Chevron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o sinal tipográfico, veja Chevron (tipografia).
Chevron Corp.
Empresa privada, Sociedade Anônima
Cotação NYSE: CVX, BM&F Bovespa: CHVX34
Atividade Petroquímica
Fundação 1879, no Texas
Fundador(es) Peter Chevron
Sede San Ramon, Califórnia
Locais San Ramon, Estados Unidos
Los Angeles, Estados Unidos
São Paulo, Brasil
Buenos Aires, Argentina
Pessoas-chave John Watson, CEO e Presidente
Empregados 61.533
Valor de mercado Aumento US$ 227,2 bilhões (2014)[1]
Faturamento Aumento 174,10 bilhões (2005)
Website oficial www.chevron.com

A Chevron, com sede nos Estados Unidos, é uma das grandes empresas mundiais do ramo energético, especialmente petrolífero. É uma Supermajor, ou seja, uma das maiores empresas petrolíferas do mundo, integrando o chamado Big Oil - o lobby da energia -, que desfruta de grande poder econômico e influência política, particularmente nos Estados Unidos.[2]

História

Posto Texaco

A Chevron foi uma das empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company. Era inicialmente conhecida como Standard Oil California, ou Socal. Fez parte do grupo conhecido como sete irmãs - as sete maiores empresas petrolíferas do início do século XX.

Em 1933, a Socal conseguiu a concessão do governo da Arábia Saudita para prospecção de petróleo no país. Em 1938, a empresa encontrou o que viria a ser a maior reserva de petróleo do mundo[3] e apoiou econômicamente a Alemanha Nazi.[4] Sua subsidiária, California-Arabian Standard Oil Company, viria a evoluir para a empresa Arabian American Oil Company ou Aramco (atualmente, Saudi Aramco).

Em 2001, fundiu-se com a Texaco, mudando seu nome para ChevronTexaco. Em maio de 2005, a empresa anunciou que retornaria a se chamar apenas Chevron.

Atividades

As atividades da Chevron incluem extração e transporte de petróleo e gás natural; refinação de petróleo; produção e venda de produtos químicos e geração de energia. A Chevron afirma que, após a fusão com a Unocal Corporation, tornou-se a maior produtora de energia geotérmica do mundo[5].

No Brasil

A sede brasileira da empresa está localizada no Rio de Janeiro. Em 2009 a Chevron vendeu para o Grupo Ultra os seus ativos fixos (postos de combustíveis). A partir de 2012, todos os postos de combustíveis da Texaco deixaram de existir no Brasil, tornando-se postos Ipiranga.


Referências

  1. Exame.com, ed. (8 de maio de 2014). «As maiores empresas do mundo em valor de mercado». Consultado em 6 de novembro de 2014 
  2. Inside the Big Oil Game. Time, 7 de maio de 1979.
  3. «The King of Giant Fields». Consultado em 5 de junho de 2013 
  4. A People’s History of the United States
  5. Chevron claims energy debate. BBC News. 19 de fevereiro de 2006. Acessado dia 22 de novembro de 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.