Cabernet Sauvignon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cabernet sauvignon)
Cabernet sauvignon
Cabernet Sauvignon
Cabernet sauvignon gaillac
Espécie: Vitis vinifera
Origem: Bordeaux, Aquitânia
 França
Cultivo: muito difundida no mundo
Cor da uva: tinta
Cor do vinho: tinto
Selo ucraniano representando o cultivo de Cabernet Sauvignon no país

Cabernet sauvignon é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera a partir da qual é fabricado vinho. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes.[1] É conhecida como "a rainha das uvas tintas". É resultado do cruzamento entre as uvas cabernet franc e sauvignon blanc.

A variedade é bastante homogênea, com algumas diferenças na forma do bacelo e nas características típicas do vinho.

Caracteriza-se pelos taninos densos, cor profunda, complexos aromas de frutos tais como ameixa, cassis. Nos vinhedos mais quentes, revela traços de azeitona e amora silvestre, enquanto que, nos mais frios, aparecem traços de pimentão.[1] É uma variedade bastante vigorosa e de frutificação médio-tardia, vegetação bastante ereta e entre nódulos médio-curtos.

Castas derivadas[editar | editar código-fonte]

Embora não tão prolífica quanto a Pinot noir, nem tão utilizada no desenvolvimento de novas variedades, algumas castas foram desenvolvidas a partir da Cabernet Sauvignon, incluindo a Cienna australiana, criada a partir da união desta casta com a espanhola Sumoll[2] e a francesa Marselan.

Consumo[editar | editar código-fonte]

Por ser um vinho encorpado, a temperatura ideal para consumo de um vinho Cabernet Sauvignon varia entre 15 e 18 graus.[3] Os vinhos desse tipo harmonizam bem com carnes gordurosas e molho encorpados. Prefira consumi-lo em taças próprias para vinho tinto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «winepros.org - Cabernet Sauvignon» (em inglês). Consultado em 8 de maio de 2009 
  2. «CSIRO Cienna Factsheet» (PDF) (em inglês). Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation. Consultado em 20 de julho de 2017. Arquivado do original (PDF) em 27 de setembro de 2007 
  3. «Top 10 Melhores Vinhos Cabernet Sauvignon em 2022 (Chilenos, Argentinos e mais)». mybest. Consultado em 9 de fevereiro de 2022 

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cabernet Sauvignon
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.