Dirham marroquino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota de 50 dirhams marroquinos.

O dirham,[1] dirame,[1] dirrã,[1] dirém[1] ou dinheiro[1] marroquino é a moeda oficial de Marrocos (código ISO 4217: MAD, símbolo DH), que se divide em 100 cêntimos.

A relação aproximada com o euro é de 1 dirham = 0,10 euro.[quando?]

No mercado, estão disponíveis notas de: 200 DH, 100 DH, 50 DH e 20 DH. As moedas em uso são as de: 10 DH, 5 DH, 1 DH, e 0,50 DH

Não deve esquecer-se de que o dirham não se pode importar nem exportar e, por isso, a sua aquisição, bem como o câmbio para outras moedas é possível apenas dentro de Marrocos. Aconselha-se a não trocar dinheiro na rua. É ilegal. É melhor ir até aos pontos de cartaz dourado, que estão autorizados pelo Estado. Emitem recibos das operações, que serão indispensáveis para reconverter os dirhams que lhe sobrarem na moeda de origem, no final da sua estadia.

Os cheques de viagem são aceites, embora a maioria dos bancos cobre uma comissão de cerca de 1 Euro por cada cheque de viagem.

Referências

  1. a b c d e Correia, Paulo; Gonçalves, Susana. (Primavera de 2013). "Do afegâni ao zlóti". A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41): 23. Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Visitado em 24 de maio de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.