Palácio da Cidade (Teresina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio da Cidade (Teresina)
Palácio da Cidade (Teresina)
Entrada monumental do Palácio
Nomes anteriores Escola Normal
Nomes alternativos Prefeitura Municipal Teresina
Estilo dominante Neoclássica
Início da construção 1919
Fim da construção 1922 (102 anos)
Proprietário atual Município de Teresina
Geografia
País Brasil

O Palácio da Cidade de Teresina é um palácio onde, desde 1984, funciona a sede da Prefeitura, de Teresina, capital do estado brasileiro do Piauí.

Busto da Imperatriz Teresa Cristina, que dá nome à Teresina.

História[editar | editar código-fonte]

Vista da edificação em 1934 (Imagem: Almanaque da Parnaíba, 1934).

Trata-se de uma das mais antigas edificações da cidade, onde antigamente funcionava a Escola Normal do Piauí.[1] A sua construção foi iniciada em 1920 e concluída em 1924 . De inspiração Greco-Romana, é um belo edifício neoclássico com escadarias e luminárias em sua entrada, cuja fachada exibe uma balaustrada superior e colunas Jônicas, com balaústres também em suas janelas[2].

O edifício é ricamente ornamentado, tendo sido reformado em 1984 pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi para abrigar a Prefeitura Municipal.

Hoje, além de abrigar a Prefeitura Municipal sedia algumas das secretarias municipais, transformadas recentemente em Superintendências de Desenvolvimento Urbano e é o lugar das discussões referentes à cidade. Tem um espaço aberto para a exposição permanente de artes plásticas. Localiza-se no centro de Teresina, próximo à Igreja do Amparo, ao norte do cais do Rio Parnaíba e ao lado da Praça da Bandeira.

Referências

  1. SOARES, Norma Patrícia Lopes. Escola Normal em Teresina (1864-2003): reconstruindo uma memória da formação de professores. Teresina, 2004. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina; 2004.[Falta ISBN]
  2. BASTOS, Cláudio de Albuquerque. Dicionário histórico e geográfico do estado do Piauí. Teresina; FCMC, 1994[Falta ISBN]