com a silhueta de Minogue contra um fundo iluminado. Ela é, então, mostrada em um agasalho branco cercado por um grupo de dançarinos. Cenas de Minogue e seus bailarinos dançando em frente de um fundo iluminado são intercaladas ao longo do vídeo.

PerezHilton.com sediou a estréia mundial do vídeo da música em 29 de janeiro de 2008.[5] Ela foi programada para estrear no Channel 4 no Reino Unido em 30 de janeiro de 2008, mas foi adiada.[6] A Ofcom removeu o vídeo depois que foi encontrado, pois ele não seguiu as orientações de espectador, devido ao uso de iluminação estroboscópica. O vídeo foi re-editado e transmitido no Reino Unido na semana seguinte. No vídeo aparece Dani Artaud (também conhecido como DaniGORE), com a banda Millionaires, como um extra.

O vídeo de Kylie é o segundo maior visto no YouTube, com vistas de mais de 36,238.185 a partir de 24 de agosto de 2009.

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. McCabe, Kathy (12 de janeiro de 2008). Wow! Kylie's online fanbase The Daily Telegraph. Visitado em 18 de fevereiro de 2008.
  2. a b c http://www.musicnotes.com/sheetmusic/mtdFPE.asp?ppn=MN0069419.
  3. https://itunes.apple.com/gb/album/wow-5-tracks-ep/id272616945.
  4. Adams, Cameron (15 de janeiro de 2008). Kylie Minogue keeps mum on tour plans Herald Sun. Visitado em 23 de janeiro de 2008.
  5. Perez Hilton to World Premiere "Wow" Video on evening of 29 January 2008 PerezHilton.com (28 de janeiro de 2008). Visitado em 28 de janeiro de 2008.
  6. Video Exclusive on Channel 4 at 11:05pm 30 January 2008 UK-TV-Guide.com. Visitado em 26 de janeiro de 2008.
  7. Australian-charts.com – Kylie Minogue – Wow (em inglês). ARIA Top 50 Singles. Hung Medien.
  8. Kylie Minogue – Wow Austriancharts.at (em alemão). Ö3 Austria Top 40. Hung Medien.
  9. Ultratop.be – Kylie Minogue – Wow (em neerlandês). Ultratop 50. Ultratop & Hung Medien / hitparade.ch.
  10. Ultratop.be – Kylie Minogue – Wow (em francês). Ultratip. ULTRATOP & Hung Medien / hitparade.ch.
  11. Kylie Minogue – Wow Hitlisten.nu (em [língua dinamarquesa
  12. Kylie Minogue Album & Song Chart History (em inglês) European Hot 100 para Kylie Minogue.
  13. Finnishcharts.com – Kylie Minogue – Wow (em inglês). Suomen virallinen lista. Hung Medien. Página visitada em 09 November 2013.
  14. Lescharts.com – Kylie Minogue – Wow (em francês). Les classement single. Hung Medien.
  15. Die ganze Musik im Internet: Charts, News, Neuerscheinungen, Tickets, Genres, Genresuche, Genrelexikon, Künstler-Suche, Musik-Suche, Track-Suche, Ticket-Suche – musicline.de (em alemão). Media Control Charts. PhonoNet GmbH.
  16. Archívum – Slágerlisták – MAHASZ – Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége (em húngaro). Single (track) Top 10 lista. Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége.
  17. Chart Track (em inglês). Irish Singles Chart. GfK.
  18. Dutchcharts.nl – Minogue,Kylie – Wow (em neerlandês). Mega Single Top 100. Hung Medien / hitparade.ch.
  19. 9 March 2008 - Arquivado em maio 25, 2010 no Wayback Machine. Archive from the original on 9 March 2008.
  20. SNS IFPI (em eslovaco). Hitparáda – Radio Top100 Oficiálna. IFPI Czech Republic. Nota: inserir 200823 na pesquisa.
  21. Swedishcharts.com – Kylie Minogue – Wow (em inglês). Singles Top 60. Hung Medien.
  22. Kylie Minogue – Wow swisscharts.com (em inglês). Swiss Singles Chart. Hung Medien.
  23. Chart Stats – Kylie Minogue – Wow (em inglês) UK Singles Chart.
  24. Kylie Minogue Album & Song Chart History (em inglês) Billboard Hot Dance/Club Play para Kylie Minogue.
  25. http://www.billboard.com/artist/306232/kylie+minogue/chart?f=
  26. Year-end UK Singles and Album Chart UK Singles Chart UKChartsPlus. Visitado em 11 March 2011. Cópia arquivada em 11 March 2011.
  27. Eurochart Hot 100 Singles MusiCharts.net. Visitado em 11 March 2011.