Seleção Brasileira de Rugby Union

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brasil
Confederação Confederação Brasileira de Rugby
Apelido(s) Os Tupis
Técnico Argentina Rodolfo Ambrosio
Artilheiro Daniel Gregg
Primeiro jogo internacional
Uruguai Uruguai 8 - 6 Brasil Brasil[1]
(9 de setembro de 1950)
Maior vitória
Costa Rica Costa Rica 0 - 95 Brasil Brasil[2]
(16 de outubro de 2006)
Pior derrota
Argentina Argentina 114 - 3 Brasil Brasil[3]
(2 de outubro de 1993)
Argentina Argentina 111 - 0 Brasil Brasil
(23 de maio de 2012)

A Seleção Brasileira de Rugby é uma equipe de rugby union que representa o Brasil em jogos internacionais e é gerida pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Apesar de ser praticado no Brasil desde o início dos anos 1950, o rugby é um esporte pouco difundido no país, sendo que a equipe nacional masculina encontra-se no terceiro grupo do rugby mundial.

Até a edição de 2019 da Copa do Mundo, o país não conseguiu a classificação para o principal torneio da modalidade. Nos últimos anos, no entanto, os resultados vêm melhorando consistentemente na medida em que a popularidade do rugby no Brasil aumenta de maneira exponencial.

O primeiro título de peso do Brasil ocorreu no Campeonato Sul-Americano de Rugby de 2018, sendo este o torneio inaugural do formato Seis Nações da elite deste esporte no continente.[4][5] Antes deste, o vice-campeonato no sul-americano de 1964, quando sediou o evento pela primeira vez, despontava como a melhor campanha da seleção brasileira deste esporte.[6][7]

Símbolo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Símbolos do Rugby do Brasil

Assim como todas as equipes têm o seu símbolo, o Brasil buscou sua identidade e se apelidou de "Vitória Régia", uma escolha que nunca ganhou popularidade. Em 2010, a CBRu deu início a um processo de seleção de um novo símbolo para a equipe nacional em substituição deste. Depois de analisadas cerca de duzentas propostas, através de um júri da confederação, os três conceitos finalistas, colocados para votação popular através da internet, foram "as araras", "os tupis" e "as sucuris". "Tupi" acabou sendo o nome vitorioso, com 47,16% dos 9.302 votos.[8]

História[editar | editar código-fonte]

Início[editar | editar código-fonte]

O Brasil começou a participar de jogos internacionais de rugby no início dos anos 1950, ocasião em que montou uma equipe para a disputa da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos. O primeiro jogo foi contra o Uruguai de quem perdeu por 8 a 6. O Brasil continuou a se envolver em jogos contra o Chile, Argentina e Uruguai nos anos 1950 e 1960. Em 1964 foi vice-campeão do Campeonato Sul-Americano, o melhor resultado já obtido até hoje.

Em 1974, a Seleção enfrentou os pesados franceses, de quem perdeu de 99 a 7. No final dos anos 1990, o Brasil passou a fazer menos jogos.[9]

Retomada[editar | editar código-fonte]

No início da década de 2000, a Seleção voltou à ativa permanecendo invicta do ano 2000 a 2002, totalizando sete jogos. Em outubro de 2006, a seleção venceu o Campeonato Sul-Americano - Divisão B invicta.

Em 2007, a seleção brasileira conseguiu o bicampeonato no Campeonato Sul-Americano - Divisão B.[10] Por causa desse resultado, a partir de 2008 o Brasil passa a integrar a divisão principal do Campeonato Sul-Americano de Rugby, que comporta apenas os quatro países melhores ranqueados na CONSUR (Confederação Sul-Americana de Rugby).[11]

Com os bons resultados e evolução constante,[12] entre 2008 e 2010, o Brasil subiu consideravelmente no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria, da 45ª para a 27ª posição, e seu planejamento passou a ter como objetivo classificar-se para a Copa do Mundo pela primeira vez na história.[11] Em 2011, consegue feito histórico: Na disputa do torneio Cross Border Norte, disputado em Encarnación, no Paraguai, derrota, pela primeira vez, uma equipe de uma província argentina, quando, na disputa pela terceira colocação, venceu a Unión de Rugby de Misiones por 27 a 11.[12]

No final do ano, disputa pela primeira vez na história uma competição fora da América do Sul, a Copa das Nações Emirates Airlines, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos onde consegue uma vitória (contra os anfitriões) e duas derrotas (contra Hong Kong e Quênia), terminando na terceira colocação.

Temporadas[editar | editar código-fonte]

2012[editar | editar código-fonte]

Em maio, no Chile, no Campeonato Sul-Americano, o Brasil enfrentou novamente a Argentina, sem precisar passar por Uruguai e Chile para isso.[13] Os Tupis não enfrentava a seleção "A" da Argentina (apelidada de "Pumas") desde 1993. Como parte do planejamento de preparação da seleção para elevação da qualidade técnica e tática, a CBRu fechou um acordo com a Federação de Rugby de Canterbury (região da Nova Zelândia) e com o time profissional neozelandês Crusaders e o Brasil será treinado por Tabai Matson, fijiano-neozelandês em busca de uma grande evolução na modalidade. O resultado foi que nos jogos contra Uruguai e Chile, apesar de derrota para ambos, as partidas tiveram os placares mais apertados das últimas décadas.

Por ter terminado na quarta e última colocação, o Brasil disputou, no dia 27 de outubro, partida contra o Paraguai, campeão do Sul-Americano B. A disputa valeu pela vaga ao Campeonato Sul-Americano de 2013, como pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2015. Em partida realizada no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, os Tupis derrotaram os Jacarés por 35 a 22.

2013[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: 2013 no rugby do Brasil

Visando o Campeonato Sul-Americano, que valeria vaga tanto para a Copa do Mundo, quanto para o Americas Championship, o Brasil organizou uma preparação que incluiu jogos contra equipes argentinas, em La Plata, onde conseguiu bons resultados, e contra o México, na capital paulista, obtendo vitórias expressivas. Apesar de muita expectativa para o Sul-Americano, o Brasil não resistiu ao Chile em Temuco e perdeu por 38 a 22. Emocionalmente abalado pelo resultado, os brasileiros ainda perderam por uma diferença considerável contra o Uruguai (58 a 7) e para a Argentina (83 a 0), ambas as partidas em Montevidéu. Para o segundo semestre, o Brasil novamente disputa a repescagem contra o vencedor do CONSUR B.

2014[editar | editar código-fonte]

A temporada 2014 começou na noite do dia 15 de Fevereiro quando a equipe Brasileira jogou contra a Seleção da União de Rugby da Província de Misiones, Argentina. A partida foi disputada sob forte chuva no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Rugby em São José dos Campos e terminou com vitória de 22 a 14 para o Brasil. O segundo amistoso do ano se deu no dia 22 de março, em São José dos Campos, contra a seleção do Nordeste da Argentina, que terminou com derrota dos Tupis por 28 x 15.

O Campeonato Sul-Americano de 2014 apresentou fórmula nova de disputa, com Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil se enfrentando sem uma sede fixa. Brasileiros e paraguaios tiveram duas partidas em casa e uma fora, ao passo que uruguaios e chilenos jogaram apenas uma partida cada em casa. Os uruguaios terminaram com o título, tendo derrotado o Brasil em Bento Gonçalves, que recebeu uma partida oficial da seleção brasileira de XV pela primeira vez na história. O placar na Serra Gaúcha foi 34 x 9 para os Teros, pela segunda rodada, no dia 3 de maio. A abertura do torneio marcou um resultado histórico para o Brasil: pela primeira vez em uma partida oficial de XV, o Brasil derrotou o Chile. A partida foi na Arena Barueri, no dia 26 de abril, terminando em 24 x 16 para os Tupis. Os chilenos ainda venceriam na segunda rodada os paraguaios, mas perderiam para os uruguaios na terceira rodada. No dia 10 de maio, o Brasil foi a Assunção enfrentar o Paraguai, valendo o vice-campeonato. Os paraguaios venceram a partida por 31 x 24 assegurando a segunda posição pelo saldo de pontos, com apenas 3 pontos de saldo acima do Brasil.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

A partir de dezembro de 2009, a Topper passou a patrocinar as seleções de rugby do Brasil. Durante o SPAC Lions deste ano, a empresa apresentou os novos uniformes.

  • Primeiro Uniforme: Camisa amarela com detalhes verdes; calção verde e meias brancas
  • Segundo Uniforme: Camisa Verde com detalhes amarelos; calção branco e meias verdes
  • Terceiro Uniforme: Camisa branca com detalhes verde e amarelo; calção branco e meias brancas
  • Uniforme de treino: Camisa azul com detalhes amarelos, calção branco e meias brancas
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Reserva
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme de treino

Competições[editar | editar código-fonte]

Copas do Mundo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Brasil na Copa do Mundo de Rugby
Ano Sede Resultado Fase
1987  Nova Zelândia e  Austrália Não entrou
1991  Inglaterra,  Irlanda, Escócia,  País de Gales e  França Não entrou
1995 África do Sul Não entrou
1999  País de Gales Não se classificou Jogo eliminatório simples
2003  Austrália Não se classificou Terceira fase das eliminatórias
2007  França Não se classificou Segunda fase das eliminatórias
2011  Nova Zelândia Não se classificou Segunda fase das eliminatórias
2015  Inglaterra Não se classificou Segunda fase das eliminatórias
2019  Japão Não se classificou Segunda fase das eliminatórias
2023  França Não se classificou Terceira fase das eliminatórias

Campeonato Sul-Americano[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Sul-Americano de Rugby
Seleções de Brasil e Peru.

Divisão A[editar | editar código-fonte]

Edição Sede Ano Posição
I Argentina Buenos Aires 1951 Quarto lugar
II Chile Santiago 1958 Não entrou
III Uruguai Montevidéu 1961 Quarto lugar
IV Brasil São Paulo 1964 Vice-campeão
De 1967 a 1969 Não entrou
VII Uruguai Montevidéu 1971 Quarto lugar
VIII Brasil São Paulo 1973 Quarto lugar
IX Paraguai Assunção 1975 Quarto lugar
X Argentina San Miguel de Tucumán 1977 Quinto lugar
XI Chile Santiago 1979 Quarto lugar
XII Uruguai Montevidéu 1981 Quarto lugar
De 1983 a 1987 Não entrou
XVI Uruguai Montevidéu 1989 Quarto lugar
XVII Sem sede fixa 1991 Quinto lugar
XVIII Sem sede fixa 1993 Quinto lugar
De 1995 a 1998 Não entrou
De 2000 a 2008 Participou da Divisão B
XXXI Uruguai Montevidéu 2009 Quarto lugar
XXXII Chile Santiago 2010 Quarto lugar
XXXIII Argentina Puerto Iguazú 2011 Quarto lugar
XXXIV Chile Santiago 2012 Quarto lugar
XXXV Chile Temuco e Uruguai Montevidéu 2013 Quarto lugar
XXXVI Sem sede fixa 2014 Terceiro lugar
XXXVII Sem sede fixa 2015 Quarto lugar
XXXVIII Sem sede fixa 2016 Terceiro lugar
XXXIX Sem sede fixa 2017 Terceiro lugar
XL Sem sede fixa 2018 Campeão
XLI Sem sede fixa 2019 Quarto lugar
XLII Uruguai Montevidéu 2020 Quarto lugar

Divisão B[editar | editar código-fonte]

Edição Sede Ano Posição
XXII Brasil São Paulo 2000 Campeão
XXIII Sem sede fixa 2001 Campeão
XXIV Peru Lima 2002 Campeão
XXV Colômbia Bogotá 2003 Vice-campeão
XXVI Brasil São Paulo 2004 Vice-campeão
XXVII Paraguai Assunção 2005 Terceiro lugar
XXVIII Venezuela Caracas 2006 Campeão
XXIX Peru Lima 2007 Campeão
XXX Paraguai Assunção 2008 Campeão*

(*) Com o resultado, o Brasil volta à Divisão A.

Dados gerais[editar | editar código-fonte]

Seu registro de confrontos com outras nações:[14]

Equipe J V E D PF PC Dif
 Argentina 13 0 0 13 47 1054 -1007
 Chile 21 1 2 18 222 765 -543
 Colômbia 8 8 0 0 395 34 +361
 Costa Rica 1 1 0 0 95 0 +95
 França 2 0 0 2 13 140 -127
 Hong Kong 1 0 0 1 3 37 -34
 México 2 2 0 0 126 19 117
Quênia 2 0 0 2 42 45 -3
Inglaterra Oxford e Cambridge 2 0 0 2 13 102 -89
 Paraguai 21 12 0 9 417 411 6
 Peru 9 9 0 0 404 61 +343
 Trinidad e Tobago 5 4 0 1 75 71 +4
 Emirados Árabes Unidos 1 1 0 0 66 3 +63
 Uruguai 20 3 0 17 182 695 -513
 Venezuela 9 8 0 1 256 98 +158
Total 113 48 1 64 2358 3456 -1198
  • Atualizado até 5 de maio de 2013

Melhores resultados[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Sul-Americano B M19 (2): 2009 e 2012.

Outros destaques[editar | editar código-fonte]

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2018, os vinte e três jogadores então convocados para atuar no amistoso contra os Maori All Blacks foram os atletas abaixo listados.[15]

Número Nome Posição Idade Jogos Clube
1 Lucas Abud Pilar 25 Brasil Poli Rugby
2 Wilton Rebolo Pilar Brasil Bandeirantes Rugby Club
3 Jardel Vettorato Pilar 33 - Brasil Farrapos
4 Luiz Vieira 2ª Linha - - França Tyrosse Rugby
5 Cleber Dias 2ª Linha 23 - Brasil Poli Rugby
6 Arthur Bergo 2ª Linha 24 - Brasil SPAC
7 Devon Müller Asa 21 - Brasil Bandeirantes Rugby Club
8 Andre Arruda Oitavo 29 - Brasil Desterro
9 Lucas Duque Scrum-Half 34 - Brasil São José Rugby
10 Josh Reeves Abertura 28 - Estados Unidos Utah Warriors
11 Robert Tenório Ponta 22 - Brasil Pasteur
12 Moisés Duque Centro 30 - Brasil São José Rugby
13 Felipe Sancery Centro 24 - Brasil São José Rugby
14 Lucas Tranquez Ponta 24 - Brasil Poli Rugby
15 Daniel Sancery Fullback 24 - Brasil São José Rugby
16 Caique Segura Pilar 25 - Brasil São José Rugby
17 Endy William Hooker 23 - Brasil Curitiba
18 Matheus Rocha Pilar 21 - Brasil Jacareí Rugby
19 Matteo Dell'Acqua Asa - - Itália Valorugby
20 Michael Oliveira Asa 27 - Brasil Curitiba
21 Douglas Rauth Scrum-Half 21 - Brasil Curitiba
22 Jacobus De Wet Centro 24 - Brasil Poli Rugby
23 Stefano Giantorno Ponta 27 - Brasil São José Rugby

Seleção feminina[editar | editar código-fonte]

Em 2009 se formou a seleção feminina de rugby union, para um amistoso contra a seleção holandesa em Amsterdã, partida essa em que as brasileiras foram derrotadas por 10 a 0.[16] Logo depois, as equipes reservas de ambos os times duelaram, desta vez com triunfo brasileiro. O último jogo do time de 15 jogadoras foi contra a seleção de rugby de Utrecht, com uma vitória de 35 a 6. Após isso, a seleção não realizou mais jogos internacionais em competições de XV.

Equipe J V E D PF PC Dif
 Países Baixos 1 0 0 1 0 10 -10
Utrecth 1 1 0 0 35 6 +29
Total 2 1 0 1 35 16 +19

Jogadores notáveis[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de rugbiers do Brasil

Dentre os atletas que representaram o Brasil neste esporte, destacam-se os seguintes:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Statistics - All games played by Brazil». Rugby Data (em inglês). 28 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de maio de 2013 
  2. «Brazil - largest victory». Rugby Data (em inglês). 28 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de maio de 2013 
  3. «Brazil - largest defeat». Rugby Data (em inglês). 28 de fevereiro de 2012. Consultado em 5 de maio de 2013 
  4. «Brazil beat Colombia to claim first South American title - Americas Rugby News». www.americasrugbynews.com (em inglês). 19 de maio de 2018. Consultado em 19 de maio de 2018 
  5. «Inédito! BRASIL É CAMPEÃO do Sul-Americano Seis Nações! | Portal do Rugby». www.portaldorugby.com.br. 19 de maio de 2018. Consultado em 19 de maio de 2018. Arquivado do original em 20 de maio de 2018 
  6. «História SPAC». SPAC Rugby (salvo em archive.is). 5 de agosto de 2010. Consultado em 17 de novembro de 2018 
  7. «Dossiê Sul-Americano: a campanha histórica de 64». www.portaldorugby.com.br. Portal do Rugby. 10 de abril de 2014. Consultado em 17 de novembro de 2018 
  8. «Após votação, seleção brasileira de rúgbi vai passar a se chamar Tupis.». Folha UOL. 25 de março de 2012. Consultado em 25 de março de 2012 
  9. Jorge, Marcos; Krieger, Rafael (23 de abril de 2009). «Brasileiros vão ao Chile para tentar entrar no mapa do rúgbi». esporte.uol.com.br. UOL Esporte. Consultado em 3 de abril de 2018 
  10. «Brasil bi-campeão invicto!». Rugby Mania (salvo em archive.is). 10 de novembro de 2007. Consultado em 11 de dezembro de 2012 
  11. a b CBRu Sobre o Rugby. Página visitada em 14 de março de 2012.
  12. a b Canguçu Sports Seleção brasileira de rugby
  13. Tait, Paul (27 de janeiro de 2012). «Rugby World Cup - Argentina 2023: South American planning ready for 2012». Rugby World Cup - Argentina 2023 (em inglês). Consultado em 2 de junho de 2012 
  14. www.rugbydata.com Head to Head summary table for Brazil (em inglês)
  15. «Seleção Brasileira está convocada para enfrentar os All Blacks Maori no Estádio do Morumbi, sábado,10 de novembro». CBRu - Brasil Rugby. 8 de novembro de 2018. Consultado em 26 de novembro de 2018 
  16. «História do Rugby». www.portaldorugby.com.br. Portal do Rugby. 21 de dezembro de 2011. Consultado em 9 de novembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]