Houngan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Houngan é o termo masculino (em oposição a Mambo, ou feminino) para Sumo Sacerdote, no Vodu haitiano. O termo é derivado da palavra Fon "hùn gan". Houngan é o posto mais alto do clero, na religião, cuja responsabilidade é de preservar os rituais e canções, e manter o relacionamento entre os espíritos e a comunidade como um todo (embora uma parte deste é da responsabilidade de toda a comunidade também). Eles são encarregados de liderar o serviço de todos os espíritos de sua linhagem. Às vezes, eles também podem ser Bokor.

Eles também são origem, a versão de Adão e Eva no Haiti, muitas vezes utilizada pelos druidas, em rituais sobre a auto-limpeza, para livrar a alma de qualquer energia negativa que foi enviada. Estas energias negativas, se não forem limpas, podem acumular-se, causando doença. Um banho na água Houngan e Mambo pode ajudar a purificar o corpo e a alma dessas energias negativas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.