Somague

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A SOMAGUE, é um grupo de empresas portuguesas que actuam nos ramos de engenharia e construção ferroviária e portuária, concessões de águas e energia, e imobiliária. Actualmente, faz parte do grupo SyV - Sacyr Vallehermoso.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

As empresas que formam o grupo são a SOMAGUE Engenharia, que actua nos domínios da construção e obras públicas; SOMAGUE Ambiente, cuja área de actuação se enquadra em infra-estruturas ambientais, como saneamento, resíduos ou espaços verdes; e SOMAGUE imobiliária, que trata de projectos e negócios de natureza imobiliária.

O portfólio deste grupo inclui vários projectos em Portugal[1] e no estrangeiro, especialmente em Espanha[2] e no Brasil[3] [4] .

Evolução histórica[editar | editar código-fonte]

Em 1947, o empresário José Vaz Guedes forma a Sociedade de Empreitadas Moniz da Maia, Duarte & Vaz Guedes, Lda., que actuava no ramo da construção. Nesta altura, iniciou-se um processo de investimento público, como forma de recuperação económica após a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, esta sociedade apenas se centrou na construção de barragens, começando com a Barragem de Castelo do Bode, no Rio Zêzere. Em 1952, a empresa sofre diversas alterações estruturais, passando a denominar-se Sociedade de Empreitadas Moniz da Maia & Vaz Guedes, Lda., e a efectuar outros projectos, como pontes. Em 1965, a empresa passa a sociedade anónima, e, em 1970, é totalmente controlada pela família Vaz Guedes, que altera a denominação da empresa para Sociedade de Empreitadas SOMAGUE, S.A.R.L.. Em 1978, internacionaliza-se, com a ampliação do Porto de La Guaira, na Venezuela. Em 1987, lança uma Oferta Pública de Venda, em 1993, sofre uma nova reestruturação, sendo a Sociedade de Empreitadas SOMAGUE transformada na holding SOMAGUE SGPS, e constituída a SOMAGUE - Sociedade de Construções, S.A.. Ainda neste ano, o grupo SOMAGUE passa a poder desempenhar funções nas áreas de consultoria e projecto, operação, manutenção e gestão de concessões. Em 2001, forma-se uma parceria com o grupo SyV - Sacyr Vallehermoso, sendo integrada neste grupo em 2004.

Projectos efectuados[editar | editar código-fonte]

Barragens


Pontes

Infra-estruturas portuárias

Infra-estruturas ferroviárias

Outros projectos

Referências

  1. Túnel do Marão dá emprego a 1.100 pessoas. TVI24 (26 de Setembro de 2009). Página visitada em 9 de Outubro de 2009.
  2. Fomento proyecta ejecutar al mismo tiempo el túnel del AVE y su nuevo puente sobre el Lérez (em Castelhano). FarodeVigo (13 de Setembro de 2009). Página visitada em 8 de Outubro de 2009.
  3. Sara Piteira Mota (7 de Outubro de 2009). Construção e cimenteiras a postos para olimpíadas do Rio. Económico. Página visitada em 9 de Outubro de 2009.
  4. Nuno Miguel Silva (21 de Setembro de 2009). Lula prevê investir 190 mil milhões. Económico. Página visitada em 9 de Outubro de 2009.
  5. Engenharia do Séc.XX. Engenho e Obra. Página visitada em 9 de Outubro de 2009.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.